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Disciplina Psicologia da Educação

  • Apresentação

    Apresentação

    A presente unidade curricular centra-se nos alicerces conceptuais e empíricos da Psicologia da Educação, bem como no potencial de aplicação da área, com particular ênfase nos processos psicológicos implicados na educação e na aprendizagem ao longo do ciclo vital, nos múltiplos contextos de vida. A amplitude e transdisciplinaridade das problemáticas educacionais permite a articulação dos conhecimentos deste domínio com os conhecimentos de diversas áreas e modelos de actuação da Psicologia, proporcionando a conciliação e transferência de conhecimentos entre unidades curriculares afins. Adicionalmente, a Psicologia da Educação constitui uma referência basilar para a aquisição e compreensão de conhecimentos no domínio da Psicologia Escolar, contida na unidade curricular de Psicologia Aplicada I, e constitui um pilar essencial a uma formação inicial completa, abrangente e diversificada.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. Introdução à Psicologia da Educação (P.E.) 1.1 Definição de P.E.: Estatuto científico, método e objecto de estudo 1.2 Enquadramento conceptual e prático: Evolução Histórica e aplicações contextuais e práticas CP2. Temáticas centrais na Psicologia da Educação (P.E.) 2.1 Aprendizagem:  Fundamentos conceptuais e empíricos  Aplicações práticas à resolução de problemas educacionais 2.2 Educação Parental: Fundamentos conceptuais e paradigmas baseados na evidência 2.3. Literacia: Enquadramento conceptual e implicações individuais e colectivas 2.4. Psicologia da Educação e contemporaneidade: Transformação digital Educação, globalização e diversidade  Educação em contextos de crise e de emergência
  • Objetivos

    Objetivos

    Objectivos de aprendizagem (OA) fundamentais: adquirir uma visão global da Psicologia da Educação e compreender a especificidade do seu estatuto epistemológico (OA1); conhecer problemáticas centrais e contextos de aplicação da Psicologia da Educação (OA2); e compreender e conceptualizar o processo de aprendizagem nos vários contextos educativos que acompanham o ciclo de vida (OA3). Entre as competências a promover, destacam-se: a capacidade de reflexão e análise crítica da literatura científica da área (OA4); a autonomia na pesquisa e aprofundamento dos conhecimentos científicos (OA5); e a capacidade de aplicação e transferência dos conhecimentos teóricos para a conceptualização de problemáticas educacionais em contextos diversos (OA6).
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    A metodologia de ensino e "Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas" (do Inglês, "Problem Based Learning") apresenta validade empírica robusta, particularmente no que concerne ao Ensino Superior. Nesta medida, os conteúdos partirão da identificação e caracterização aprofundada de um problema educacional real, a resolver em pequeno grupo. Esta resolução será acompanhada, por um lado, de apoio tutorial para reflexão, monitorização e avaliação contínua, e, por outro lado, de instrução explícita e participada para aquisição e aprofundamento de conhecimentos. A resolução do problema de grupo deverá ser complementada por trabalho autónomo, atendendo à complexidade e extensão da tarefa, bem como aos objectivos de aprendizagem. A avaliação das diversas componentes de trabalho será detalhada no campo "Avaliação - Instrumentos e Parâmetros de Avaliação".
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Alexander, P. (Ed.) (2021). Contemporary Educational Psychology. ISSN: 0361-476X Shutz, P. A., & Muis, K. R. (2023) (Ed.). Handbook of Educational Psychology, 4th ed. Routledge Kendeou, P. (Ed.) (2025). Journal of Educational Psychology. eISSN: 1939-2176 Kirschner, P. A., & Hendrick, C. (2020). How learning happens:Seminal works in educational psychology and what they mean in practice. Routledge Tartas, V., Mirza, N. M., Garrido, C. M., & (Ed.s) (2025). European Journal of Psychology of Education. eISSN: 1878-5174. URL: https://www.springer.com/journal/10212 Cline, T., Gulliford, A., & Birch, S. (2023). Educational Psychology, Routledge. Mok, M. M. C. (Ed.) (2021). Educational Psychology: An international journal of experimental educational psychology. eISSN: 1469-5820. URL: https://www.apa.org/pubs/journals/edu Santrock, J. W. (2017). Educational Psychology, 6 th ed. Mc-Graw Hill
  • Avaliação

    Avaliação

    A avaliação contínua obdecerá a um conjunto de tarefas, etapas e parâmetros adequados à metodologia de ensino e aprendizagem baseada na resolução de problemas. As tarefas e elementos de avaliação sujeitos a submissão serão atempadamente calendarizados e explicitados na página moodle da unidade curricular. Os principais elementos a considerar serão: a) a realização de tarefas regulares orientadas para a aplicação de conhecimentos e/ou para a resolução do problema-alvo (individualmente e em grupo); b) a apresentação e entrega de duas resoluções parciais e de uma resolução final do problema em análise (em grupo); e c) uma prova escrita escrita individual. Os parâmetros de avaliação, respectivamente considerados, incluirão: 1) a qualidade e fundamentação científica das propostas parecelares e final de resolução do problema trabalhado, apresentadas oralmente e em grupo (50% da classificação final); 2) o desempenho individual nas tarefas regulares e apresentações orais (25%) e 3) a demonstração dos conhecimentos e competências adquiridos através de um exercício individual escrito (25%). Estudantes com estatuto especial (e.g., "trabalhores-estudantes" ou outros), impedidos de cumprir os requisitos de participação em 70% das tarefas grupais, poderão realizar a avaliação contínua individualmente. A avaliação em qualquer época de exame incidirá na resolução de problemas enquadrados nos conteúdos da UC.

     

     

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