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Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular pretende que os estudantes adquiram conhecimentos sobre comportamento organizacional como um campo de estudo fundamental na estratégia de qualquer organização. Os estudantes estarão aptos a compreender todos os processos organizacionais, ao nível da liderança, cultura e comunicação, bem como a dinâmica individiual e em equipa dentro da organização.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
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Código
Código
ULP6623-6587
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Módulo I - Introdução ao Comportamento Organizacional: ¿ Definição, âmbito e relevância do CO. ¿ Desafios contemporâneos: Globalização, Diversidade, Tecnologia, Ética. Módulo II - O Indivíduo na Organização: ¿ Personalidade e diferenças individuais. ¿ Perceção, e tomada de decisão individual. ¿ Atitudes e satisfação no trabalho. ¿ Teorias da motivação. ¿ Aprendizagem, reforço e inteligência emocional. Módulo III - Grupos e Processos Interpessoais: ¿ Dinâmica de grupos e equipas de trabalho. ¿ Liderança: teorias de traços, comportamentais, contingenciais e transformacionais. ¿ Conflito e negociação: fontes, estilos e estratégias de resolução. Módulo IV - O Sistema Organizacional: ¿ Estrutura e desenho organizacional: especialização, departamentalização, centralização. ¿ Cultura e clima organizacional: criação, manutenção e impacto no desempenho. ¿ Gestão da mudança e desenvolvimento organizacional.
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Objetivos
Objetivos
No final desta unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de OA1: Identificar e descrever as principais teorias, modelos e conceitos que explicam o comportamento humano nas organizações; OA2: Diagnosticar situações organizacionais, aplicando quadros conceptuais do CO para compreender as suas causas e consequências; OA3: Avaliar o impacto da personalidade, perceção, atitudes e motivação no desempenho individual e na satisfação no trabalho; OA4: Analisar a dinâmica de grupos e equipas, identificando os fatores que promovem a coesão, a eficácia e a tomada de decisão; OA5: Examinar os processos de liderança, poder e influência, e o seu papel na gestão de conflitos e negociação nas organizações; OA6: Compreender a cultura e a estrutura de uma organização e avaliar a sua influência nas dinâmicas organizacionais; OA7: Desenvolver e comunicar, de forma estruturada e fundamentada, recomendações de intervenção em GRH para melhorar a eficácia organizacional e o bem-estar dos colaboradores.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia adotada é teórico-prática, promovendo a aprendizagem ativa e a ligação constante entre a teoria e a prática da gestão. As sessões letivas combinarão: ¿ Métodos Expositivos: Apresentação e discussão dos modelos teóricos fundamentais, utilizando o quadro e suportes audiovisuais. ¿ Métodos Ativos/Participativos: Análise e discussão de estudos de caso (nacionais e internacionais), visionamento de excertos de filmes ilustrativos de conceitos, exercícios de simulação (e.g., negociação), e debates em sala de aula. Esta abordagem está alinhada com as práticas pedagógicas de instituições de referência como a Stanford GSB.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Armstrong, M., & Taylor, S. (2014). Armstrong's Handbook of Human Resource Management Practice. Kogan Page. Cunha, M. P. et all (2007), Manual de Comportamento Organizacional e Gestão (6ª ed.), Lisboa: RH Editora. Rego, A. (2002), Comportamentos de Cidadania nas Organizações , Lisboa: McGraw-Hill. Carvalho, J. C. (2008), Negociação (3ª ed.), Lisboa: Sílabo. Teixeira, S. (2010), Gestão das Organizações (2ª ed.), Lisboa: Verlag Dashofer Portugal. Neves, J. D., Garrido, M., & Simões, E. (2015). Manual de competências pessoais, interpessoais e instrumentais: Teoria e prática. Lisboa: Edições Sílabo
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não