-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular visa discutir o papel das organizações internacionais no contexto de uma crescente globalização política e económica. A defesa dos interesses nacionais dos Estados, bem como a correlativa tentativa de desenvolver uma política externa mais assertiva num quadro internacional cada vez mais interdependente e pautado pela cooperação, obrigam os Estados a pensar estrategicamente nos modelos de integração (regionais e internacionais) que melhor poderão ajudar a cumprir as respectivas agendas. Depois de se analisar e enquadrar as origens das organizações internacionais, assim como as suas características, proceder-se-á ao estudo das organizações políticas internacionais, seguindo-se as organizações regionais para concluir com um balanço do papel das Organizações Não Governamentais (ONG). Urge compreender e problematizar o futuro das integrações políticas num mundo marcado por crescentes desafios.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP290-7361
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Génese e evolução das organizações internacionais; Características das organizações internacionais; As organizações políticas internacionais: da Sociedade das Nações à ONU; O papel da ONU no mundo, as suas agências especializadas e os instrumentos para a resolução de conflitos; A União Europeia e os instrumentos de integração política e económica; A Organização dos Estados Americanos (OEA) como modelo de integração no continente americano; As origens da NATO e o seu conceito estratégico; Dois exemplos de integração africana: a SADC e a União Africana; A lusofonia: dos laços comuns à integração (PALOP e CPLP); As Organizações Não Governamentais: entre passado, presente e futuro;
-
Objetivos
Objetivos
Reconhecer a pluralidade de organizações internacionais e o seu papel no sistema político internacional; Justificar o aparecimento de organizações internacionais e organizações regionais nas últimas décadas; Conhecer os objectivos e funcionamento genérico das organizações apresentadas; Perceber as origens da Sociedade das Nações (SDN) e as razões da sua dissolução; Compreender a génese, o trabalho e a necessidade de reforma da Organização das Nações Unidas (ONU); Enquadrar o papel da União Europeia na promoção da paz no velho continente e o aprofundamento do seu papel político; Explicar a orgânica da Organização dos Estados Americanos (OEA); Contextualizar o surgimento da NATO e a sua afirmação como pólo de estabilidade na Europa; Problematizar as integrações africanas da SADC e União Africana à CPLP; Equacionar o papel actual e futuro das Organizações Não Governamentais (ONG);
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas presenciais baseiam-se na exposição, debate e aprofundamento dos conteúdos programáticos. A participação dos alunos será incentivada de modo a reforçar as aprendizagens, assumindo uma maior relevância no momento da análise e apresentação dos trabalhos de grupo que terão de incidir sobre os temas lecionados nas aulas. A avaliação contínua compreende: um exame (50%) e um trabalho de grupo escrito de pesquisa com respectiva apresentação oral por todos os membros (50%).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Campos, J. M. de. (coord.), 2010. Organizações Internacionais, 4ª edição. Coimbra: Coimbra Editora. Cravinho, J. G. 2002. Visões do Mundo: As Relações Internacionais e o Mundo Contemporâneo. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais. Dias, R. 2010. Relações Internacionais: Introdução ao Estudo da Sociedade Internacional Global. São Paulo: Editora Atlas. Ferraz, J. de F., Duque, R. (org.) 2021. Portugal nas Nações Unidas – 65 Anos de História. Lisboa: Tinta da China. Fukuyama, F. 2006. A Construção de Estados. Lisboa: Gradiva. Gerbert, P. 1977. As Organizações Internacionais, 2ª edição. Lisboa: Editora Arcádia. Hobsbawm, E. 2008. A Era dos Extremos – História Breve do Século XX – 1914-1991, 4ª edição. Lisboa: Editorial Presença. Moreira, A. 2013. Memórias do Outono Ocidental: Um Século Sem Bússola. Coimbra: Edições Almedina. Savite, A. 2015. Lições e Ilações das Organizações Políticas Internacionais. Lobito: Escolar Editora.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não