filmeu

Disciplina Teoria da Arquitetura 1.1

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC de Teoria 1.1 pretende introduzir os estudantes aos temas fundamentais da Arquitetura, despertando-os para a consciência dos espaços que os rodeiam, na construção de referências e de uma maior cultura arquitetónica. Através de sessões de exposição teórica os estudantes desenvolverão uma familiaridade com o léxico próprio da arquitetura e da cidade, e com os diferentes componentes de qualificação espacial.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Arquitetura Natural/Construído  Humanização Do Território  Topografia e Cidade Conceitos Urbanos
  • Objetivos

    Objetivos

    Compreender a relação entre a prática disciplinar e a sua discussão e fundamentação teórica. Compreender a relação entre o ser humano e o território, a construção do universo urbano, e a compreensão da envolvente construída e humanizada. Compreender a interação entre arquitetura e a topografia, analisando a forma como as condições topográficas influenciam os assentamentos urbanos. Incremento da cultura arquitetónica: modelos, obras notáveis e autores de referência.  Promover competências de comunicação gráfica e conceptual que permitam articular ideias teóricas e práticas arquitetónicas de forma clara e eficaz. Consciencialização da realidade urbana envolvente, espaços e edifícios.  Incremento da capacidade criativa e do vocabulário espacial.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    São organizadas sessões diversificadas e aplicadas estratégias pedagógicas que promovem o envolvimento dos estudantes, facilitando a compreensão dos conteúdos e a sua articulação com a prática. As sessões assentam num ensino interactivo, estimulando a participação através de perguntas e incentivando a reflexão crítica. Recorre-se à metodologia flipped classroom, com materiais disponibilizados previamente no Moodle, bem como a storytelling e estudos de caso próximos da realidade quotidiana. As aulas, realizadas em sala ou em visitas a obras/exposições, combinam diversos meios — slides, vídeos, textos e demonstrações. O ambiente é inclusivo e fomenta a participação, promovendo ligações constantes com outras áreas do saber e favorecendo uma visão contextual e interdisciplinar da arquitetura.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Bachelard, G. (1998). The Poetics of Space. Martins Fontes. • Le Corbusier. (1973). Towards a New Architecture. Perspectiva Edições da USP. • Távora, F. (1999). Da organização do espaço. FAUP Publicações. • Zevi, B. (1996). Architecture As Space: How to Look at Architecture. Arcádia. • Zumthor, P. (1998). Thinking Architecture. Lars Müller Publishers.
  • Avaliação

    Avaliação

    O regime de avaliação adotado é o de avaliação contínua, que inclui a monitorização regular do desempenho ao longo do semestre. Este método valoriza a participação ativa dos estudantes e inclui a realização de trabalhos de pesquisa, escrita de pequenos ensaios / relatórios, apresentação em aula e debates, em favor de provas escritas. 

    Os pequenos ensaios / relatórios individuais são realizados na sequência de uma aula em sala / em contexto de visita guiada a edifício / exposição / conferência para sistematizar os conhecimentos adquiridos e estimular a reflexão escrita; os trabalhos de grupo onde se explora um conteúdo apresentado no contexto da aula – formato texto / poster, organizando informação recolhida e/ou produzida em articulação com outras unidades curriculares. 

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios