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Disciplina Linguagens de Programação

  • Apresentação

    Apresentação

    No contexto do ciclo de estudos, esta unidade curricular introduz o contacto a linguagens de programac¿a¿o de mais alto ni¿vel misturando va¿rios paradigmas e te¿cnicas de programac¿a¿o.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Apresentac¿a¿o de paradigmas de programac¿a¿o Decomposic¿a¿o de problemas e modelizac¿a¿o Paradigma da Programac¿a¿o Orientada a Objetos: Encapsulamento Classes e objetos Objetos mensagens me¿todos estado e comportamento Heranc¿a e Polimorfismo Interfaces Streams de dados (input output) Tratamento de excec¿o¿es Conceitos sobre Programac¿a¿o Funcional Gesta¿o de eventos no desenvolvimento de aplicac¿o¿es gra¿ficas.
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta UC visa fornecer aos alunos um conjunto de conhecimentos gerais sobre os diversos paradigmas de programac¿a¿o: procedimental, orientada a objectos, funcional, lo¿gica e concorrente. Aprofundar os conhecimentos ja¿ adquiridos sobre programac¿a¿o procedimental. Desenvolver a capacidade de decompor e organizar um problema numa lo¿gica orientada a objetos. Conhecer as estruturas e procedimentos associados a¿ declarac¿a¿o e instanciac¿a¿o de classes numa linguagem de programac¿a¿o como Java ou Python. Utilizar sintaxe de tratamento de erros baseadas na quebra do fluxo de execuc¿a¿o de um programa e utilizac¿a¿o de estruturas de fluxo conti¿nuo de dados (streams). Programac¿a¿o com bibliotecas de desenvolvimento com interface gra¿fica. Nesta unidade curricular o aluno vai adquirir conhecimento sobre modelos sinta¿ticos e sema¿nticos de linguagens de programac¿a¿o. O aluno ira¿ desenvolver capacidades te¿cnicas que envolvem a definic¿a¿o, desenho e implementac¿a¿o de um programa.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas teo¿rico-pra¿ticas sa¿o expositivas integrando sempre exemplos de aplicac¿a¿o das mate¿rias que sa¿o apresentadas de modo a facilitar a compreensa¿o dos to¿picos lecionados. As aulas pra¿ticas baseiam-se na ana¿lise, desenho e implementac¿a¿o dos conceitos teo¿ricos, com recurso aos computadores e software de desenvolvimento instalado.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    T. Budd, Introduction to Object Oriented Programming, Addison-Wesley, 2002 Grady Booch. (1993). Object-Oriented Analysis and Design with Applications (2nd ed.). Addison-Wesley Professional Allen B. Downey, Think Python, http://greenteapress.com/wp/think-python/ David Goodger, Code Like a Pythonist: Idiomatic Python, http://python.net/~goodger/projects/pycon/2007/idiomatic/handout.htm  
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