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Disciplina Educação Inclusiva e Adaptada

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC Educação Inclusiva e Adaptada enquadra-se no 2º ciclo no em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, área científica Educação. Tem como objetivo disponibilizar conhecimentos base atualizados e a sua reflexão sobre as principais questões da Educação Física Inclusiva e Adaptada. Adicionalmente, pretende-se que os estudantes reconheçam a pertinência destes conhecimentos e reflexões para as questões práticas do seu futuro profissional.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1) Educação e diferença, perspetiva histórica CP2) Regime Jurídico sobre a Educação Inclusiva: contextualização, princípios orientadores, perfil do aluno, desenho universal para a aprendizagem, autonomia e flexibilidade curricular CP3) Diferenciação Pedagógica no ensino das aprendizagens essenciais de Educação Física, considerando a heterogeneidade de níveis de aprendizagem, a diversidade cultural, a par das questões de género e da multiplicidade de projetos pessoais de vida CP4) Abordagem intercultural da(s) diferença(s) na Educação Física, enquanto fator de inclusão e de incentivo à convivência escolar e ao combate ao bullying CP5) Intervenção pedagógica junto de alunos com caraterísticas específicas: cegueira e surdez, transtornos do desenvolvimento cognitivo, autismo, hiperatividade e défice de atenção, dificuldades específicas de aprendizagem ou sobredotação CP6) Estratégias colaborativas de integração de recursos específicos e organizacionais de apoio à aprendizagem e à inclusão
  • Objetivos

    Objetivos

    Define-se os objetivos de aprendizagem (OA): AO1) Conhecer a evolução dos conceitos nucleares da educação inclusiva, enquanto paradigma de referência do(s) sistema(s) educativo(s). OA2) Identificar estratégias de diferenciação pedagógica para responder às necessidades múltiplas, aos estilos de aprendizagem e às vivências dos alunos, seguindo as etapas da abordagem multinível no acesso ao currículo de educação física. OA3) Demonstrar competências de trabalho colaborativo no planeamento, implementação e avaliação de atividades de educação física inclusiva e adaptada.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Exposição e Análise de documentação de referência (ME1), Observação, discussão e análise de vídeos e/ou atividades práticas em contexto real (ME2), Resolução de casos práticos, em situação simulada de planeamento, organização e intervenção no âmbito do ensino e aprendizagem (ME3), Atividades em pequeno grupo (ME4), Informação de retorno sobre trabalho desenvolvido (ME5).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Aleixo, C. (2005). «Educação e diferença». In Conceição Aleixo A vez e a voz da escrita, col. Desenvolvimento Curricular, 7, p.23-34. DGIDC-ME Arndt, K et al (2021) Universal Design For Learning In Physical Education. Human Kinetics Publishers Correia, L.M. (2003). Inclusão e Necessidades Educativas Especiais – Um guia para educadores e professores. Porto: Porto Editora Haegele, J. et  al (2020). Handbook of Adapted Physical Education. Routledge Novak, K et al (2023)¡DUA Ahora! Una guía del profesor para aplicar el Diseño Universal para el Aprendizaje, Tercera Edición Nueva y Revisada. CAST Publishing Rodrigues, D.  (2007). Investigação em educação inclusiva.  Cruz Quebrada: Fórum de Estudos de Educação Inclusiva, FMH. Rodrigues, D. (2003). A Educação Física perante a Educação Inclusiva: reflexões conceptuais e metodológicas. Boletim da Sociedade Portuguesa de Educação Física, 24-25, p. 73-81.
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