filmeu

Disciplina Direito Aplicado à Proteção Civil

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    A tutela constitucional do direito à proteção e socorro-os direitos fundamentais. Fontes de direito - A Constituição, o Direito Europeu e Internacional e o direito interno. As tarefas fundamentais do Estado. A Segurança Humana no contexto da Sociedade de Risco. A organização política do Estado - Estado unitário, regime autonómico insular e autonomia das autarquias locais. Descentralização e princípio da subsidiariedade - sua projeção na organização da Proteção Civil. O processo legislativo - hierarquia das leis. A Administração Pública - princípios fundamentais. O Sistema Nacional de Proteção Civil - princípios fundamentais. A Lei de Bases de Proteção Civil e demais legislação estruturante do Sistema Nacional de Proteção Civil. A Proteção Civil na União Europeia. A Proteção Civil no plano internacional - A ONU. O Regime Jurídico da Responsabilidade Civil Extracontratual do Estado e de Demais Entidades Pública. A responsabilidade penal nos agentes de Proteção Civil.
  • Objetivos

    Objetivos

    Enquanto atividade dirigida à proteção e socorro de bens jurídicos com tutela constitucional, a Proteção Civil estrutura-se hoje a partir de um sistema de normas em permanente interação com outros ramos do direito, desde o direito constitucional, o direito administrativo e o direito penal ao regime jurídico extracontratual do Estado e demais entidades públicas, cujo conhecimento é obrigatório para quem exerce atividade neste domínio. Partindo da análise da proteção civil enquanto atividade de proteção e socorro de bens jurídicos com dignidade constitucional, num ambiente de pré-compreensão do atual contexto dos novos riscos e ameaças globais nas sociedades contemporâneas, os estudantes devem adquirir conhecimentos jurídicos que os habilite à interpretação e aplicação dos diplomas estruturantes da Proteção Civil, das normas  de direito constitucional, direito administrativo e direito penal e, ainda, do regime jurídico da responsabilidade civil extracontratual do Estado.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    O método de ensino é baseado na apresentação e discussão dos conteúdos programáticos da disciplina, privilegiando-se na exposição a vertente teórico-prática com incidência em situações reais, vivenciada ou do conhecimento dos estudantes. Exige-se aos estudantes a pesquisa, análise crítica e estudo de casos práticos, de acordo com a exposição dos conteúdos, motivando-se o estudo fora das horas de contacto com o objetivo de treinarem e desenvolverem as suas competência no âmbito da unidade curricular. A participação dos estudantes nas aulas, através das suas contribuições para debates realizados e de pequenos trabalhos, é valorizada e constituirá um fator de avaliação. Um fator de menor peso, como se indica na secção seguinte, mas, mesmo assim, um estímulo compensatório para o que se pretende. Entretanto, as sessões tutoriais serão dedicadas a um contacto informal com o estudante, destinado a apoiar o seu trabalho diário e a orientá-lo nos seus estudos.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Comentário ao Regime da Responsabilidade Civil Extracontratual do Estado e demais Entidades Públicas, (org. Rui Medeiros), 2013, Lisboa: Universidade Católica Editora. Cunha, Noémia Salgado (2014). Sociedade de Risco e Proteção Civil, Lisboa, Chiado Editora, 2014. Gouveia, Jorge Bacelar (2003). A afirmação dos direitos fundamentais no Estado Constitucional Contemporâneo, in AAVV, Direitos Humanos, Teorias e Práticas (Org. Paulo Ferreira da Cunha), Almedina, Coimbra, pp. 53 e ss. Gouveia, Jorge Bacelar (2022). Proteção Civil e Segurança Comunitária- uma perspetiva da segurança humana em estado de direito democrático. Almedina, Coimbra. Leal-Henriques, Manuel / Santos, Manuel Simas (2020). Noções de Direito Penal, 7ª Edição, Lisboa: Rei dos Livros. Miranda, Jorge / Medeiros, Rui (2006). Constituição Portuguesa Anotada, Tomo II, pp.247-278, ISBN 972-32-1373-7. Oliveira, Fernanda Paula et al (2017). Noções Fundamentais de Direito Administrativo, 2017, Coimbra: Almedina.  
  • Avaliação

    Avaliação

    As competências dos estudantes serão avaliadas em dois momentos, de igual ponderação na avaliação final (40%+40%), consistindo em dois testes escritos, a que acresce a avaliação referente à participação no processo de aprendizagem (20%). As componentes de avaliação contínua correspondentes a provas individuais escritas são passíveis de recurso para um exame final escrito com peso para a classificação final, natureza e complexidade equivalentes aos das provas realizadas.

     

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Teste de avaliação

    dd-mm-yyyy

    30%

    Portfolio

    dd-mm-yyyy

    40%

    (...)

     

     

     

    Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios entidade signataria