filmeu

Disciplina Introdução à Ciência de Dados

  • Apresentação

    Apresentação

    A disciplina de Introdução à Ciência de Dados tem como objectivo dar ao estudante competências essenciais na análise de dados, numa perspetiva multidisciplinar, como se trata a Ciência de Dados. Através da apresentação de metodologias e técnicas fundamentais para tratar, transformar, construir e analisar os dados, é objetivo desta disciplina dar ao estudante capacidade para traduzir essa análise em conhecimento e valor, de modo sustentado para a tomada de decisão. A componente prática é um dos aspetos fundamentais da disciplina, pelo que a capacidade de traduzir conhecimento em ações práticas e decisões de análise é particularmente valorizada. A ligação estreita ao mundo empresarial para resposta a perguntas de negócios será retratada nesta disciplina.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução à Ciência de Dados: Importância e aplicações da Ciência de Dados Worflow de Projectos: Exemplos Práticos Tipos de dados: Estruturados, Semi-estruturados e não estruturados Principais desafios na Ciência de Dados   2. Python para Ciência de Dados Setup: Jupyter notebook NumPy  Pandas ydata-profiling   3. Pré-processamento de dados Limpeza e preparação de dados estruturados (data wrangling: slicing, grouby, pivoting, missing values, imputation, duplicates, outliers, etc) Tratamento de dados não estruturado - Texto (lemmatisation, stemming, etc.)   4. Introdução ao Machine Learning, modelos superviosionados e não superviosionados Conceitos base Regressão Linear Regressão Logística Redução de Dimensionalidade (PCA)   5. Micro-Serviços e fundamentos de APIs Definição de API Desenho de APIs Implementação de APIs em Python Operação de APIs num contexto de processo de previsão
  • Objetivos

    Objetivos

     A disciplina tem como objetivos dar ao aluno as competências para: OA1. Compreender a importância da Ciência de Dados no mundo real. OA2. Compreender a natureza dos dados. OA3. Entender as principais técnicas e métodos, em programação Python, usados por cientistas de dados, através da sua prática. OA4. Ser capaz de proceder a tarefas básicas de preparação e pré-processamento de dados. OA5. Fazer análise exploratórias de dados com implementação em Python. OA6. Entender o fluxo de trabalho de um cientista de dados e ser capaz de pensar sobre a solução de problemas com dados. OA7. Entender e implementar métodos de aprendizagem automática, supervisionados e não supervisionados. OA8. Conhecer as métricas de avaliação do desempenho de um modelo. OA9. Entender o conceito de API e desenhar micro serviços num contexto de análise de dados. OA10. Ser capaz de implementar APIs que suportem métodos de aprendizagem automática em Python.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Nas aulas, introduzem-se os conceitos teóricos que são complementados com exemplos práticos reais. Os alunos são incentivados a resolver exercícios assim como a apresentar quaisquer dúvidas. Para cada tópico é apresentado um conjunto de exercícios de aplicação dos conceitos teóricos, procedendo-se ao acompanhamento da resolução dos mesmos e apresentando-se a resolução final.   Materiais de apoio e exercícios com sugestões de resolução serão disponibilizados no Moodle. Acredita-se que a avaliação contínua, adaptada de acordo com a evolução dos alunos, seja uma boa prática. O acompanhamento individual e a disponibilidade para esclarecer dúvidas, sempre que necessário, é essencial para o aluno e para o seu desempenho.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Grus, J. (2019). Data Science from Scratch: First Princples with Python. O'ReiIIy Media. VanderPlas, J. (2023). Python Data Science Handbook: Essential Tools for Working with Data. O'ReiIIy Media.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios