-
Apresentação
Apresentação
Esta UC visa: A compreensão critica da diversidade histórica e geográfica das sociedades humanas. Tomar consciência das identidades e especificidades das diversas comunidades a que pertence e da importância dessas heranças. Entender o noroeste peninsular dentro do contexto da Lusofonia. Formação do aluno numa nova realidade lusófona, europeia e internacional, em que o contexto de estado-nação coexiste com o de região-nação.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP290-14770
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1.Primórdios do Noroeste Peninsular A formação de um território: a Galécia 2.Identificação cultural e social O galego-português como língua histórica A separação linguística A reaproximação contemporânea e a polémica em torno do isolacionismo ou reintegracionismo linguístico 3.O regionalismo galego Evolução histórica O movimento reintegracionista e a sua aproximação a Portugal A visão portuguesa sobre os galegos A integração europeia como fator de aproximação ou afastamento entre Portugal e a Galiza? 4.A cooperação transfronteiriça na euro-região Galiza-Norte de Portugal Potencialidades e dificuldades de relacionamento O papel das organizações na cooperação transfronteiriça: A comunidade do Trabalho Galiza- Norte de Portugal A Associação de cidades da Galiza e Norte de Portugal O Eixo atlântico do Noroeste Peninsulares Relações económicas entre Portugal e Galiza
-
Objetivos
Objetivos
Compreensão critica da diversidade histórica e geográfica das sociedades humanas. Tomar consciência das identidades e especificidades das diversas comunidades a que pertence e da importância dessas heranças. Entender o noroeste peninsular dentro do contexto da Lusofonia. Formação do aluno numa nova realidade lusófona, europeia e internacional, em que o contexto de estado-nação coexiste com o de região-nação.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
O método é teórico-prático, com recurso a metodologias ativas (aprendizagem baseada em problemas). Baseia-se na apresentação e exposição dos conteúdos programáticos, recorrendo, quando for pertinente, à leitura e análise de textos, de modo a promover a participação dos estudantes na discussão crítica das questões apresentadas. A avaliação é contínua, de acordo com o Regulamento de avaliação da Universidade Lusófona.. A AC é constituída por dois testes, um trabalho (escrito e oral) e participação nas aulas. Os testes valem 25% cada, num total de 50%. O trabalho tem a valoração total de 40%.O desempenho dos estudantes nas aulas tem o valor de 10%. A classificação final deve ser igual ou superior a 10 valores.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Barreiro Mallón, B., Astray, M. (2008). Historia da Galiza. Lisboa: Ed.Silabo. Castro, L. (2004). A Europa e a fronteira luso-galaica: história e reencontro. In As Euro-Regiões e o futuro da Europa. Ed.Eixo Atlântico, pp.3-52. Durão, C. (2008). Síntese do Reintegracionismo Contemporâneo. Boletim da Academia Galega. Fraga Iribarne, M. (1992). Galiza e a região Norte de Portugal no Arco Atlântico. In O Arco Atlântico, pp.447-470. Freitas, J. (2023). Perspetivas atuais da cooperação transfronteiriça da Euro-região Galiza-Norte de Portugal: os planos de investimentos conjuntos. População e Sociedade. vol. 40, 1-15. Rodrigues, C.(1997). Galiza Portugal uma só nação. Lisboa: Nova Arrancada. Venade, N. (2004). Galiza-Norte de Portugal: a euro-região necessária. In As Euro-regiões e o futuro da Europa. Ed. Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não