filmeu

Disciplina Construção 1.1

  • Apresentação

    Apresentação

    Em estreita correlação com as UCs de Teoria Geral da Arquitetura 1 e Projeto 1.1 e Desenho 1.1 é a introdução à dimensão construtiva em arquitetura. Além do desenvolvimento e familiarização do léxico arquitetónico e construtivo, a UC trata conceitos e princípios construtivos dos principais elementos arquitetónicos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Identificação de Elementos Construtivos Escadas: desenho e função Vãos - Portas e Janelas Paredes Interior / Exterior  -  Alpendres e Palas
  • Objetivos

    Objetivos

    Compreensão dos princípios básicos da edificação. Exploração das diversas funções dos elementos construtivos: prática, construtiva, poética, simbólica e cultural. Ampliação das referências associadas a elementos construtivos básicos: escada, laje, pilar, porta, janela, etc. Incremento da cultura arquitetónica: modelos, obras notáveis e autores de referência. Desenvolvimento do interesse pela Fotografia de Arquitetura: motivação para a visita e reconhecimento de obras de arquitetura e ferramenta para a construção de uma narrativa espacial em arquitetura.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    As sessões expositivas são estruturadas de acordo com os trabalhos práticos em curso. A componente prática complementa, a partir de sessões de discussão e apresentação de trabalhos os temas lançados pelas sessões teóricas.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Deplazes Andrea Constructing Architecture: Materials, Processes, Structures. A Handbook. Basel: Birkhäuser, 2013. Neufert, Ernst. Arte de Projetar em Arquitetura. Barcelona: Gustavo Gilli, 2013. Patricio, Ignacio. Vocabulario de arquitectura y construcción. Barcelona,Bisagra, 1999. Quaroni Ludovico; Proyectar un edificio. Madrid : Xarait, D.L. 1980 Buxton, P.. Metric handbook: Planning and design data (7th ed.). Routledge., 2018  
  • Avaliação

    Avaliação

     

    A avalíação é contínua, sem prova final, constituindo matéria de avaliação;

     - Assiduidade não inferior a 75% da aulas

    - Participação nas aulas

    - Apresentações e trabalhos a realizar.

    Propõe-se um método de ensino que assuma a arquitectura como uma atitude de síntese, procurando privilegiar a compreensão dos temas a tratar e servindo de estímulo ao aprofundamento da ideia do projecto, passando inevitavelmente, pelo entendimento da articulação com a prática do Projecto como campo privilegiado de aferição dos resultados pedagógicos.

    No âmbito da articulação com a prática projectual terá particular importância, neste ano curricular, o contributo da abordagem da cultura arquitectónica na sua vertente tectónica e material para o aprofundamento da prática integrada do projecto no quadro do processo conceptual a ela inerente.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios entidade signataria