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Disciplina Educação Inclusiva e Adaptada

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC Educação Inclusiva e Adaptada enquadra-se no 2º ciclo no em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, área científica Educação. Tem como objetivo disponibilizar conhecimentos base atualizados e a sua reflexão sobre as principais questões da Educação Física Inclusiva e Adaptada. Adicionalmente, pretende-se que os estudantes reconheçam a pertinência destes conhecimentos e reflexões para as questões práticas do seu futuro profissional.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    (CP) 1) Educação e diferença, perspetiva histórica;

    CP2) Regime Jurídico sobre a Educação Inclusiva: contextualização, princípios orientadores, perfil do aluno, desenho universal para a aprendizagem, autonomia e flexibilidade curricular

    CP3) Recursos específicos e organizacionais de apoio à aprendizagem e à inclusão;

    CP4) Diferenciação Pedagógica no ensino das aprendizagens essenciais de Educação Física, considerando a heterogeneidade de níveis de aprendizagem, a diversidade cultural, a par das questões de género e da multiplicidade de projetos pessoais de vida;

    CP5) Abordagem intercultural da(s) diferença(s) na Educação Física, enquanto fator de inclusão e de incentivo à convivência escolar e ao combate ao bullying;

    CP6) Estratégias colaborativas de intervenção pedagógica junto de alunos com caraterísticas específicas: cegueira e surdez, transtornos do desenvolvimento cognitivo, autismo, hiperatividade e défice de atenção, dificuldades específicas de aprendizagem ou sobredotação.

  • Objetivos

    Objetivos

    Define-se os objetivos de aprendizagem (OA):

    AO1) Conhecer a evolução dos conceitos nucleares da educação inclusiva, enquanto paradigma de referência do(s) sistema(s) educativo(s).

    OA2) Identificar estratégias de diferenciação pedagógica para responder às necessidades múltiplas, aos estilos de aprendizagem e às vivências dos alunos, seguindo as etapas da abordagem multinível no acesso ao currículo de educação física.

    OA3) Desenvolver competências de trabalho colaborativo no planeamento, implementação e avaliação de atividades de educação física inclusiva e adaptada.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Exposição e Análise de documentação de referência (ME1), Observação, discussão e análise de vídeos e/ou atividades práticas em contexto real (ME2), Resolução de casos práticos, em situação simulada de planeamento, organização e intervenção no âmbito do ensino e aprendizagem (ME3), Atividades em pequeno grupo (ME4), Informação de retorno sobre trabalho desenvolvido (ME5).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Aleixo, C. (2005). «Educação e diferença». In Conceição Aleixo A vez e a voz da escrita, col. Desenvolvimento Curricular, 7, p.23-34. DGIDC-ME.
    • Correia, L.M. (2003). Inclusão e Necessidades Educativas Especiais – Um guia para educadores e professores. Porto: Porto Editora.
    • Katz, J. (2015). Implementing the Three Block Model of Universal Design for Learning: effects on teachers' self-efficacy, stress, and job satisfaction in inclusive classrooms K-12. International Journal of Inclusive Education, 19 (1), 1-20. DOI: 10.1080/13603116.2014.881569.
    • Pereira, F. (Coord.) (2018). Para Uma Educação Inclusiva – Manual de Apoio à Prática, Ministério da Educação/Direção Geral da Educação (DGE).
    • Rodrigues, D. (Org.) (2007). Investigação em educação inclusiva.  Cruz Quebrada: Fórum de Estudos de Educação Inclusiva, FMH.
    • Rodrigues, D. (2003). A Educação Física perante a Educação Inclusiva: reflexões conceptuais e metodológicas. Boletim da Sociedade Portuguesa de Educação Física, 24-25, p. 73-81.
INSCRIÇÃO AVULSO
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