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Apresentação
Apresentação
O campo de ação da Unidade Curricular compreende um leque alargado de condições de saúde e patologias com prevalência e incidência elevadas na população mundial e portuguesa. Estas condições são amplamente influencidas pelo sedentarismo e prática de atividade física. As áreas de atuação incluem contextos práticos (como centros de saúde, hospitais, escolas, ginásios) nos quais a prevenção e/ou tratamento (i.e., gestão) da obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares são importantes. Adicionalmente, serão demostrados no âmbito da unidade curricular o estado da arte acerca do conhecimento em relação a estas condições de saúde bem como oportunidades de investigação.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 7
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP2361-16537
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Níveis de prevenção 2. Obesidade: - Dados epidemiológicos, etiologia, fatores de risco; - Atividade física e controlo do peso; - Prescrição da atividade física na obesidade. 3. Diabetes: - Dados epidemiológicos, etiologia, fatores de risco; - Atividade física e diabetes; - Prescrição da atividade física na diabetes. 4. Doenças Cardiovasculares: - Dados epidemiológicos, etiologia e principais fatores de risco para Enfate Agudo do Miocárdio e Insuficiência Cardíaca - Cálculo do risco cardiovascular - Reabilitação cardíaca de fase 1, 2 e 3
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Objetivos
Objetivos
1. Identificar os diferentes níveis de prevenção 2. Adquirir conhecimentos acerca da etiologia da obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes 3. Adquirir conhecimentos acerca do efeito da prática regular de atividade física por indivíduos com obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes 4. Conhecer e aplicar os principais protocolos de avaliação física na obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes 5. Aprender a prescrever programas de exercício físico na obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Aulas de natureza expositiva (ME1); Aprendizagem baseada em problemas (ME2), Pesquisa bibliográfica (ME3), Análise de artigos científicos (ME4), Atividades práticas em pequeno grupo (ME5), Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME6).
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
European Society of Cardiology (ESC). (2021). 2020 ESC guidelines on sports cardiology and exercise in patients with cardiovascular disease: The Task Force on sports cardiology and exercise in patients with cardiovascular disease of the European Society of Cardiology (ESC). European Heart Journal, 42(1), 17-96. American College of Sports Medicine (ACSM). (2018). ACSM's guidelines for exercise testing and prescription (10th ed.). Wolters Kluwer. Moore, J., Durstine, J. L., & Painter, P. L. (2016). ACSM's exercise management for persons with chronic diseases and disabilities (4th ed.). Human Kinetics. Bull, F. C., Al-Ansari, S. S., Biddle, S., Borodulin, K., et al. (2020). World Health Organization 2020 guidelines on physical activity and sedentary behaviour. British Journal of Sports Medicine, 54(24), 1451-1462.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não