-
Apresentação
Apresentação
O programa da UC Teoria 2.1. baseia-se na transição social e tecnológica entre o século XIX e século XX, contexto de surgimento do Movimento Moderno. Dedicando particular atenção aos novos programas, assim como o seu papel na construção e transformação das cidades, a UC aborda os principais textos / manifestos que marcaram a produção arquitetónica da primeira metade do século XX. Consideram-se as influências culturais, sociais e políticas na construção principalmente no contexto da cidade moderna.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 3
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP286-16154
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Arquitetura Natural/Construído Humanização Do Território Topografia e Cidade Conceitos Urbanos
-
Objetivos
Objetivos
Estudar o impacto da Revolução Industrial na arquitetura e os avanços técnicos proporcionados pelos novos materiais (aço e betão). Conhecer os principais pontos de vista e manifestos arquitetónicos, relacionando-os com o contexto histórico e social em que surgiram. Desenvolver a capacidade crítica para relacionar os conceitos arquitetónicos com a realidade urbana envolvente e os seus espaços habitados. Incrementar a cultura arquitetónica e a capacidade de argumentação sobre questões da arquitetura moderna. Desenvolvimento da capacidade crítica e argumentativa, relacionando as questões em torno do espaço coletivo do habitar com a prática da arquitetura, reconhecendo as diversas formas de residência. Entendimento do papel da arquitetura na cidade, e da extensão da atividade do arquiteto/a
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
São organizadas sessões diversificadas e aplicadas estratégias pedagógicas que promovem o envolvimento dos estudantes, facilitando a compreensão dos conteúdos e a sua articulação com a prática. As sessões assentam num ensino interactivo, estimulando a participação através de perguntas e incentivando a reflexão crítica. Recorre-se à metodologia flipped classroom, com materiais disponibilizados previamente no Moodle, bem como a storytelling e estudos de caso próximos da realidade quotidiana. As aulas, realizadas em sala ou em visitas a obras/exposições, combinam diversos meios — slides, vídeos, textos e demonstrações. O ambiente é inclusivo e fomenta a participação, promovendo ligações constantes com outras áreas do saber e favorecendo uma visão contextual e interdisciplinar da arquitetura.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Loos, A. (1997). Ornamento e crime. Cosac Naify. Banham, R. (1960). Theory and Design in the First Machine Age. Praeger. Giedion, S. (1982). Espaço, tempo e arquitetura: O desenvolvimento de uma nova tradição. Martins Fontes. Le Corbusier. (1923). Vers une architecture. G. Crès et Cie.
-
Avaliação
Avaliação
O regime de avaliação adotado é o de avaliação contínua, que inclui a monitorização regular do desempenho ao longo do semestre. Este método valoriza a participação ativa dos estudantes e inclui a realização de trabalhos de pesquisa, escrita de pequenos ensaios / relatórios, apresentação em aula e debates, em favor de provas escritas.
Os pequenos ensaios / relatórios individuais são realizados na sequência de uma aula em sala / em contexto de visita guiada a edifício / exposição / conferência para sistematizar os conhecimentos adquiridos e estimular a reflexão escrita; os trabalhos de grupo onde se explora um conteúdo apresentado no contexto da aula – formato texto / poster, organizando informação recolhida e/ou produzida em articulação com outras unidades curriculares.
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




