filmeu

Disciplina Media e Tecnologias Interativas

  • Apresentação

    Apresentação

    Com esta unidade curricular pretende-se que os estudantes tenham oportunidade de partindo da história dos media refletir sobre o seu impacto na sociedade e os diferentes paradigmas de interação. Refletir sobre o papel/resposabilidade do designer enquanto criador de produtos interativos. Assim como conhecer e experimentar o processo de criação de um produto interativo através de processos de desenho centrado no utilizador. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I. História e tendências dos novos media  A história da cultura digital do início à vanguarda; O impacto da Multimédia no tempo e no espaço; O impacto dos novos media na sociedade e na cultura; II. Paradigmas de interação A interatividade; Evolução dos paradigmas de interação; Paradigmas de interação atuais e emergentes. III. A interação humano-computador Introdução e história O papel da interface. IV. Metodologias de Desenho centrado no utilizador  Técnicas de análise, prototipagem (baixa e alta fidelidade) e avaliação de usabilidade  V. Guidelines e padrões de design   
  • Objetivos

    Objetivos

    Reconhecer o impacto dos media na sociedade e na cultura; Identificar as tendências dos meios digitais e a sua influência na sociedade atual;  Compreender o papel da interface na interação humano computador; Compreender e aplicar os diferentes paradigmas no desenho de um produto interativo; Utilizar adequadamente métodos de análise, desenho, prototipagem e avaliação de produtos interativos; Usar corretamente guidelines e padrões de usabilidade; Reconhecer a importância da interação humano-computador nos medias e tecnologias interativos. 
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Tratando-se de um contexto de 2º ciclo serão aplicadas metodologias de aprendizagem ativa promovendo atividades de pesquisa individual combinadas com momentos colaborativos entre os estudantes promovendo a interdisciplinaridade dos saberes na execução de um trabalho prático de desenho de um artefacto digital onde se espera que os estudantes compreendam não só o processo de concetualização desenvolvimento e avaliação de um artefacto mas também faça uma reflexão sobre o impacto que este poderá ter na sociedade.    
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Cooper, A., Reimann, R., Cronnin, D., Noessel, C., Csizmadi, J., & LeMoine, D. (2014). About Face (4th Editio). John Wiley & Sons. Inc. Gere, C. (2009). Digital Culture (Second.). Reaktion Books. Gere, C. (2012). Community without Community in Digital Culture. Palgrave Macmillan. Harrison, S., Tatar, D., & Sengers, P. (2007). The three paradigms of HCI. Alt. Chi. Session at the SIGCHI ¿, 1¿18. doi:10.1234/12345678 Jenkins, H., Ito, M., & Boyd, D. (2016). Participatory Culture in a Networked Era. Polity. https://doi.org/10.1080/1369118x.2017.1417462 Kelly, K. (2016). The Inevitable. Understanding the 12 Technological Forces that will shape our Future. Viking. Lowdermilk, T. (2013). User-Centered Design. (M. Treseler, Ed.)Vasa (First Edit.). United States of America: O¿Reilly Media, Inc. Lowgren, J. (2013). Interaction Design. The Encyclopedia of Human-Computer Interaction, 2nd Ed. Manovich, L. (2013). Media After Software. Journal of Visual Culture, 12(1), 30¿37.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios