filmeu

Disciplina Fundamentos Filosóficos, Sociológicos e Históricos da Educação

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC integra-se no ciclo de estudos como base teórica e crítica para compreender as dimensões estruturantes da Educação. O seu campo de ação situa-se na análise das correntes filosóficas, sociológicas e históricas que influenciam a organização dos sistemas educativos, com destaque no papel da Educação Física na promoção de inclusão e justiça social. A sua área de atuação incide na problematização das funções da escola, dos processos de democratização educativa e das reformas em Portugal. Os domínios de intervenção abrangem a reflexão sobre os desafios contemporâneos da educação à luz do Relatório UNESCO 2021, articulando fundamentos teóricos e práticas pedagógicas. Esta UC é pertinente por fornecer aos futuros profissionais ferramentas críticas para interpretar políticas, práticas e valores educativos numa perspetiva histórica, ética e sociológica, fortalecendo a sua atuação em contextos complexos e inclusivos.  
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1- Introdução: Reflexão sobre as promessas da educação e os desafios futuros a partir do Relatório da UNESCO 2021 CP2- Formação histórica e funções dos sistemas educativos modernos: a) Evolução das ideias e práticas pedagógicas com foco na Educação Física. b) Modelo escolar e ‘gramática da escola’ CP3- A escola na sociedade: a) Teorias explicativas do insucesso escolar e o papel da Educação Física b) Educação (Física) e a formação de competências para o mercado de trabalho c) As famílias e a reprodução do status familiar através da Educação Física. d) As desigualdades nos percursos escolares CP4-A educação no Portugal contemporâneo: a) Fundamentos da escola pública e raízes do atraso educativo português b) Reforma Veiga Simão e mudanças na Educação Física c) Revolução do 25 de Abril e a Educação d) Lei de Bases do Sistema Educativo (1986) e a Educação Física e) Reformas educativas (1986-2000) e a Educação Física. CP5-Reflexão final: A Educação (Física) como ação de justiça social (e cognitiva).
  • Objetivos

    Objetivos

    Com esta UC os estudantes deverão ser capazes de: OA1. Analisar criticamente o Relatório UNESCO 2021 e os desafios que coloca à Educação, com implicações para a Educação Física. ME: Exposição dialogada, análise de relatórios e debates. OA2. Interpretar a formação histórica e funções dos sistemas educativos modernos em Portugal, com destaque para práticas pedagógicas e enfase na Educação Física. ME: Leitura orientada, análise documental e discussão. OA3. Explicar o papel da escola na sociedade e as teorias do insucesso escolar, identificando contributos da Educação Física para a inclusão. ME: Estudo de casos, análise crítica e debate. OA4. Problematizar a Educação Física como projeto de justiça social e cognitiva, baseada em equidade e inclusão. ME: Reflexão orientada, trabalhos individuais e debates. OA5. Planificar estratégias pedagógicas diversificadas, integrando fundamentos filosóficos, históricos e sociológicos na prática. ME: Oficinas práticas, trabalhos e apresentações.  
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    ME1: Exposição dialogada, análise crítica de textos e debates orientados, promovendo reflexão sobre fundamentos filosóficos, históricos e sociológicos aplicados à E.Física (OA1, OA2). Articulação: estimula pensamento crítico, autonomia e integração teoria-prática. ME2: Análise de documentos, estudos de caso, simulações e trabalhos de grupo, integrando o uso controlado de IAGen como apoio à pesquisa, permitindo compreender o papel da E. Física nos sistemas educativos e na inclusão (OA3). Articulação: promove aprendizagem ativa, cooperativa e contextualizada. ME3: Atividades práticas, trabalhos reflexivos, ensaios críticos e apresentações, com recurso à IA para organização de ideias, fortalecendo argumentação e comunicação científica sobre Educação Física (OA4). Articulação: reforça prática reflexiva e competências científicas e profissionais.    
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Giddens, A. (2013). Sociologia. Fundação Calouste Gulbenkian Hofstetter, R. & Scheuwly, B. (2013) Changes in Mass Schooling: ‘school form’ and ‘grammar of schooling’ as reagents. European Educational Research Journal,12 (2), 166-175. http://dx.doi.org/10.2304/eerj.2013.12.2.166 Lima, L. C., & Afonso, A. J. (2002). Reformas da educação pública. democratização, modernização, neoliberalismo. Afrontamento. Nóvoa, A. (2005). Evidente…mente. Histórias da Educação. Asa. Reboul, O (2017). A Filosofia da Educação. Edições 70 Teodoro, A. (2001). A Construção Política da Educação Estado, mudança e políticas educativas no Portugal contemporâneo. Afrontamento Teodoro, A. (2020). Contesting the Global Development of Sustainable and Inclusive Education. Education Reform and the Challenges of Neoliberal Globalization. Routledge. UNESCO (2021). Reimaginar nossos futuros juntos. Um novo contrato social para a educação. Relatório da Comissão Internacional sobre os Futuros da Educação, UNESCO.  
  • Avaliação

    Avaliação

    Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Teste de avaliação

    dd-mm-yyyy

    10%

    Portfolio

    dd-mm-yyyy

    10%

    Fichas de Trabalho

    trabalho individual 

     

    30%

    50%

     

     

    Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios