-
Apresentação
Apresentação
Nesta unidade curricular, abordam-se os Fundamentos de Economia e Gestão com o propósito de assegurar ao profissional que vai atuar na Engenharia Eletrotécnica de Sistemas de Energia o conhecimento que lhe possibilite uma visão geral do que é a atividade de gestão, para que serve, e como se pode processar em vários contextos organizacionais. Nomeadamente pela abordagem que contempla as várias áreas de gestão (produção, contabilidade, recursos humanos, finanças e marketing).
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP732-7538
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Conceitos básicos de Economia de empresa. Conceitos básicos de gestão de empresas. Teorias organizacionais. As organizações e o meio ambiente. Mercados e empresas. A estratégia das organizações. A estrutura das organizações. A gestão dos recursos humanos. Learning organization. O marketing. Contabilidade e finanças. O cálculo financeiro. Gestão das atividades produtivas. Gestão de stocks.
-
Objetivos
Objetivos
A unidade curricular visa fornecer aos estudantes conceitos fundamentais de economia e gestão. Assim, proporciona-se uma visão global do funcionamento da economia e a sua importância para todos os agentes envolvidos. Pretende-se, ainda, que os estudantes dominem os principais conceitos de Gestão e tenham uma visão integrada das suas diferentes áreas. Em termos de conhecimentos, capacidades e competências a adquirir, o aluno deverá ser capaz de interpretar conceitos, teorias e políticas associadas ao funcionamento da economia e da gestão global das empresas. No final da unidade curricular, os estudantes devem: 1. Perceber o funcionamento da economia, enquadra da pelos princípios da lei da oferta e da procura; 2. Compreender as diferentes áreas funcionais da Gestão e a forma como se interligam. 3. Ser capazes de aplicar um conjunto conceitos, métodos e ferramentas de Gestão. 4. Ser capazes de aplicar os métodos e ferramentas de Gestão à análise e discussão de casos.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
No processo de ensino-aprendizagem serão utilizadas metodologias que contemplam: aulas expositivas, com apresentação pelo docente dos quadros teóricos de referência; aulas participativas, onde os alunos são encorajados a participar na discussão dos vários temas e são privilegiados com exemplos práticos aplicados ao mercado de trabalho, além da resolução de exercícios; aulas activas (Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), Aprendizagem Cooperativa, Conceito e Mapas Mentais) com realização de trabalhos individuais e de grupo. Seminário: 25% Estudo de caso: 25% Teste: 50% Trabalho de grupo com avaliação individual. Trabalhos apresentados e discutidos publicamente em aula. Cada grupo terá 15 min. para apresentação do trabalho, seguidos de discussão. O relatório não deve ultrapassar as 2.000 palavras, incluindo referências
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Mankiw N. G. (2012). Introdução à economia. ISBN: 85-352-0853-4 Samuelson P., Nordhaus W.; Economia, McGraw-Hill. ISBN: 9789899717237 Pinto, C.; Rodrigues, J.; Santos, A.; Melo, L.; Moreira, M. & Rodrigues, R. (2012). Fundamentos da Gestão (4ª ed.). Lisboa: Editorial Presença. Pina e Cunha, M., Rego, A. & Cabral-Cardoso, C. (2007). Tempos Modernos: uma história das organizações e da gestão. Lisboa: Sílabo. Robbins, S. P. & Coulter, M. (2011). Management (11th ed.). London: Prentice Hall. Teixeira, S. (2005). Gestão das Organizações. Lisboa: Mcgraw-Hill.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não