-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular visa discutir a relevância actual da lusofonia no mundo globalizado, em particular dos sete países que juntamente com Portugal formam os oito Estados que partilham o mesmo idioma e integram a organização conhecida como Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). A lusofonia será perene, independentemente das conjunturas e dos laços que forem sendo estabelecidos ou renovados. Este raciocínio implica que recuemos um pouco no tempo, nomeadamente à Revolução de 25 de Abril de 1974, cujas consequências ditam, 13 anos volvidos de uma guerra colonial em três frentes, a dissolução do último dos impérios ocidentais e o estabelecimento de novas relações políticas e de cooperação com novos Estados soberanos e a «opção europeia» como novo horizonte da política externa portuguesa. Assim, vamos no encalço das transformações políticas e socioeconómicas do espaço lusófono nas últimas décadas.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP290-14772
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Lusofonia e luso-tropicalismo Da guerra colonial à inevitável descolonização: as especificidades do caso de Angola, Moçambique e Guiné Os indicadores socioeconómicos e políticos dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) Brasil: da ditadura militar ao MERCOSUL e empenho político na CPLP As integrações africanas como complemento da dimensão política da África de língua portuguesa As integrações a Oriente: os casos de Timor e Macau As relações económicas entre Portugal e a lusosfera Que futuro para a lusofonia?: as oportunidades de aprofundamento político
-
Objetivos
Objetivos
Identificar os países integrantes do espaço lusófono e os laços culturais comuns; Enquadrar historicamente o conceito de lusofonia e a concretização política da ideia; Estudar o impacto da descolonização portuguesa e os efeitos da guerra colonial na metrópole e nas colónias; Reconhecer que o fim do império português dita uma nova relação política com Estados recém-formados; Conhecer os indicadores económicos e sociais dos países lusófonos ao longo das últimas décadas; Salientar o carácter original da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP); Destacar o papel do Brasil no mercado americano e o seu potencial de relação com África e a União Europeia via Portugal; Realçar o potencial das integrações africanas e a Oriente como eixo de reforço da lusofonia; Indagar as relações económicas entre Portugal e a lusosfera;
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas presenciais baseiam-se na exposição, debate e aprofundamento dos conteúdos programáticos. A participação dos alunos será incentivada de modo a reforçar as aprendizagens, assumindo uma maior relevância no momento da análise e apresentação dos trabalhos de grupo que terão de incidir sobre os temas leccionados nas aulas. A avaliação contínua compreende: um exame (50%) e um trabalho de grupo escrito de pesquisa com respectiva apresentação oral por todos os membros (50%).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bondoso, A. 2013. Lusofonia e CPLP. Desafios na Globalização. «Ângulos e Vértices» ou «Desafios & Virtudes» de um Processo Intemporal. Porto: Edições Esgotadas. Epifânio, R. 2010. A Via Lusófona. Um Novo Horizonte para Portugal. Sintra: Zéfiro. Fernandes, A. J. 2008. As Relações Internacionais e Portugal. Lisboa: Prefácio. Moreira, A. (coord.), 2005. Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – Cooperação. Coimbra: Instituto Português da Conjuntura Estratégica/Almedina. Pacheco, C. 2010. Angola – um gigante com pés de barro e outras reflexões sobre a África e o mundo. Lisboa: Nova Vega. Pinto, A. C. 2001. O Fim do Império Português. A Cena Internacional, a Guerra Colonial, e a Descolonização, 1961-1975. Lisboa: Livros Horizonte. Pinto, J. F. 2005. Do Império Colonial à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa: Continuidades e Descontinuidades. Lisboa: Instituto Diplomático, Ministério dos Negócios Estrangeiros.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não