filmeu

Disciplina Reabilitação de Edifícios

  • Apresentação

    Apresentação

    Apoio à prática do projecto integrado, cruzando todas as informações adquiridas nos anos anteriores, incluindo as dos projectos complementares, na óptica da interdisciplinaridade que informa o acto criativo como processo de síntese. Aprofundamento e particularização da matéria inerente à disciplina de Construção, na interdependência privilegiada com o tema específico do Projecto de Reabilitação de Edifícios em desenvolvimento que servirá de base ao trabalho final de Dissertação.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos Contextualização da área de enquadramento dos edifícios. Patologias associadas à construção e vida dos edifícios. Estudo de casos de reabilitação, identificando critérios no âmbito dos princípios conceptuais. Restauro, reconversão, reconstrução, ampliação ¿ conceitos e referência a modelos construídos. Interacção com a regulamentação vigente. Identificação das componentes construtivas dos edifícios: fundações, paredes, pavimentos e cobertura. Identificação das restantes componentes construtivas: vãos, escadas, elementos ornamentais e outros. Estrutura e forma na interpretação dos modelos Integração dos sistemas infraestruturais Condicionamentos térmico e acústico Manutenção e/ou reinvenção dos materiais e sistemas construtivos integrantes Equívocos correntes associados à suposta ¿sustentabilidade¿ dos edifícios Projecto e obra: organização do processo para obra Elaboração de especificações técnicas.
  • Objetivos

    Objetivos

    No que se refere à incidência da aprendizagem na prática projectual procurar-se-á que se tornem evidentes dois aspectos complementares cuja aparente contradição só o exercício disciplinado do Projecto será capaz de esclarecer: a) A definição de limites razoáveis na elaboração do Projecto. b) A Construção como instrumento para a interpretação da identidade dos edifícios e como estímulo para a concepção formal. O aluno deverá desenvolver a capacidade de integrar de modo operativo no trabalho prático os conhecimentos e as informações colhidos na disciplina de Construção, assumindo o desenvolvimento do Projecto como um processo abrangente.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    No processo de ensino-aprendizagem, previligia-se uma metodologia de contato próximo com os alunos procurando estimular e suscitar a curiosidade das matérias abordadas recorrendo a exemplos/casos concretos através de suportes digitais e outros.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    APPLETON, João - Reabilitação de Edifícios Antigos. 2ª Edição. Lisboa: Editora ORION, 2011. ISBN 9789728620035 CÓIAS, Vitor - Inspecções e Ensaios na Reabilitação de Edifícios. Lisboa: IST - Instituto Superior Técnico, 2008. ISBN 9789728469535 CÓIAS, Vitor - Reabilitação Estrutural de Edifícios Antigos. Lisboa: Argumentum, 2007. ISBN 9789728479404 FREITAS, Vasco Peixoto de, Outros - Manual de Apoio ao Projecto de Reabilitação de Edifícios Antigos. Porto: OERN, 2012. ISBN 9789729991875 DEPLAZES, A. - Constructing architecture - materials, processes, structures. Birkhäuser Basel; 2nd ed. 2008. ISBN 978-3764386306 FUMADÓ, J. L. & PARICIO, I. - El tendido de las instalaciones. Barcelona: Bisagra, 1999. ISBN 978-84-923125-8-0 TORROJA, E. - Razón y ser de los tipos estructurales. Madrid: CSIC, 2010.   
  • Avaliação

    Avaliação

     

     

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Teste de avaliação

    dd-mm-yyyy

    40Trabalho Prático de grupo

    dd-mm-yyyy

    40%

    Assiduidade e participação nas aulas

     

    20%

     

    Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios entidade signataria