-
Apresentação
Apresentação
Pretende-se introduzir a compreensão da utilidade da arquitetura e das relações entre as suas formas e os modos de viver os espaços, das implantações no território e das técnicas da construção, permitindo relacionar estes conhecimentos com a perspetiva histórica aplicando-os de forma crítica no Projeto. O tema principal do semestre é a habitação: inserção urbana, morfologia urbana, o estudo dos fogos, sistemas de distribuição, associações em módulos, opções tipológicas. Assim, o desenvolvimento do exercício pressupõe um trabalho conjunto e integrado entre Projecto, Construção e Estruturas, e no método de trabalho proposto será tão importante a formalização arquitetónica da ideia de projeto, como da sua materialização construtiva. Portanto, considerando que os conhecimentos adquiridos nas unidades curriculares anteriores são essenciais para a aquisição de conhecimentos e competências, entendem-se como vinculativas as precedências entre Construção e Estruturas.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 12
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP286-14460
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
O exercício será assim desenvolvido tendo presente as duas vertentes, estratégia urbana e edifício. A estratégia urbana resultará da investigação realizada no sítio, da definição de objectivos, controlando e definindo espaço público e estrutura viária ou de acessos, e determinando volumes e tipologias de ocupação. Em resumo, o exercício procura: - reflectir as questões de inserção urbanística, a morfologia urbana, a tipologia arquitectónica habitacional; - o estudo dos fogos, dos sistemas de distribuição, das associações em módulo e da conformação do edifício; - entender a noção de ordem: relação entre organização funcional, definição e estrutura. Nas aulas será feita pelos professores (e colegas) crítica ao projeto, incentivando sempre a investigação de casos de estudos relevantes - seja na sua vertente formal, seja na fundamentação teórica - e o desenvolvimento do desenho em todas as escalas propostas (escala 1:1000, 1:500, 1:200).
-
Objetivos
Objetivos
As competências a desenvolver são do domínio da prática do Projeto (valores conceptuais, teóricos e instrumentais): - noções fundamentais de escala, proporção e rigor; - a integração os conhecimentos interdisciplinares na proposta arquitetónica; - investigação e método de desenvolvimento do projeto; - compreensão das estruturas urbanas envolventes e lógica das transformações propostas; - domínio dos instrumentos de projecto; - entendimento do conceito de linguagens arquitetónicas e sua materialização construtiva; - conhecimento sobre a problemática da habitação. Estes objetivos estão em consonância com o plano de estudos do MIA, onde: - o programa pedagógico é multidisciplinar e centrado na UC de Projeto; - o ciclo de estudos é integrado, com um quadro de valores e competências que se consubstanciam no Projeto; - é adotado um regime de coordenação horizontal entre as UC´s de cada ano letivo e de coordenação vertical das áreas científicas do ciclo de estudos.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
O modelo metodológico da UC está alinhado com o princípio base do Processo de Bolonha, promovendo a transição do ensino centrado na aquisição passiva de conhecimentos para um paradigma focado no desenvolvimento de competências. A metodologia assentará: - na relação directa, pessoal e individualizada professor-aluno, prezando as particularidades de cada um; - no aprofundamento do desenho e outros métodos de compreensão da unidade urbana em estudo; - na exposição das propostas de intervenção e crítica comparada entre os trabalhos dos alunos em paralelo ao desenvolvimento do projeto e sua fundamentação, com participação dos docentes de várias disciplinas que confluem no projecto; - na integração dos conhecimentos interdisciplinares na proposta arquitetónica - apresentação e debate de projetos exemplares na resolução dos problemas em estudo; - aulas teóricas e/ou conferências e/ou aulas abertas a personalidades relevantes convidadas, pertinentes relativamente às problemáticas do projecto.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Monteys Xavier; Casa collage. ISBN: 84-252-1869-1 Gili Galfetti Gustau; Pisos piloto. ISBN: 84-252-1716-4 Schneider Friederike 340; Atlas de plantas. ISBN: 84-252-2050-5 Melgarejo María 050; Nuevos modos de habitar. ISBN: 84-86828-15-5 Rueda Oscar 340; Metropolitan Housing Madrid. ISBN: 84-7207-138-3 Martínez Andrés; Habitar la cubierta. ISBN: 84-252-1989-2 Rueda Oscar 340; Metropolitan Housing Madrid. ISBN: 84-7207-138-3 Fernandes Fátima; Arquitectura portuguesa contemporânea. ISBN: 972-41-2706-0 SALAZAR, J., GAUSA, M.; Housing+Singular Housing, Actar, 2002 Proyecto Casa Barcelona, Construmat Barcelona, 2001
-
Avaliação
Avaliação
A avaliação é contínua e centrada no acompanhamento regular do trabalho dos estudantes bom como na aquisição progressiva de competências. Neste modelo, não existe lugar a prova ou exame final nem a exame de recurso, conforme estipulado nas recomendações pedagógicas. Deste modo, os alunos deverão frequentar e assinar a folha de presenças em todas as aulas, não sendo possível a passagem de ano letivo com um número de faltas superior ao definido no regulamento de avaliação. Não serão admitidos à avaliação trabalhos que não tenham sido acompanhados pelos professores. Os exercícios a desenvolver nas aulas teóricas são de carácter obrigatório e considerados complementares do exercício a desenvolver nas aulas práticas. A não realização dos mesmos implica a não progressão para o ano letivo seguinte. Os trabalhos deverão ser entregues de acordo com os elementos e prazos definidos para cada fase, não devendo os docentes aceitar trabalhos fora de prazo ou incompletos.
Considerando que os conhecimentos adquiridos nas unidades curriculares anteriores são essenciais para a aquisição de conhecimentos e competências, entendem-se como vinculativas as precedências entre Construção e Estruturas.
No que se refere à inscrição e frequência na U.C. de Projecto, sublinha-se que a mesma tem igualmente precedências, não apenas de um semestre para o subsequente, como também de um ano para o seguinte. Os alunos só podem inscrever-se na UC que lhe dá precedência se tiverem realizado a primeira, no mesmo ano lectivo.
A avaliação é da responsabilidade do coletivo de docentes, sendo as classificações ponderadas em função das competências efetivamente adquiridas pelos estudantes ao longo do processo.
Assessment is continuous and focused on regular monitoring of students' work and the progressive acquisition of skills. In this model, there is no final test or exam, nor is there a resit exam, as stipulated in the pedagogical recommendations. Therefore, students must attend and sign the attendance sheet in all classes, and it is not possible to pass the academic year with a number of absences greater than that defined in the assessment regulations. Work that has not been monitored by teachers will not be accepted for assessment. The exercises to be carried out in the theoretical classes are compulsory and considered complementary to the exercises to be carried out in the practical classes. Failure to complete them will result in non-progression to the following academic year. Assignments must be submitted in accordance with the elements and deadlines defined for each phase, and teachers should not accept late or incomplete assignments.
Considering that the knowledge acquired in previous courses is essential for the acquisition of knowledge and skills, the precedence between Construction and Structures is considered binding
With regard to enrollment and attendance in the Project Course Unit, it should be noted that this also takes precedence, not only from one semester to the next, but also from one year to the next. Students can only enroll in the Course Unit that takes precedence if they have completed the first one in the same academic year.
Assessment is the responsibility of the teaching staff, with grades weighted according to the skills effectively acquired by students throughout the process.
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




