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Apresentação
Apresentação
A Unidade curricular visa fornecer aos alunos um conjunto de conhecimentos e competências essenciais para delinear estratégias de marketing relacional e de conteúdo. Desta forma, pretende-se que os alunos sejam capazes de elaborar estratégias intencionais, baseadas nas necessidades das empresas e dos consumidores, e consequentemente, de alto impacto.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
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Código
Código
ULP292-24365
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Marketing: evolução do conceito e o cenário atual 2. Cenário e tendências do marketing de relacionamento Reinventando o marketing de relacionamento Os quatro pares de elementos essenciais 3. Análise de necessidades interna Construindo uma base forte Analisando necessidades internas 4. Análise de necessidades do consumidor Definição das informações a serem recolhidas Busca de informação junto ao consumidor e fontes online 5. Auditoria da concorrência. Concorrentes diretos, tangenciais e disruptores Busca e análise de informações 6. Estratégia inteligente de marketing de conteúdo O escopo da estratégia Passo a passo para a definição da estratégia 7. Brainstorming: fazendo surgir ideias brilhantes Como as melhores ideias nascem? Estratégias para otimizar o brainstorming 8. Escrita publicitária, inclusão e distribuição na prática. Como tornar a inclusão o padrão? Técnicas de escrita publicitária Criar com a distribuição em mente
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Objetivos
Objetivos
Ao final da disciplina, os alunos deverão ser capazes de: 1. Perceber a evolução do conceito de marketing e o papel atual do marketing de relacionamento e do marketing de conteúdo. 2. Perceber o cenário e as tendências do marketing de relacionamento, bem como as características fundamentais do conteúdo de alto impacto. 3. Realizar uma análise de necessidades internas, de modo a saber exatamente o que o marketing de conteúdo deve alcançar e como fazê-lo. 4. Realizar uma análise de necessidades do consumidor focada na conversão. 5. Analisar o cenário competitivo através de uma auditoria do conteúdo dos concorrentes. 6. Delinear uma estratégia inteligente de marketing relacional e de conteúdo. 7. Fazer surgir ideias através de processos de brainstorming otimizados. 8. Utilizar técnicas de escrita publicitária para criar conteúdos inclusivos e focados na distribuição.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Para além de seções expositivas, as aulas incluem atividades como Problem-Based Learning (PBL), casos de estudo e técnicas de Gamification (quizzes). A avaliação inclui dois elementos: Os trabalhos realizados ao longo do semestre (50%) e o teste (50%). Os trabalhos ao longo do semestre consistem maioritariamente em secções de PBL. Para estas, os alunos deverão preparar-se previamente através da leitura de um texto indicado pelo Professor. Durante a aula, deverão aplicar os pressupostos teóricos abordados no texto para realizar análises e apresentar soluções no âmbito do marketing de conteúdo para a situação apresentada. O desempenho nesta componente é controlado pela submissão de atividades no Moodle e pela participação e desempenho durante as atividades em sala de aula. Para estudantes com estatuo especial, quando necessário, serão consideradas apenas as submissões. Quizzes e casos de estudo visam revisar o conteúdo e permitir uma avaliação informal por parte do Professor.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Palmatier, R., & Steinhoff, L. (2019). Relationship Marketing in the Digital Age. New York, NY, USA: Routledge. Virji, P. (2023). High-Impact Content Marketing: Strategies to make your content intentional, engaging and effective. London, UK: Kogan Page Limited.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não