-
Apresentação
Apresentação
Esta U.C. visa inserir a História Económica e Social no contexto do conhecimento histórico e compreender a Economia e Sociedade do Antigo Regime à Contemporaneidade. Dessa forma, entende-se os problemas da atualidade como um processo de evolução e mutação ao longo do tempo, tanto os europeus como portugueses.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP290-210
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1º Bloco temático: A História Económica e Social na confluência com as outras ciências sociais O lugar da História Económica no conhecimento social A «revolução» historiográfica introduzida pelos Annales A concepção braudeliana da longa duração e a Nova História Evolução, perspectivas e linhas de força da História Económica e Social 2º Bloco temático - Economia e Sociedade: do Antigo Regime ao século XX Caracterização do período histórico denominado Antigo Regime A estrutura económica dos séculos XVII e XVIII: agricultura, manufacturas, o grande comércio colonial. O processo de Industrialização Características essenciais da sociedade portuguesa do Antigo Regime As revoluções liberais e as transformações sócio-económicas do mundo ocidental entre finais do século XVIII e meados do século XIX O domínio imperial europeu do final do século XIX A economia e sociedade entre Guerras A Grande Depressão e as soluções de combate à crise As transformações económicas e sociais do pós-Guerra
-
Objetivos
Objetivos
Esta UC tem por objetivo a sistematização de conhecimentos sobre a história económica e social do Antigo Regime ao século XX. Assim sendo, os estudantes devem ter a competência de análise crítica sobre os factos económicos e sociais. A competência de abordagem temática em investigação histórica e a competência de discernir acerca da importância da História Económica e Social para o entendimento da contemporaneidade dentro do conhecimento histórico.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
O método é teórico-prático, com recurso a metodologias ativas (aprendizagem baseada em problemas). Baseia-se na apresentação e exposição dos conteúdos programáticos, recorrendo, quando for pertinente, à leitura e análise de textos, de modo a promover a participação dos estudantes na discussão crítica das questões apresentadas. A avaliação é contínua, de acordo com o Regulamento de avaliação da Universidade Lusófona.. A AC é constituída por dois testes, um trabalho (escrito e oral) e participação nas aulas. Os testes valem 50%, e serão realizados ao longo do semestre. O trabalho tem a valoração total de 40%.O desempenho do estudante nas aulas tem o valor de 10%. A classificação final deve ser igual ou superior a 10 valores.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Boxer, C.R. (2011). O Império Colonial Português, 1415-1825. Lisboa: Edições 70. Braudel, F. (1992). Civilização material, economia e capitalismo, séculos XV-XVIII.V. 1 e 2. Lisboa:Teorema. Brunel, J. (2012). História Económica do Mundo. Lisboa: Ed.Texto&Grafia. Cipolla, C.M. (2000)). História Económica da Europa pré-industrial. Lisboa: Ed. 70. Mata, M.E.; Valério, N. (2002). História Económica de Portugal. Lisboa: Presença. Mendes, J.A. (1993). História Económica e Social dos séculos XV a XX. Lisboa: F.CG. Persson, K.G.; Sharp, P. (2015). An Economic History of Europe: Knowledge, Institutions and Growth, 600 to the Present. 2ª ed. Cambridge University Press.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não