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Disciplina Metodologia e Investigação Jurídica

  • Apresentação

    Apresentação

      A presente unidade curricular tem como principal objectivo reflectir sobre as relações complexas entre Direito e discursos do Método: trata-se por uma lado de explorar essa relação em geral, considerando alguns dos desafios mais significativos do pensamento jurídico contemporâneo, trata-se por outro lado de proporcionar aos estudantes algumas ferramentas indispensáveis.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Introdução / O Direito e o discurso dos métodos. Primeira parte / Métodos de investigação (oficina juris). Alguns temas possíveis: (a) o planeamento da investigação: a escolha do tema-problema e a pesquisa bibliográfica; (b) O esquema geral e a escolha do método: configuração interna e externa do esquema geral; opções metódicas acerca da redacção (a indispensável circularidade); como resolver problemas de investigação; como compreender a originalidade e a relevância; (c) o tratamento bibliográfico; (d) A dimensão ética da investigação: o grave problema do plágio. Segunda parte / A reflexão metodológico-jurídica e os desafios do pensamento jurídico contemporâneo. 1. Será hoje possível um «Método Jurídico»? 2. A pluralidade das comunidades de juristas projectada no problema dos tipos de racionalidade e da correspondente reflexão metodológica 3. A realização jurisdicional do direito na sua inteligibilidade metodológica. Os ¿resultados da interpretação.
  • Objetivos

    Objetivos

    Trata-se de proporcionar aos mestrandos conhecimentos que lhes permitam por um lado reflectir sobre o modus operandi do juiz e por outro lado construir o seu programa de investigação
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    De acordo com a sequência dos temas a abordar, as aulas evoluem mediante as seguintes fases (presenciais):   Fase 1) Apresentação docente-mestrandos orientada à matéria a lecionar. Fase 2) Os modelos expositivo e prático-dialogante intercalam-se. Fase 3) A aula é conduzida em ambiente de psicologia de grupo aplicada e inspirada em alguns dos princípios orientadores do modelo The F-dipped C/assroom (sala de aula invertida).   Fase 4) Apresentação pelos mestrandos dos seus projetos de trabalho e respetivo dabate. Fase S) Submissão dos trabalhos na plataforma digital Moodie e sua avaliação pelo docenteIncluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    [segunda parte] NEVES, A, Castanheira (1993), Metodologia Jurídica. Problemas Fundamentais, Coimbra, Coimbra Editora BRONZE, Fernando J. (2020), Metodologia do Direito, Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra LINHARES, J M (2017), O binómio casos fáceis/casos difíceis e a categoria de inteligibilidade sistema jurídico. Um contraponto indispensável no mapa do discurso jurídico contemporâneo?, Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. [primeira parte] BELL, J., Como realizar um projecto de investigação, Lisboa: Gradiva, 2008. COSTA, José de Faria, Minimae Leges Artis Jurisprudentiae, Texto não publicado, mas já disponibilizado, em formato PDF pelo seu autor. PEREIRA, Alexandre/POUPA, Carlos, Como escrever uma tese, 5.ª ed., Lisboa: Editora Sílabo, 2012. LOVITTS, B. and WERT, E. Developing Quality Dissertations in the Social Sciences: A Graduate Student's Guide to Achieving Excellence, Sterling, VA: Stylus Publishing, 2009.
INSCRIÇÃO AVULSO
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