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Apresentação
Apresentação
A presente UC enquadra-se no 2º ciclo em Exercicio e Saúde, área científica Educação Física e Desporto. Tem como objetivo disponibilizar conhecimentos atualizados referentes às principais questões da Fisiologia aplicada ao exercício/atividade física. Pretende-se que os estudantes conheçam as alterações fisiológicas, funcionais e orgânicas decorrentes da prática de diversos tipos de exercício/atividade física. Estes conhecimentos são determinantes para o desempenho competente na prescrição e orientação do exercício, para idealizarem programas de treino, fundamentados fisiologicamente, para a melhoria da performance física e fisiológica, e na prevenção primária ou secundária de patologias em que a falta de atividade física/ exercício é um dos fatores de risco.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP2361-24864
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Conteúdos programáticos (CP): 1 Atividade Física, Sedentarismo e Saúde 2 Bioenergética e Metabolismo do Exercício 3 Funcionamento e Adaptações Fisiológicas ao Exercício: 3.1. Sistema Nervoso 3.2. Sistema Musculo-esquelético 3.3. Sistema Endócrino 3.4. Sistema Cardiovascular 3.5. Sistema Respiratório
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Objetivos
Objetivos
Os objetivos de aprendizagem (OA) da presente UC são: 1) Compreensão da relação entre a atividade física, inatividade física, sedentarismo e saúde; 2) Compreensão dos conceitos bioquímicos subjacentes às diferentes vias de produção de energia e os relacionem com os diferentes tipos de exercício/atividade física; 3) Adquisição de competências na interpretação das alterações fisiológicas, funcionais e orgânicas decorrentes a prática de diversos tipos de exercício e atividade física; 4) Aquisição e interpretação de conhecimentos da forma de funcionamento saudável dos principais órgãos e sistemas e das adaptações agudas e crónicas do organismo ao exercício.
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Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Aulas de natureza expositiva (ME1): Resolução de casos práticos (ME2), Visionamento e discussão de documentários/vídeos (ME3), Pesquisa bibliográfica (ME4), Análise de artigos científicos (ME5), Atividades em pequeno grupo (ME6), Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME7).
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
-Brooks, G.A., Fahey, T.D., & White, T.P. (2005). Exercise physiology: Human bioenergetics and its applications (4th ed). Califórnia: Mayfield Publishing Company, Moutain View. -Ehrman, J., Gordon, P., Visich, P., & Keteyian, S. (2003). Clinical Exercise Physiology. Champaign, IL: Human Kinetics Publishers. -Guyton, AC. & Hall, JE( 2011). Tratado de Fisiologia Médica. 12th ed. Elsevier -Powers, S.K., & Howley, E.T. (2014). Exercise Physiology. Theory and application to fitness and performance (9th ed). New York, NY: McGraw-Hill Higher Education. -Kenney, W. L., Wilmore, J.H., & Costill, D.L. (2015) Physiology of Sport and Exercise (6th ed). Champaign, IL: Human Kinetics Publishers
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Avaliação
Avaliação
Descrição
Ponderação
Teste de avaliação
30%
Teste de avaliação
30%
Apresentação de trabalhos
40%
A classificação final é determinada arredondando às unidades o valor da média aritmética ponderada das classificações obtidas nos momentos de avaliação. Para a aprovação a classificação final terá que ser > ou = a 9.5 valores.
Os estudantes que não obtenham aprovação poderão submeter-se a exame na época de recurso. O exame de recurso (prova escrita e prova oral) incidirá sobre a totalidade dos CP.
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Mobilidade
Mobilidade
Não




