filmeu

Disciplina Gestão e Cultura Organizacional Escolar

  • Apresentação

    Apresentação

    A presente UC  enquadra-se no 2º ciclo no em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, área científica Educação. Tem como objetivo disponibilizar conhecimentos base atualizados e a sua reflexão sobre as principais questões da Gestão e Cultura Organizacional Escolar. Adicionalmente, pretende-se que os estudantes reconheçam a pertinência destes conhecimentos e reflexões para as questões práticas do seu futuro profissional.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1 -  A Escola como Organização: organização e gestão das escolas; reformas e processos de mudança da escola; estruturas organizacionais de escola; diferentes órgãos e suas competências; documentos orientadores fundamentais.

    Cp2 - A gestão da autonomia pedagógica da escola: os instrumentos e os agentes para a autonomia;

    Cp3 –Cultura organizacional escolar: espaços e tempos na construção da cultura organizacional da escola; a cultura organizacional como processo dinâmico de interdependência; modelos e tipos de liderança: liderança transformacional e distributiva com ênfase na dimensão pedagógica; liderança e estruturas de gestão intermédia (coordenadores de departamento, diretor de turma, etc.);  estruturas de gestão e os projetos na escola ( projecto curricular de escola e projecto curricular de turma).

    Cp4 - A avaliação do sistema educativo e das escolas: comunicação e relação com os alunos; envolvimento parental; relação com a comunidade envolvente.

  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos e capacidade de reflexão sobre a organização escolar, bem como a compreensão e aquisição das competências necessárias de gestão próprias dos professores nas escolas. Como objetivos de aprendizagem (Oa), pretende-se que os estudantes adquirem capacidade de:

    Oa1-Dominar conceitos fundamentais para o entendimento da gestão e organização da escola

    Oa2–Desenvolver capacidade de análise crítica aos fundamentos e linhas de investigação da cultura organizacional de escola e da eficácia da escola

    Oa3-Aprofundar conhecimentos e desenvolver competências que permitam uma intervenção profissional adequada na gestão e organização escolar tendo em conta a construção de uma escola mais inclusiva e equitativa

    Oa4–Questionar-se e procurar compreender o enquadramento cultural e simbólico da autonomia pedagógica na gestão da escola

    Oa5-Desenvolver a capacidade de elaboração de projetos curriculares de acordo com a especificidade dos contextos

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Exposição e Análise de documentação de referência (ME1), Observação, discussão e análise de vídeos e/ou atividades práticas em contexto real (ME2), Resolução de casos práticos, em situação simulada de planeamento, organização e intervenção no âmbito do ensino e aprendizagem (ME3), Atividades em pequeno grupo (ME4), Informação de retorno sobre trabalho desenvolvido (ME5).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Canário, R. O Que é a escola?. Porto: Porto Editora. ISBN: 972-0-34172-6

    Estrela, M.T. & Caetano, A. P. (org.) (2010). Ética Profissional Docente - Do pensamento dos Professores à sua Formação. Lisboa: Educa.

    Lima, J. (2008). Em busca da boa escola: instituições eficazes e sucesso educativo. V.N Gaia: Fundação Manuel Leão.

    Lopes, J. A. L. (2009). Comportamento, aprendizagem e “ensinagem” na ordem e desordem da sala de aula. Braga: Psiquilíbrios.

    Machado, J.; Formosinho, J.; Fernandes, A. S; Ferreira, H. (2010). Autonomia da Escola Pública em Portugal. V. N. de Gaia: Fundação Manuel Leão.

    Zenhas, A. (2006) O papel do director de turma na colaboração escola-família. Porto: Porto-Editora.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios