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Apresentação
Apresentação
A unidade curricular de Processos Psicológicos Básicos II enquadra-se no domínio das ciências cognitivas, primordialmente vocacionado para a compreensão dos processos mentais. Neste âmbito, pretende-se introduzir os fundamentos conceptuais e empíricos da Psicologia da Memória (e ciências que a suportam), a par da exploração das respectivas aplicações e desenvolvimentos na ciência psicológica, com especial destaque para os domínios de formação contemplados em diversas unidades curriculares da licenciatura, como sejam: o estudo das diferenças individuais, a compreensão do funcionamento psicológico normativo e da disfuncionalidade, o desenvolvimento cognitivo ao longo da vida, ou, ainda, a articulação funcional da memória com os demais processos cognitivos. A par da transversalidade conceptual dos conhecimentos, pretende-se aprofundar competências científicas baseadas no conhecimento e aplicação dos principais paradigmas de investigação no domínio da memória humana.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP608-22178
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. Fundamentos conceptuais da Psicologia da Memória 1.1 Modelos Teóricos e Paradigmas de Investigação 1.1.1 Génese e evolução conceptual dos modelos de memória 1.1.2 Paradigmas de investigação e medidas de memória 1.2 Sistemas e Processos de Memória 1.2.1 Sistemas de memória: categorizações baseadas na duração, funções e conteúdos 1.2.2 Processos de memória: processos de aquisição, recuperação e transferência, esquecimento e distorção CP2. Aplicações do Estudo da Memória 2.1 Diferenças individuais: défices e excepcionalidade 2.2 Aprendizagem, organização e representação do conhecimento 2.3 Desenvolvimento e declínio cognitivo: normatividade e disfuncionalidade 2.4 Reabilitação Cognitiva CP3. Desenvolvimentos, controvérsias e tendências de investigação no domínio da Memória
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Objetivos
Objetivos
Os objectivos de aprendizagem (OA) operacionalizam-se nos seguintes moldes: OA1. Conhecer os fundamentos conceptuais e empíricos da Psicologia da Memória OA2. Integrar os conhecimentos teóricos e empíricos da Psicologia da Memória nos domínios alargados da Cognição Humana OA3. Conhecer e aplicar os principais paradigmas da investigação fundamental e aplicada OA4. Dominar e aplicar competências de pesquisa, selecção e análise crítica da literatura científica da área OA5. Conhecer as aplicações da Psicologia da Memória ao estudo das diferenças individuais, do funcionamento normativo e da disfuncionalidade AO6. Aplicar e transferir os conhecimentos e competências, a adquirir, para a conceptualização de problemáticas alargadas do domínio da Psicologia
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Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Metodologia de exposição participada (ME1); análise e discussão de casos (ME2); utilização de mapas cerebrais meta-analíticos de ressonância magnética funcional (ME3); actividades de pesquisa (ME4), análise (ME5) e discussão de artigos científicos (ME6); feedback pelo docente (ME7), feedback pelos pares (ME8) e autoavaliação (ME9); realização de experiências nas aulas laboratoriais (ME10), análise de dados com recurso a ferramentas digitais (ME11) e redacção de relatórios empíricos (ME12). A selecção e aplicação destas metodologias integra um conjunto de práticas de inovação pedagógica baseadas na evidência e ajustadas aos objectivos, conteúdos e competências a promover na unidade curricular.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Baddeley, A., Eysenck, M. W . & Anderson, M. C. (2025). Memory, 4rd ed. Routledge. Otani, H., & Schwartz, B. L. (Eds.). (2018). Handbook of research methods in human memory. Routledge. Sternberg, R. J., & Sternberg, K. (2017). Cognitive Psychology, 7th ed. Cengage Radvansky, G. A. (2021). Human Memory (4th Edition). Routledge Journals: Howe, M.L. & Otgaar, H. (Ed.s) (2025). Memory. Taylor & Francis Schwartz, B. L. (Ed.) (2025). Memory and Cognition. Psychonomic Society, Springer Starns, J. (Ed.). (2025). Journal of Experimental Psychology: Learning, memory and cognition. APA
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Avaliação
Avaliação
PT:
Descrição dos instrumentos de avaliação contínua e por exame:
A avaliação da componente teórica assumirá um regime de avaliação semi-cumulativa, com 2 provas escritas que totalizarão 40% (8 valores em 10) da classificação final (com uma ponderação de 20% cada) e 10% (2 valores) para a realização de uma tarefa de avaliação final. A avaliação distribuída da componente prática-laboratorial (PL) da Unidade Curricular contemplará a entrega de 3 relatórios práticos em grupo, dos quais serão avaliados: (1) uma reflexão crítica individual acerca da interação entre o protocolo experimental 1 e o construto em estudo (5%; 0.5v); (2) uma apresentação oral em grupo do protocolo prático 2 (análise de dados, resultados e reflexão crítica integrando evidência científica) num total de 15% (3.5v) da classificação final. Nesta componente, 20%(0.7v) da classificação será individual como resultado de questões individuais sobre a apresentação oral; e (3) avaliação do relatório escrito acerca do protocolo prático 3 (30%; 6v). A aprovação na UC requer uma assiduidade mínima a 70% das aulas de cada componente (excepto nas condições de isenção previstas no Regulamento de Avaliação) e uma classificação final mínima de 9,5 valores (em 20). Esta classificação resultará da média ponderada das componentes teórica e prática, desde que atingida uma classificação parcial mínima de 8,0 valores (em qualquer uma das componentes) e desde que a média global da UC totalize o mínimo de 9,5 valores. Classificações inferiores a 8 valores, em qualquer uma das componentes, constituem factor de exclusão da ponderação e resultam em não-aprovação à UC. Em caso de reprovação, a avaliação em cada uma das componentes será efetuada através de um exame escrito representativo das competências avaliadas durante a avaliação contínua.
EN:Description of the continuous and final assessment instruments:
The curricular unit (CU) will assume the independence of the theoretical and practical-laboratory components, thus requiring a minimum mark of 9.5 (out of 20) in each of the mentioned components for course approval. The evaluation of the theoretical component will adopt a semi-cumulative assessment regime, consisting of two written tests totaling 40% of the final grade (20% each), along with 10% allocated to tasks presented during classes. The distributed evaluation of the practical-laboratory component of the curricular unit includes the delivery of 3 group-written reports, of which it will be assessed: (1) an individual critical essay about the interaction between experimental protocol 1 and the construct being studied (5%; 0.5v); (2) an oral group presentation of experimental protocol 2 (data analysis, results, and critical reasoning integrating scientific evidence) in a total of 15% (3.5v) of the final classification. In this component, 20% (0.7v) of the score will be individual as a result of individual questions about the oral presentation; (3) assessment of the written report about experimental protocol 3 (30%; 6v) .In addition to achieving a minimum grade, approval in the PL component requires attendance of at least 70% of classes (except in the exceptions provided for in the Evaluation Regulation). In case of failure, the evaluation of theoretical and PL components will be carried out through a written exam representative of the competencies evaluated during the distributed evaluation.
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Mobilidade
Mobilidade
Não




