filmeu

Disciplina Circuitos Eléctricos I

  • Apresentação

    Apresentação

    A U.C. de Circuitos Elétricos I pertence ao 1º ano, 1º semestre, da Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica de Sistemas de Energia. Esta U.C. pretende desenvolver competências estruturantes na análise de circuitos elétricos, mas as técnicas apresentadas podem ser aplicadas na análise de outros tipos de sistemas.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Circuitos lineares de corrente contínua Elementos constituintes dos circuitos elétricos. Leis de Ohm e Kirchhoff. Série e paralelo. Divisor de tensão e de corrente. Método das correntes fictícias e das tensões nos nós. Teoremas da sobreposição, de Thévenin e de Norton. Transferência máxima de potência. Transformação estrela-triângulo. Circuitos de corrente alternada monofásica Números complexos. Fasores. Sistemas lineares com entradas sinusoidais, indutâncias e capacidades. Impedância e admitância sinusoidal. Leis de Kirchhoff. Circuitos equivalentes de Thévenin e de Norton. Ressonância. Potência e fator de potência. Transformador e girador ideais. Indutância mútua. Sistemas de medição Amperímetro. Voltímetro. Ohmímetro. Wattímetro. Circuitos trifásicos Ligações estrela-estrela com e sem neutro, estrela-triângulo, triângulo-triângulo e triângulo-estrela. Potência em sistemas trifásicos.
  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se que os alunos sejam capazes de: - conhecer os princípios fundamentais da análise de circuitos elétricos, - analisar circuitos elétricos com base na sua modelização, - identificar o método de análise mais expedito para cada circuito elétrico, - identificar e escolher as ligações necessárias da instrumentação que permitem verificar num circuito real o valor previsto para as grandezas elétricas, E ainda que: - usem corretamente a notação/linguagem técnico-científica, - comuniquem de forma adequada na língua portuguesa e desenvolvam o interesse pela língua inglesa, - desenvolvam a capacidade de trabalho em equipa.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Nem todos os estudantes iniciam a frequência desta UC no início do semestre, por circunstâncias várias. Assim, é primordial usar técnicas de aprendizagem ativa, no sentido de melhor integrar todos os estudantes. Nas aulas teórico-práticas os estudantes trabalham em grupo, estimulando a entreajuda o conhecimento mútuo. São ainda usadas técnicas de aula invertida, que permitem aos estudantes aferir as suas dificuldades e ultrapassá-las.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Galhano, A. (2021), Apontamentos de Circuitos Elétricos I, ULP
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios