-
Apresentação
Apresentação
Os alunos deverão ficar habilitados a identificar os principais elementos climáticos, o seu funcionamento e instrumentos de medida; a caracterizar a variabilidade climática de Portugal; a interpretar cartas meteorológicas para a previsão do estado do tempo e para a ativação dos níveis de alerta da Proteção Civil; a utilizar fontes estatísticas disponíveis para o conhecimento do clima e a interpretar informação meteorológica com interesse para a classificação climática.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 7
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP6613-13650
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Clima e Tempo. Definições. Informação meteorológica e climática. Atmosfera. Radiação solar e balanço energético global. Temperatura do ar. Humidade, nuvens e precipitação. Pressão atmosférica. Vento. Circulação atmosférica, situações sinópticas, estados de tempo. Parâmetros climáticos e classificação do clima. Classificação de Köppen e classificação de Strahler. Caracterização climática de Portugal. Fenómenos e condições meteorológicas extremas; riscos e vulnerabilidades; proteção civil e níveis de alerta.
-
Objetivos
Objetivos
Fornecer os conceitos básicos para a compreensão do tempo e clima. Conhecer os principais elementos meteorológicos, a sua dinâmica na atmosfera e os seus instrumentos de medida. Interpretar cartas meteorológicas para a previsão do tempo e ativação de sistemas de alerta em Proteção Civil. Conhecer a variabilidade climática do território português. Identificar, descrever e interpretar fenómenos meteorológicos e climáticos.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia de ensino usa o método expositivo, com recurso a documentos em slides ilustrativos (fornecidos aosestudantes), como forma de apresentar as matérias e na resolução de exercícios práticos de caracterização climática, análise e previsão meteorológica. Avaliação: Avaliação contínua, composta por 2 provas teóricas, cada uma correspondendo a 40 % da nota final e um trabalho prático, com uma exposição oral, correspondendo a 20 % da nota final. O trabalho prático obriga à aplicação dos conteúdos programáticos aprendidos e deve ser desenvolvido ao longo dosemestre. Todos os elementos de avaliação contínua são obrigatórios e os alunos têm de ter uma nota mínima de 7 valores. A frequência das aulas é obrigatória para ter aproveitamento nesta modalidade.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Ahrens, C. Donald (2009). Meteorology Today: An Introduction to Weather, Climate, and the Environment. 9th Ed. Brooks/Cole, Cengage Learning, USA. - Ahrens, C. Donald; Samson, Perry (2011). Extreme Weather and Climate. Brooks/Cole, Cengage Learning. USA. - Barry, Roger Graham; Chorley, Richard J. (2009). Atmosphere, Weather and Climate. 1st Ed. Routledge. London. - Daveau, S. (1995). Portugal Geográfico. Lisboa. João Sá da Costa. - Garcia, Filipe Fernández (1996). Manual de Climatología Aplicada, Clima, Medio Ambiente y Planificacíon. Editorial Sintesis. - Instituto de Meteorologia (2011). Atlas Climático Ibérico 1971-2000.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não