-
Apresentação
Apresentação
A UC Dança enquadra-se no percurso formativo do estudante no 1º ciclo no em Educação Física e Desporto, área científica Educação Física e Desporto. Disponibiliza competências essenciais de base e transversais ao desempenho profissional, tendo como áreas de atuação e domínios de intervenção: _as atividades de base da Dança com incidência em diferentes estilos/modalidades de Dança , com intervenção nos domínios do Conhecimento, Descrição, interpretação, aplicação e execução com correção. _ a estrutura de sessão/aula de Dança para crianças e jovens em idade escolar e progressões metodológicas de ensino, com incidência na improvisação e construção coreográfica, através do desenvolvimento do seu potencial criativo, com intervenção nos domínios do Conhecimento, interpretação e aplicação. _as formas de intervenção do professor e capacidade de reconhecer e corrigir erros técnicos com intervenção nos domínios do Conhecimento, interpretação, aplicação com correção.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULP1267-8644
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1- Dança - um corpo em movimento: Noções, conceitos, referencias históricas e terminologias básicas específicas. CP2- A estruturação do comportamento motor em dança através da análise do movimento (Rudolf Laban), com recurso a materiais coreográficos: Corpo, Espaço , Tempo, Dinâmica e Relações; Criatividade; Estímulos; Observação; Sentido Estético. CP3 - Improvisação e criação coreográfica em Dança CP4 - A dança em contexto Educativo: Benefícios da Dança (físico, emocional, social, criativo e cultural); Técnica e Expressão - PNEF; Planear e selecionar conteúdos - Trabalho de prática laboratorial e orientação tutorial. Estrutura organizativa de uma aula: Abordagem metodológica do ensino-aprendizagem da Dança.
-
Objetivos
Objetivos
Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos e competências que permitam planear, orientar, avaliar e controlar o processo de ensino-aprendizagem da Dança nas suas diversas variantes: Oa1) compreender noções, conceitos e terminologias básicas específicas inerentes às danças constantes nos Programas Nacionais de Educação Física; Oa2) Desenvolver conhecimentos, experiências e competências pedagógico-didáticos para a abordagem da Dança na escola, com base na estrutura do comportamento motor em dança e analise do movimento; Oa3) Desenvolver as capacidades de criação coreográfica (Improvisação e composição), na elaboração de sequências de movimento; Oa4) Atuar na área da interpretação (agir, dançar). Oa5) Identificar e aplicar as principais metodologias que são utilizadas no ensino da dança, com recurso a diferentes níveis de planeamento
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Demonstração, experimentação e exercitação prática (ME1) Práticas pedagógicas em situação simulada de planeamento, organização e intervenção no âmbito do ensino/aprendizagem (ME2) Resolução de casos práticos (ME3), Visionamento e discussão de documentários/vídeos (ME4), Atividades em pequeno grupo (ME5), Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME6).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Ballcells, M.(2000): Expresion Corporal y Danza. Inde Publicaciones.España. Batalha, A.P. (2004): A Metodologia do Ensino da Dança. Universidade Técnica de Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana. Clarke, M. (2020). The Essential Guide to Contemporary Dance Techniques. The Crowood Press Ltd Ministério da Educação (2000) Programas Nacionais de Educação Física. Marques, I. A. (2003). Dançando na Escola, Cortez Editora, São Paulo Smith; J. (1980) Dance Composition a practical guide for teachers. Lupus Book Sousa, A. (s/d) A Dança Educativa na Escola. vol. II. Básica Editora. Trias, Núria e Pérez, Susana e Filella, Luis (2002). Jogos de música e de expressão corporal. Âncora Editora Wyon, M., Clarke, S . (2021). Strength and Conditioning for Dancers. The Crowood Press Ltd
-
Avaliação
Avaliação
De acordo com o Artigo 20.º Especificidades aplicáveis a provas de exame de unidades curriculares com componente prática e teórica com independência na avaliação do Regulamento Geral de Avaliação da Universidade Lusófona, a unidade curricular possui distinção entre aulas teóricas e aulas práticas laboratoriais, com avaliação distinta em cada uma destas componentes. A ponderação da componente teórica é de 40%e da componente prática 60%na classificação final (estas percentagens podem estar somente na tabela).
A aprovação à unidade curricular está condicionada ao cumprimento da condição de aprovação (nota superior a 9,5 valores )a cada uma das componentes (Artigo 31.º Classificação de unidades curriculares com componente prática e teórica).
Para efeitos de prova de exame, os estudantes podem condicionalmente aprovar a uma das componentes, prática laboratorial e/ou teórica, sendo-lhes exigido apenas que realizem a prova de exame correspondente à componente em que reprovaram em avaliação contínua.
A classificação final é determinada arredondando às unidades o valor da média aritmética ponderada das classificações obtidas nos momentos de avaliação. Para a aprovação a classificação final terá que ser > ou = a 9.5 valores.
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




