-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular pretende fomentar no estudante o interesse pelas dinâmicas do mundo globalizado, que têm profundos impactos ao nível da geoeconomia e geopolítica internacionais. Através de uma abordagem transdisciplinar (que ultrapassa em muito os meros aspetos económicos), pretende-se levar o estudante a compreender os fenómenos culturais, sociais e geopolíticos inerentes a uma ordem em mutação, e cada menos consensual na tentativa de acomodar simultaneamente países desenvolvidos e em desenvolvimento.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP290-14769
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. A Evolução do sistema internacional 2. As principais dimensões do conceito de globalização 3. As novas feições do comércio internacional 4. Os blocos económicos e as dinâmicas da aldeia global 5. Rumo a uma nova ordem geoeconómica? 6. Contestações à globalização, ao sistema de Bretton Woods e aos padrões do atual comércio internacional 7. O impacto dos BRICs 8. A União Europeia face ao dilema Oriente versus Ocidente 9. A Faixa e Rota Chinesa e o esboçar de uma nova geopolítica e geoeconomia mundiais 10. A Eurásia e o Oriente como centros de gravidade da nova ordem 11. Portugal e o Atlântico no mundo globalizado
-
Objetivos
Objetivos
1.Analisar criticamente os desafios, ameaças e oportunidades da globalização; 2. Identificar os atores e as dinâmicas subjacentes à globalização e ao comércio internacional; 3. Explicar e perceber as sinergias Oriente versus Ocidente, e respetivo impacto no (re)ajustar do centro de gravidade geoeconómico, geoestratégico e geopolítico mundial; 4. Adquirir competências de síntese e análise crítica face a uma temática do programa e escolhida pelo estudante para elaboração de trabalho escrito e exposição oral; 5. Consolidar os contributos teóricos da globalização e do comércio internacional através da aplicação prática aos casos da Eurásia, União Europeia, Atlântico e Ásia-Pacífico; 6. Salientar o impacto da Faixa e Rota chinesa na remodelação dos padrões do comércio vigentes, bem como na integração regional e mundial; 7. Avaliar a pertinência do ator Estado e da noção de fronteira perante as novas feições do comércio e da globalização.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Trabalho escrito em formato de artigo científico acompanhado de apresentação oral por parte do estudante seguida de debate entre o docente e os colegas. Pretende-se simular o ambiente de defesa de uma dissertação, devendo o estudante fundamentar as suas opções, baliza temporal, metodologia e valor acrescentado do trabalho face à literatura existente.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Amador, João. 2017. Portugal e o Comércio Internacional. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos. Cravinho, João. 2002. Visões do mundo: as relações internacionais e o Mundo Contemporâneo. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais. Duarte, Paulo. 2017. A Faixa e Rota Chinesa: a convergência entre terra e mar. Lisboa: Instituto Internacional de Macau. Giddens, Anthony. 2000. O Mundo na Era da Globalização. Editorial Presença.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não