filmeu

Disciplina Teoria da Arquitetura 3.1

  • Apresentação

    Apresentação

    O programa da UC Teoria 3.1 baseia-se na análise de momentos selecionados do século XX paradigmáticos para a história da teoria da arquitetura contemporânea. Dedicando particular atenção ao espaço de habitação e formas de habitar contemporâneas, assim como o seu papel na construção e transformação das cidades, a UC aborda os principais textos / manifestos que marcaram a produção arquitetónica no século XX. Consideram-se as influências culturais, sociais e políticas na construção principalmente no contexto do programa habitacional coletivo. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Crise do Movimento Moderno Arquitetura no Pós-Guerra (JANE JACOBS - CHARLES JENKS) Pós-Modernismo e Pluralidade  (VENTURI, H. HOLLEIN)
  • Objetivos

    Objetivos

    •    Estudar os fatores que levaram ao declínio do Movimento Moderno, analisando as suas limitações e o impacto cultural das críticas ao funcionalismo. •    Refletir sobre as contribuições de Jane Jacobs no questionamento das cidades modernistas e na defesa de um da escala humana e diversidade social. •    Analisar os contributos de Robert Venturi e a sua proposta de uma arquitetura mais aberta, plural e contextual. Reconhecer a importância da ornamentação, do simbolismo e da relação com o passado no desenvolvimento de uma nova linguagem arquitetónica. •    Promover a reflexão sobre a arquitetura como prática interdisciplinar e o impacto das novas abordagens conceptuais no espaço arquitetónico. •    Desenvolver competências de análise e argumentação, relacionando os conteúdos teóricos com os desafios da prática arquitetónica contemporânea. •    Incentivar a reflexão sobre o papel da arquitetura na sociedade, na cidade e no quotidiano dos seus utilizadores.  
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    São organizadas sessões diversificadas e aplicadas estratégias pedagógicas que promovem o envolvimento dos estudantes, facilitando a compreensão dos conteúdos e a sua articulação com a prática. As sessões assentam num ensino interactivo, estimulando a participação através de perguntas e incentivando a reflexão crítica. Recorre-se à metodologia flipped classroom, com materiais disponibilizados previamente no Moodle, bem como a storytelling e estudos de caso próximos da realidade quotidiana. As aulas, realizadas em sala ou em visitas a obras/exposições, combinam diversos meios — slides, vídeos, textos e demonstrações. O ambiente é inclusivo e fomenta a participação, promovendo ligações constantes com outras áreas do saber e favorecendo uma visão contextual e interdisciplinar da arquitetura.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Giedion, S. (1941). Space, time and architecture: The growth of a new tradition. Cambridge, MA: Harvard University Press. Jacobs, J. (1961). The death and life of great American cities. New York, NY: Random House. Venturi, R. (1966). Complexity and contradiction in architecture. New York, NY: Museum of Modern Art. Jencks, C. (1977). The language of post-modern architecture. London: Academy Editions. Hollein, H. (1968). Alles ist Architektur. Bau, 1(1), 1-3.
  • Avaliação

    Avaliação

    O regime de avaliação adotado é o de avaliação contínua, que inclui a monitorização regular do desempenho ao longo do semestre. Este método valoriza a participação ativa dos estudantes e inclui a realização de trabalhos de pesquisa, escrita de pequenos ensaios / relatórios, apresentação em aula e debates, em favor de provas escritas. 

    Os pequenos ensaios / relatórios individuais são realizados na sequência de uma aula em sala / em contexto de visita guiada a edifício / exposição / conferência para sistematizar os conhecimentos adquiridos e estimular a reflexão escrita; os trabalhos de grupo onde se explora um conteúdo apresentado no contexto da aula – formato texto / poster, organizando informação recolhida e/ou produzida em articulação com outras unidades curriculares. 

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios