filmeu

Disciplina Dança

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC  Dança enquadra-se no percurso formativo do estudante no 1º ciclo no em Educação Física e Desporto, área científica Educação Física e Desporto. Disponibiliza  competências essenciais de base e transversais  ao desempenho profissional,  tendo como áreas de atuação e domínios de intervenção:

    _as atividades de base da Dança com incidência em diferentes estilos/modalidades de Dança , com intervenção nos domínios do Conhecimento,  Descrição, interpretação,  aplicação e execução com correção.

    _ a estrutura de sessão/aula de Dança para crianças e jovens em idade escolar e progressões metodológicas de ensino, com incidência na improvisação e construção coreográfica, através do desenvolvimento do seu potencial criativo, com intervenção nos domínios do Conhecimento, interpretação e  aplicação.

    _as formas de intervenção do professor e capacidade de reconhecer e corrigir erros técnicos com intervenção nos domínios do Conhecimento, interpretação,  aplicação com correção.   

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1- Dança - um corpo em movimento: Noções, conceitos, referencias históricas e terminologias básicas específicas.

    CP2- A estruturação do comportamento motor em dança através da análise do movimento (Rudolf Laban), com recurso a materiais coreográficos: Corpo, Espaço , Tempo, Dinâmica  e Relações; Criatividade;  Estímulos; Observação; Sentido Estético.

    CP3 - Improvisação e criação coreográfica em Dança

    CP4 - A dança em contexto Educativo: Benefícios da Dança (físico, emocional, social, criativo e cultural); Técnica e Expressão - PNEF; Planear e selecionar conteúdos - Trabalho de prática laboratorial e orientação tutorial. Estrutura organizativa de uma aula: Abordagem metodológica do ensino-aprendizagem da Dança.

  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos e competências que permitam planear, orientar, avaliar e controlar o processo de ensino-aprendizagem da Dança nas suas diversas variantes:

    Oa1) compreender noções, conceitos e terminologias básicas específicas inerentes às danças constantes nos Programas Nacionais de Educação Física;

    Oa2) Desenvolver conhecimentos, experiências e competências pedagógico-didáticos para a abordagem da Dança na escola, com base na estrutura do comportamento motor em dança e analise do movimento;

    Oa3) Desenvolver as capacidades de criação coreográfica (Improvisação e composição), na elaboração de  sequências de movimento;

    Oa4)  Atuar na área da interpretação (agir, dançar).

    Oa5)  Identificar e aplicar as principais metodologias que são utilizadas no ensino da dança, com recurso a diferentes níveis de planeamento

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Demonstração, experimentação e exercitação prática (ME1) Práticas pedagógicas em situação simulada de planeamento, organização e intervenção no âmbito do ensino/aprendizagem (ME2) Resolução de casos práticos (ME3), Visionamento e discussão de documentários/vídeos (ME4), Atividades em pequeno grupo (ME5), Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME6).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Ballcells, M.(2000): Expresion Corporal y Danza. Inde Publicaciones.España.

    Batalha, A.P. (2004): A Metodologia do Ensino da Dança. Universidade Técnica de Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana.

    Clarke, M. (2020). The Essential Guide to Contemporary Dance Techniques. The Crowood Press Ltd

    Ministério da Educação (2000) Programas Nacionais de Educação Física.

    Marques, I. A. (2003). Dançando na Escola, Cortez Editora, São Paulo

    Smith; J. (1980) Dance Composition a practical guide for teachers. Lupus Book

    Sousa, A. (s/d) A Dança Educativa na Escola. vol. II. Básica Editora.

    Trias, Núria e Pérez, Susana e Filella, Luis (2002). Jogos de música e de expressão corporal. Âncora Editora

    Wyon, M., Clarke, S . (2021). Strength and Conditioning for Dancers. The Crowood Press Ltd

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios