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Disciplina Gestão e Cultura Organizacional Escolar

  • Apresentação

    Apresentação

    A presente UC enquadra-se no 2º ciclo no em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, área científica Educação. Tem como objetivo disponibilizar conhecimentos base atualizados e a sua reflexão sobre as principais questões da Gestão e Cultura Organizacional Escolar. Adicionalmente, pretende-se que os estudantes reconheçam a pertinência destes conhecimentos e reflexões para as questões práticas do seu futuro profissional.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

      CP1 - A Escola como Organização: - organização e gestão das escolas; - reformas e processos de mudança da escola; - estruturas organizacionais de escola; - diferentes órgãos e suas competências; - documentos orientadores fundamentais. Cp2 - A gestão da autonomia pedagógica da escola: - os instrumentos; - os agentes para a autonomia. Cp3 - Cultura organizacional escolar: - Conceção e elementos  de  uma cultura organizacional; -Ação, espaços e tempos na construção da cultura organizacional da escola - Cultura e liderança escolar. Cp4 - modelos e tipos de liderança: -liderança transformacional e distributiva com ênfase na dimensão pedagógica; - liderança e estruturas de gestão intermédia (coordenadores de departamento, diretor de turma, etc.); - O professor de educação Física como líder intermédio, com funções de diretor de turma. Cp5 - A avaliação do sistema educativo e das escolas: -comunicação e relação com os alunos; -envolvimento parental; -relação com a comunidade envolvente.
  • Objetivos

    Objetivos

    Objetivos de Aprendizagem   Oa1 - Identificar diferentes os conceitos e fundamentos para o entendimento da escola como organização, as suas estruturas organizacionais e as suas competências, tendo como suporte reformas educativas e os processos de mudança da escola. Oa2 - Conhecer os instrumentos e agentes da autonomia pedagógica da escola. Oa3 - Compreender o conceito de cultura organizacional escolar e explicar as especificidades culturais da organização como um processo dinâmico, se constrói e se desenvolve numa interdependência: na ação no, espaço, e no tempo. Oa4 - Distinguir os modelos e tipos de lideranças nas organizações escolares (lideranças de topo e lideranças e estruturas de gestão intermédia), e reconhecer o professor de Educação Física como líder intermédio com a capacidade de elaborar projetos curriculares de acordo com a especificidade dos contextos. Oa5 -  Perceber a avaliação das escolas num enquadramento cultural e simbólico da autonomia pedagógica na gestão da escola.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

     Nesta unidade curricular os conteúdos são abordados através de métodos expositivos e interrogativo através de seminários e discussões temáticas síncronas e assíncronas. Os temas serão ainda abordados através de trabalhos de pesquisa, individuais e/ou de grupo de forma a promover o trabalho autónomo dos estudantes e a sua participação ativa no processo de aprendizagem Serão privilegiadas metodologias, centradas na discussão de casos e resolução de problemas.  
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Estrela, M.T. & Caetano, A. P. (org.) (2010). Ética Profissional Docente - Do pensamento dos Professores à sua Formação. Lisboa: Educa. Lima, J. (2008). Em busca da boa escola: instituições eficazes e sucesso educativo. V.N Gaia: Fundação Manuel Leão. Lima, Licinio (2018).Por que é tão difícil democratizar a gestão da escola pública? Educar em Revista, 34(68), 15-28. Zenhas, A. (2006) O papel do director de turma na colaboração escola-família . Porto: Porto-Editora Torres, Leonor . (2004) Cultura organizacional em contexto educativo. Sedimentos culturais e processos de construção do simbólico numa escola secundária. Universidade do Minho. Instituto de Educação. Lima, Licinio. (1998). A escola como organização e a participação na organização escolar. Universidade do Minho. Instituto de Educação Machado, J.; Formosinho, J.; Fernandes, A. S; Ferreira, H. (2010). Autonomia da Escola Pública em Portugal. V. N. de Gaia: Fundação Manuel Leão.  
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