-
Apresentação
Apresentação
Esta UC visa expandir a capacidade de trabalho laboratorial adquirida em Laboratórios de Engenharia I, contribuindo para o domínio de técnicas e conceitos fundamentais para a vertente experimental presente em muitos âmbitos do trabalho em engenharia. Aprofundar os conhecimentos no âmbito da instrumentação e medida.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP732-22367
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Aprofundar os métodos inerentes à realização de um trabalho/experiencia laboratorial Medição e erro de medição: fontes de erro, quantificação do erro e respetiva minimização, conceitos de exatidão e precisão. Realização de um conjunto de trabalhos/experiências para análise da utilização de circuitos condicionadores de sinal e a sua influencia nas medidas. Medição de grandezas elétricas em corrente contínua e alternada: tensão, corrente, resistência/impedância, potência e energia. Medição de frequência e contagem digital. Contadores digitais. Implementação laboratorial de pequenos projetos relacionados com sistemas de energia, com base em Arduino/Raspberry Pi e kits de desenvolvimento, sensores, atuadores, etc.
-
Objetivos
Objetivos
Aprofundar os conhecimento relacionados com a experimentação laboratorial e as suas etapas. Consolidar os conhecimento sobre a realização de medidas e os seus erros. Aumentar o conhecimento sobre os equipamentos/instrumentos de medida utilizados. Melhorar os conhecimentos práticos acerca dos circuitos eléctricos, electrónicos e digitais. Compreender e utilizar circuitos condicionadores de sinal na medição de algumas grandezas eléctricas. Conhecer a influência do circuitos baseados em microprocessador na medição de grandezas eléctricas. Se capaz de elaborar experiências laboratoriais mais complexas.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas privilegiarão a componente experimental sempre que possível será em formato PBL e serão integralmente do tipo prática laboratorial. As aulas incluirão curtas introduções/explicações orais sobre alguns dos conceitos inerentes ao laboratório e equipamentos. Os trabalhos/experiências a realizar no laboratório serão o resultado do trabalho PLB realizado e do apoio do docente nos ajustes a realizar de forma a normalizar o trabalho entre os grupos. Os trabalhos/experiências serão realizados em grupo, sob orientação e apoio do docente. Ao longo do semestre, e de forma gradual e crescente, os trabalhos práticos tornar-se-ão menos dirigidos e exigirão maior autonomia por parte dos alunos. O trabalho laboratorial será documentado de forma abrangente e estruturada, constituindo um portefólio que será um instrumento de avaliação Avaliação Contínua com Prova Final Ponderação: Trabalhos Práticos, em grupo (80%) + Prova escrita (20%)
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
CAMPILHO, A. - Instrumentação eletrónica, métodos e técnicas de medição, Edições FEUP, 2000. JAVED, A. - Building Arduino Projects for the Internet of Things: Experiments with Real-World Applications, Apress, 2016.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não