filmeu

Disciplina Estudos sobre o Noroeste Peninsular

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC visa: A compreensão critica da diversidade histórica e geográfica das sociedades humanas. Tomar consciência das identidades e especificidades das diversas comunidades a que pertence e da importância dessas heranças. Entender o noroeste peninsular dentro do contexto da Lusofonia. Formação do aluno numa nova realidade lusófona, europeia e internacional, em que o contexto de estado-nação coexiste com o de região-nação.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.Primórdios do Noroeste Peninsular A formação de um território: a Galécia   2.Identificação cultural e social O galego-português como língua histórica A separação linguística A reaproximação contemporânea e a polémica em torno do isolacionismo ou reintegracionismo linguístico 3.O regionalismo galego Evolução histórica O movimento reintegracionista e a sua aproximação a Portugal A visão portuguesa sobre os galegos A integração europeia como fator de aproximação ou afastamento entre Portugal e a Galiza? 4.A cooperação transfronteiriça na euro-região Galiza-Norte de Portugal Potencialidades e dificuldades de relacionamento O papel das organizações na cooperação transfronteiriça: A comunidade do Trabalho Galiza- Norte de Portugal A Associação de cidades da Galiza e Norte de Portugal O Eixo atlântico do Noroeste Peninsulares   Relações económicas entre Portugal e Galiza
  • Objetivos

    Objetivos

    Compreensão critica da diversidade histórica e geográfica das sociedades humanas. Tomar consciência das identidades e especificidades das diversas comunidades a que pertence e da importância dessas heranças. Entender o noroeste peninsular dentro do contexto da Lusofonia. Formação do aluno numa nova realidade lusófona, europeia e internacional, em que o contexto de estado-nação coexiste com o de região-nação.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    O método é teórico-prático, com recurso a metodologias ativas (aprendizagem baseada em problemas). Baseia-se na apresentação e exposição dos conteúdos programáticos, recorrendo, quando for pertinente, à leitura e análise de textos, de modo a promover a participação dos estudantes na discussão crítica das questões apresentadas. A avaliação é contínua, de acordo com o Regulamento de avaliação da Universidade Lusófona.. A AC é constituída por dois testes, um trabalho (escrito e oral) e participação nas aulas. Os testes valem 25% cada, num total de 50%. O trabalho tem a  valoração total de  40%.O desempenho dos estudantes nas aulas tem o valor de 10%. A classificação final deve ser igual ou superior a 10 valores.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Barreiro Mallón, B., Astray, M. (2008). Historia da Galiza. Lisboa: Ed.Silabo. Castro, L. (2004). A Europa e a fronteira luso-galaica: história e reencontro. In As Euro-Regiões e o futuro da Europa. Ed.Eixo Atlântico, pp.3-52. Durão, C. (2008). Síntese do Reintegracionismo Contemporâneo. Boletim da Academia Galega. Fraga Iribarne, M. (1992). Galiza e a região Norte de Portugal no Arco Atlântico. In O Arco Atlântico, pp.447-470. Freitas, J. (2023). Perspetivas atuais da cooperação transfronteiriça da Euro-região Galiza-Norte de Portugal: os planos de investimentos conjuntos. População e Sociedade. vol. 40, 1-15. Rodrigues, C.(1997). Galiza Portugal uma só nação. Lisboa: Nova Arrancada. Venade, N. (2004). Galiza-Norte de Portugal: a euro-região necessária. In As Euro-regiões e o futuro da Europa. Ed. Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios