filmeu

Disciplina Globalização e Comércio Internacional

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular pretende fomentar no estudante o interesse pelas dinâmicas do mundo globalizado, que têm profundos impactos ao nível da geoeconomia e geopolítica internacionais. Através de uma abordagem transdisciplinar (que ultrapassa em muito os meros aspetos económicos), pretende-se levar o estudante a compreender os fenómenos culturais, sociais e geopolíticos inerentes a uma ordem em mutação, e cada menos consensual na tentativa de acomodar simultaneamente países desenvolvidos e em desenvolvimento.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. A Evolução do sistema internacional 2. As principais dimensões do conceito de globalização 3. As novas feições do comércio internacional 4. Os blocos económicos e as dinâmicas da aldeia global 5. Rumo a uma nova ordem geoeconómica? 6. Contestações à globalização, ao sistema de Bretton Woods e aos padrões do atual comércio internacional 7. O impacto dos BRICs 8. A União Europeia face ao dilema Oriente versus Ocidente 9. A Faixa e Rota Chinesa e o esboçar de uma nova geopolítica e geoeconomia mundiais 10. A Eurásia e o Oriente como centros de gravidade da nova ordem 11. Portugal e o Atlântico no mundo globalizado
  • Objetivos

    Objetivos

    1.Analisar criticamente os desafios, ameaças e oportunidades da globalização; 2. Identificar os atores e as dinâmicas subjacentes à globalização e ao comércio internacional; 3. Explicar e perceber as sinergias Oriente versus Ocidente, e respetivo impacto no (re)ajustar do centro de gravidade geoeconómico, geoestratégico e geopolítico mundial; 4. Adquirir competências de síntese e análise crítica face a uma temática do programa e escolhida pelo estudante para elaboração de trabalho escrito e exposição oral; 5. Consolidar os contributos teóricos da globalização e do comércio internacional através da aplicação prática aos casos da Eurásia, União Europeia, Atlântico e Ásia-Pacífico; 6. Salientar o impacto da Faixa e Rota chinesa na remodelação dos padrões do comércio vigentes, bem como na integração regional e mundial; 7. Avaliar a pertinência do ator Estado e da noção de fronteira perante as novas feições do comércio e da globalização.  
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Trabalho escrito em formato de artigo científico acompanhado de apresentação oral por parte do estudante seguida de debate entre o docente e os colegas. Pretende-se simular o ambiente de defesa de uma dissertação, devendo o estudante fundamentar as suas opções, baliza temporal, metodologia e valor acrescentado do trabalho face à literatura existente.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Amador, João. 2017. Portugal e o Comércio Internacional. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos. Cravinho, João. 2002. Visões do mundo: as relações internacionais e o Mundo Contemporâneo. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais. Duarte, Paulo. 2017. A Faixa e Rota Chinesa: a convergência entre terra e mar. Lisboa: Instituto Internacional de Macau. Giddens, Anthony. 2000. O Mundo na Era da Globalização. Editorial Presença.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios