-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular dá continuidade aos conteúdos programáticos abordados em Máquinas Elétricas I. Trata-se de uma unidade curricular focada no estudo, análise e dimensionamento das principais máquinas eletromagnéticas presentes no cotidiano da sociedade atual, em seus mais diversos ambientes.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP732-1275
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Conversão Electromecânica de Energia campo de ligação co-energia magnética forças e binários electromagnéticos Enrolamentos de ME rotativas forças magnetomotrizes enrolamentos com distribuições discretas e sinusoidais campo girante indutâncias equações das tensões e correntes nos enrolamentos (ETCE) Máquina Assíncrona Trifásica (MA) matrizes das indutâncias ETCE transformações de Clarke e Park binário Modelo equivalente da MA em regime estacionário equilibrado (REE) análise balanço energético modelo de Thévenim binário curvas características Máquina Síncrona (MS) matrizes das indutâncias ETCE binário de relutância e de reacção manobra de arranque Modelo equivalente da máquina síncrona em REE dedução e análise reactância síncrona ângulo de potência balanço energético binário operação como motor/gerador e como compensador síncrono Máquinas Especiais motores passo a passo, de relutância, híbridos, monofásicos de indução e série universal
-
Objetivos
Objetivos
A unidade curricular sobre Máquinas Elétricas II tem como principal objetivo ensinar os fundamentos teóricos e práticos das máquinas elétricas, abordando tanto os aspetos científicos quanto tecnológicos. Os alunos serão capacitados para: Compreender os princípios básicos de conversão de energia entre elétrica e mecânica. Analisar sistemas de conversão eletromecânica de energia utilizando ferramentas e conceitos apropriados. Deduzir e utilizar expressões e matrizes relacionadas aos binários eletromecânicos de diferentes máquinas elétricas. Estudar e aplicar equações de sistemas em regime dinâmico e técnicas de simplificação através de mudanças de variável. Desenvolver modelos equivalentes de máquinas elétricas em regime estacionário equilibrado, aplicando abordagens clássicas. Conhecer os princípios de operação de diferentes tipos de máquinas elétricas rotativas de menor potência.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Máquinas Elétricas II utiliza uma metodologia de ensino que integra abordagens teóricas e práticas, com foco em métodos inovadores: - Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL): Os alunos participam de projetos práticos que envolvem o dimensionamento e implementação de transformadores e motores de corrente contínua. - Ensaios Experimentais: Realização de ensaios laboratoriais para validar os conceitos teóricos e desenvolver habilidades práticas. - Simulações Computacionais: Uso de software de simulação para modelagem de máquinas elétricas, permitindo uma compreensão mais profunda dos comportamentos e características das máquinas. - Trabalhos de Grupo: Desenvolvimento de projetos em grupo, promovendo a colaboração e a capacidade de resolução de problemas complexos. - Aulas em laboratório para melhorar a compreensão prática dos conceitos teóricos, permitindo aos alunos aplicar os conhecimentos adquiridos em situações reais e desenvolver habilidades técnicas essenciais para a sua formação.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Fitzgerald, A. E., Kingsley, C., & Umans, S. D. (2013). Electric Machinery (7th ed.). McGraw-Hill. ISBN 978-0073380469. Jesús Fraile Mora (2008). Máquinas eléctricas (6.ª Ed.). ISBN: 978-84-481-6112-5 Stephen J. Chapman (2013). Fundamentos de Maquinas Eletricas, Mc Graw Hill. ISBN: ISBN: 978-8580552065
-
Avaliação
Avaliação
-Avaliação teórico-prática (60%) - realização de 2 frequências (provas escritas individuais) no período de aulas, cada uma com peso de 30% na avaliação final ou avaliação por exame de recurso/especial com o valor de 60%. Esta componente tem nota mínima de 6 val. em 12 val.
- Avaliação laboratorial (30%): Avaliação da componente laboratorial por meio de relatórios dos trabalhos práticos realizados em laboratório ou, em época de recurso/especial, por meio de um exame de laboratório. Esta componente exige uma nota mínima de 3 em 6.
- Assiduidade e participação nas aulas (10%): A assiduidade e participação serão consideradas e representarão 10% da nota final.
Os estudantes não aprovados em avaliação contínua realizam um exame final com a ponderação de 100%. Este exame será constituído por uma prova escrita individual obrigatória e por uma prova oral opcional determinada pelos docentes para cada estudante. Quando realizada, a prova de avaliação oral determina a avaliação final na UC.
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




