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Apresentação
Apresentação
Esta UC visa: Entender a formação dos Movimentos políticos e Sociais. Compreender a evolução dos Movimentos Sociais e Políticos, desde os clássicos aos modernos. Conhecer os novos Movimentos Sociais na Europa. Mostrar a relação entre sociedade, conflito e revoluções.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP290-14760
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1.Problemática dos Movimentos Sociais desde a perspetiva histórica à sociológica 1.1.Os Movimentos políticos e sociais pré- modernos e pré- industriais. 1.2.As teorias de Eric Hobsbawm 13.As teorias de E.Thompson 1.4.As teorias de Charles Tilly 2.Os movimentos Modernos 2.1. O M. Operário 2.1.1. A formação histórica da classe operária como identidade coletiva 2.1.2. Formas de protesto e modelos de estratégia política e sindical 3. Os Novos Movimentos Sociais 3.1. Teorias sobre os NMS 3.1.1. As teorias de Alain Touraine, Habermas e Melucci 3.2. Os Movimentos pelos direitos civis 3.3. O movimento feminista 3.4. O movimento ambientalista e pacifista 4. Os Movimentos da sociedade pós-industrial 4.1. Movimentos sociais dos anos 60/70 do século XX 4.2. Movimentos transnacionais: a globalização e as redes sociais 4.3. Movimentos do século XXI na Europa 5. Movimentos políticos (secs XVIII-XX) 5.1. A Revolução Americana 5.2. A Revolução Francesa 5.3. A Revolução Russa 5.4. A revolução portuguesa de 1974
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Objetivos
Objetivos
Objetivos: Aprofundar o conhecimento dos acontecimentos mais significativos da ação coletiva dos últimos dois séculos Capacidade de análise e síntese Capacidade de entendimento da política e sociedade do mundo contemporâneo
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
O método é teórico-prático, com recurso a metodologias ativas (aprendizagem baseada em problemas). Baseia-se na apresentação e exposição dos conteúdos programáticos, recorrendo, quando for pertinente, à leitura e análise de textos, de modo a promover a participação dos estudantes na discussão crítica das questões apresentadas. A avaliação é contínua, de acordo com o Regulamento de avaliação da Universidade Lusófona. A AC é constituída por dois testes, um trabalho (escrito e oral) e participação nas aulas . Os testes valem 25% cada, num total de 50%. O trabalho tem a valoração total de 40%.O desempenho dos estudantes nas aulas tem o valor de 10%. A classificação final deve ser igual ou superior a 10 valores.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Castells, M. (2013). Redes de Indignação e Esperança. Movimentos Sociais na era da Internet. Rio de Janeiro: Zahar. Gohn, M.G. (2010). Teorias dos Movimentos Sociais. Ed. Loyola. Della Porta, D. (2020). How Social Movements can save Democracy: Democratic Innovations from Below, Polity Press. Della Porta, D. et al.(2018). Social Movements and Civil Wars: When Protest for Democratization Fails. Londres: Routledge. Pavan, E. (2020). The integrative power of online collective action networks beyond protest. Exploring social media use in the process of institutionalization. Routledge. Tarrow, S. (2021). Movements and Parties. Cambridge University Press. Tilly, C. (2009). Los movimientos sociales, 1768-2008. Barcelona: Crítica. Weipert-Fenner et al. (2024). Trust and social movements: A new research agenda. Vol. 65(4) 409–422.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não