-
Apresentação
Apresentação
Esta UC visa proporcionar a compreensão e o conhecimento da realidade subjacente ao Espaço Lusófono. Mais especificamente, esta UC pretende analisar as dimensões político-estratégicas, socioculturais e geoeconómicas que os países do Espaço lusófono promovem entre si, bem como com o resto do mundo. Destacar-se-á, para o efeito, o papel do Atlântico e da lusofonia, assim como as dinâmicas decorrentes da globalização, com especial atenção para o crescente interesse que o Atlântico e a CPLP têm suscitado no quadro da Faixa e Rota chinesa.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP290-14764
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Identificação e caraterização do Espaço Lusófono 2. As âncoras de afirmação estratégica de Portugal 2.1. Os Triângulos Estratégicos: o impacto no posicionamento internacional de Portugal 2.2. Vetores geopolíticos do 'mar português' face à visão integrada de um mar europeu 2.3. A vertente europeia-continental e a vertente atlântico-global na Política Externa Portuguesa 3. A natureza concetual da Lusofonia 3.1. O mar como elemento densificador do Espaço Lusófono 3.2. A língua, a identidade, a cultura e a dimensão universalista 3.3. A dicotomia CPLP/Lusofonia 4. A ascensão silenciosa do Atlântico 4.1. Geopolítica e Geoestratégia de um espaço em devir 4.2. A segurança do Atlântico: novos desafios 5. O Atlântico na era da globalização 5.1. Atores regionais e extraregionais 5.2. Interesses e oportunidades 6. A Faixa e Rota chinesa 6.1. Portugal: um estudo de caso 6.2. O papel de Macau e dos demais
-
Objetivos
Objetivos
Esta UC visa incutir nos estudantes o interesse pela compreensão das dinâmicas inerentes às dimensões do Espaço Lusófono, bem como às interações dos países que o integram, não só entre si, como também com a comunidade internacional. Mais especificamente, esta UC pretende: 1- Analisar criticamente os conceitos de Espaço Lusófono e de Lusofonia, realçando o papel do mar, língua, identidade, cultura, bem como a dimensão universalista que lhes subjaz. 2. Descrever a essência simultaneamente europeia e atlântica da política externa portuguesa. 3- Identificar os sinais da ascensão subtil e gradual do Atlântico como espaço geopolítico e geoestratégico distinto na arena internacional, salientando os atores tradicionais e os novos, bem como os respetivos interesses. 4- Demonstrar uma leitura crítica face à necessidade de adoção de uma postura mais pragmática, assertiva e eficaz não só com vista à promoção da lusofonia, bem como no trato com a China no quadro da sua Faixa e Rota.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Trabalho escrito em formato de artigo científico acompanhado de apresentação oral por parte do estudante seguida de debate entre o docente e os colegas. Pretende-se simular o ambiente de defesa de uma dissertação, devendo o estudante fundamentar as suas opções, baliza temporal, metodologia e valor acrescentado do trabalho face à literatura existente.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Carvalho, S. (2015). "O Mar e a Lusofonia: As Âncoras de Afirmação Estratégica de Portugal no 1º Quartel do Século XXI". Negócios Estrangeiros Edição Digital, N.º 1, Instituto Diplomático. Ministério dos Negócios estrangeiros, 1-26. dos Santos, V. (2004). "Lusofonia e Projecção Estratégica. Portugal e a CPLP". Nação e Defesa. 109, 2ªsérie, 123-151. Duarte, P.; Ilhéu, F. e Leandro, F. (eds) (2019). The New Silk Road and the Portuguese Speaking Countries in the New World Context. Lisbon: International Institute of Macau. Lima, B. (2016). Portugal e o Atlântico. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos. Meneses, P. (2016). "Dos Triângulos Estratégicos: o impacto no posicionamento internacional de Portugal". Proelium X (10), 115-128. Reis, B. (2015). A Centralidade do Atlântico: Portugal e o Futuro da Ordem Internacional. Lisboa: Instituto da Defesa Nacional Palmeira, J. (2016). "O mar na geopolítica de Portugal". Imprensa da Universidade de Coimbra, n.º2, 117-125.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não