filmeu

Disciplina Projeto de Instalações Eléctricas

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular (UC) Projeto de Instalações Elétricas destina-se, não só a aplicar a teoria de circuitos elétricos a instalações elétricas permitindo rever conceitos e estudar alternativas de soluções e de dimensionamento, como, também, dar a conhecer a metodologia de projeto de instalações elétricas e aplicar a legislação e regulamentos nacionais. Atendendo a que se trata da primeira disciplina de projeto, dá-se enfase na baixa tensão de utilização mais frequente e na conversão média - baixa tensão através de postos de transformação. O projeto de instalações elétricas é uma das tarefas fundamentais do engenheiro eletrotécnico, que, nesta UC o seu estudo é iniciado.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Conceitos de projeto de instalações elétricas: Peças escritas. Peças desenhadas. Fases de projeto. Aspetos operacionais de projeto; Regras e regulamentos aplicáveis a projeto de instalações elétricas de utilização de baixa tensão (RTIEBT); Regras e regulamentos aplicáveis na distribuição em baixa tensão (RSRDEEBT) e postos de transformação (RSSPTS); Classificação de locais segundo as suas influências externas; Redes de distribuição de energia elétrica em baixa tensão; Tomadas, equipamentos, rede de terras, rede de tubagem; esquemas dos quadros elétricos; Iluminação; iluminação de segurança e de socorro; Alimentação de socorro e de segurança, geradores e UPS; Projeto de instalações elétricas de utilização em baixa tensão; Projeto de redes de distribuição em baixa tensão e de iluminação pública, de postos de transformação de serviço público (PTD) e de postos de transformação de serviço particular (PTC).
  • Objetivos

    Objetivos

    No final da unidade curricular (UC) o aluno: Projeta instalações simples de utilização de energia elétrica em edifícios, em baixa tensão, segundo os procedimentos e normas adotadas em Portugal; Projeta instalações simples de distribuição de energia elétrica, em baixa tensão, e de iluminação pública segundo o procedimento adotado em Portugal; Caracteriza, dimensiona e projeta partes de postos de transformação (MT/BT) de serviço público (PTD) e de serviço particular (PTC), sejam aéreos, cabine baixa ou integrados em edifícios, segundo os procedimentos adotados em Portugal. Caracteriza as várias partes do projeto do programa preliminar até o projeto de execução (memória descritiva e justificativa, incluindo cálculos) e as peças desenhadas (diagramas, esquemas e traçados em planta).
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    A realização de um projeto de instalações elétricas, com forte analogia de um projeto real, realizando-se estudos de alternativas, onde se recorre à teoria de circuitos elétricos estudada anteriormente, permite, simultaneamente, uma compreensão dos aspetos teóricos de circuitos e das soluções típicas utilizadas em instalações elétricas. Simultaneamente, o Professor atua na sala de aula como um engenheiro experiente, o que se julga ser motivador para o aluno, e como o recetor, ou dono de obra, do projeto em realização
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Regras técnicas das instalações eléctricas de baixa tensão, Portaria nº 949-A/2006 de 11 de Setembro; Regulamento de Segurança de Redes de Distribuição de Energia Elétrica em Baixa Tensão (RSRDEEBT, D.L. 90/84); Regulamento de Segurança de Subestações e Postos de Transformação e Seccionamento (RSSPTS); Electrical Installation Guide 2018, Schneider Electric, 2018; Idem Siemens LIGAÇÃO DE CLIENTES DE BAIXA TENSÃO, Soluções técnicas normalizadas. DIT-C14-100/N, EDP distribuição. Manual de Ligações à rede elétrica de serviço público, Guia técnico e logístico de boas práticas, EDP distribuição. GUIA TÉCNICO DE TERRAS, RE-C11-040/N, EDP distribuição. Outros documentos técnicos da EDP, da E-Redes e de outras empresas de distribuição. Apontamentos das aulas disponibilizados em pdf
  • Avaliação

    Avaliação

    A avaliação realiza-se pela análise de partes do projeto em desenvolvimento, e solicitando justificações das soluções adotadas.

    Assim, a avaliação é final, envolvendo um conjunto de elementos que inclui a entrega, de um processo preliminar, sua apresentação em poster e, no final, apresentação e defesa do projeto.

    Os pesos relativos de avaliação final são:

    1 - Poster A2 do projeto preliminar e sua justificação: 20%;

    2 - Projeto: 50%;

    3 - Apresentação: 10%;

    4 - Defesa: 20%.

    Nota:

    Por ser uma unidade curricular de cariz prático e desenvolvida em trabalho prático não se aplicará a época de recurso

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Poster A2 do projeto preliminar que incluiu a sua justificação

     

    20 %

    Projeto

     

    50 %

    Apresentação

     

    10 %

    Defesa

     

    20 %

     

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios