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Apresentação
Apresentação
Nesta unidade curricular, aborda-se a temática relacionada a técnicas de apresentação e negociação com o propósito de assegurar que o profissional Gestor Comercial conheça e compreenda os conceitos, a importância prática e a inter-relação entre as temáticas.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
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Código
Código
ULP292-24360
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução 1.1 O papel da informação na estratégia global da organização 1.2 A informação no contexto das estratégias de gestão de pessoas 1.3 Tipos de informação 1.4 Princípios e técnicas de informação 1.5 Instrumentos de informação 1.6 A Web como instrumento de comunicação e informação (pesquisa, produção e disseminação de conteúdos) 2. A Informação 2.1 A construção de um plano de informação 2.2 Os elementos do suporte físico e tecnológico 2.3 A implementação e avaliação do plano 2.4 Os sistemas de informação na gestão de recursos humanos 3. A negociação 3.1 O processo de negociação 3.2 Negociação e cultura organizacional 3.3. Os estilos de negociação e atitude a assumir face aos mesmos 4. A gestão de conflitos
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Objetivos
Objetivos
A unidade curricular tem os seguintes objetivos: 1. Compreender os princípios e os objetivos dos sistemas de informação para a gestão 2. Descrever o processo de comunicação e identificar os tipos e funções da imagem na ilustração da mensagem. 3. Enquadrar a informação nas estratégias de gestão de recursos humanos. 4. Identificar o sistema de informação da empresa, de modo a equacionar as dimensões comportamentais e organizacionais. 5. Apresentar as ferramentas da Web enquanto instrumento de comunicação e informação. 6. Compreender o conceito de negociação, enquanto processo de desenvolvimento da cultura organizacional. 7. Descrever os diversos estilos de negociador e as atitudes a desenvolver para com os mesmos. No final da unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de analisar situações, diagnosticar problemas e tomar decisões com base em exemplos da realidade empresarial.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia de avaliação baseia-se em métodos expositivos e ativos. As metodologias expositivas são utilizadas para transmitir os conhecimentos básicos da unidade curricular, enquanto as metodologias ativas serão concretizadas através da realização de exercícios e/ou trabalhos práticos onde se estimula a capacidade dos estudantes para trabalharem em grupo, favorecendo o aprofundamento dos temas numa perspetiva motivadora da sua criatividade e simultaneamente da aplicação dos conhecimentos adquiridos.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Weiss, J. (2020). The Book of Real-World Negotiations - Successful Strategies From Business, Government, and Daily Life. New York: John Wiley & Sons Inc. ISBN: 9781119616191. Camilo, Eduardo (2010) Ensaios da Comunicação Estratégica, LabCom Books. Carvalho, J. C. (2004). Negociação, Lisboa, 1ª edição, Edições Sílabo. Carvalho, J. C. (2010). Negociação para (In)competentes Relacionais, Lisboa, 2ª edição, edições Sílabo Serra, Paulo & Canavilhas, João (2009). Informação e persuasão na web, Livros LabCom Books.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não