filmeu

Disciplina Metodologia do Treino em Educação Física e Desporto Escolar

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC Metodologia do Treino em Educação Física e Desporto Escolar enquadra-se no 2º ciclo no em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, área científica Formação Professores e Formadores de áreas Tecnológicas. Tem como objetivo disponibilizar conhecimentos base atualizados e a sua reflexão sobre as principais questões da Metodologia de Treino em Educação Física e Desporto Escolar. Adicionalmente, pretende-se que os estudantes reconheçam a pertinência destes conhecimentos e reflexões para as questões práticas do seu futuro profissional.

     

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Conteúdos programáticos (CP):

    CP1. CONCEITOS FUNDAMENTAIS DO TREINO DESPORTIVO

    - Carga de treino; Fadiga; Síndrome da adaptação geral

    CP2. FUNDAMENTOS DA CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA DESPORTIVA EM CONTEXTO ESCOLAR

    - Princípios biológicos, metodológicos e estruturais do treino desportivo

    CP3. APTIDÃO FÍSICA DAS CRIANÇAS E JOVENS

    - Resistência; Velocidade; Força; Flexibilidade; Coordenação Motora

    CP4. ESTRUTURAÇÃO DA PRÁTICA DESPORTIVA EM CONTEXTO ESCOLAR

    - Periodização, Caracterização dos exercícios, Controlo do treino, Avaliação e Feedback

    CP5. A PRÁTICA DESPORTIVA EM CONTEXTO ESCOLAR

    - Modelos de jogo e de competição como referencial do modelo de exercitação

  • Objetivos

    Objetivos

    Definem-se como objetivos de aprendizagem (OA):

    OA1 – Aplicar os conceitos fundamentais do treino desportivo ao contexto escolar;

    OA2 – Aplicar os princípios fundamentais do treino desportivo ao contexto escolar;

    OA3 – Compreendam e adquiram conhecimentos sobre o treino das capacidades físicas em crianças e jovens;

    OA4 – Aplicar os princípios da estruturação da prática desportiva ao contexto escolar

    OA5 – Compreendam os conteúdos que determinam os modelos de exercitação da prática desportiva em contexto escolar

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Exposição e Análise de documentação de referência (ME1), Observação, discussão e análise de vídeos e/ou atividades práticas em contexto real (ME2), Resolução de casos práticos, em situação simulada de planeamento, organização e intervenção no âmbito do ensino e aprendizagem (ME3), Atividades em pequeno grupo (ME4), Informação de retorno sobre trabalho desenvolvido (ME5).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Borges, J. M. (2016). Teoria e Metodologia do Treino Desportivo- Modalidades Individuais. Instituto Português do Desporto e Juventude. Lisboa

    Carson, R. & Webster, C. (Eds.) (2019). Comprehensive School Physical Activity Programs: Putting Research into Evidence-Based Practice. Human Kinetics Publishers.

    Cunha, P. (2016). Teoria e Metodologia do Treino Desportivo- Modalidades Coletivas. Instituto Português do Desporto e Juventude. Lisboa

    Faigenbaum, A., Lloyd, R. & Oliver, J. (2020). Essentials of Youth Fitness. American College of Sports Medicine.

    Lloyd, R. & Oliver, J. (Eds.). (2020). Strength and Conditioning for Young Athletes. Routledge.

    Ravé, J., Valdivielso, F., Fernández, M. & García, J. (2010). Fundamentos del entrenamiento deportivo. Wanceulen Editorial Deportiva. Sevilla

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios