filmeu

Disciplina Avaliação Neuropsicológica II

  • Apresentação

    Apresentação

    A aquisição dos OA propostos nesta UC serão uma base para: (a) a aquisição de competências teóricas e práticas para sustentar o posterior desenho e implementação de protocolos de avaliação neuropsicológica, nomeadamente no âmbito da avaliação da eficácia de programas de reabilitação (Reabilitação Neuropsicológica I e II); (b) a aquisição de competências teóricas e práticas para UC Estágio em Neuropsicologia Clínica
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1) Avaliação Neuropsicológica - Seleção dos testes neuropsicológicos e construção do protocolo de avaliação neuropsicológica - Interligação entre avaliação cognitiva, emocional, funcional e personalidade - Testes específicos para avaliação das principais funções cognitivas (exemplo: Orientação, Atenção, Perceção, Memória, Linguagem, Funções executivas) - Baterias de avaliação neuropsicológica fixas vs. flexíveis   CP2) Especificidades da avaliação neuropsicológica no ciclo de vida - A avaliação neuropsicológica na criança e no adolescente - A avaliação neuropsicológica no adulto e idoso   CP3) O processo de avaliação neuropsicológica - Administração dos testes neuropsicológicos - Cotação dos testes neuropsicológicos - Interpretação dos resultados (exemplo: valores normativos, pontos de corte, integração dos dados qualitativos da entrevista e observação) - Tomada de Decisão e Diagnóstico Diferencial - Elaboração do relatório de avaliação neuropsicológica  
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1) Identificar testes/instrumentos neuropsicológicos para avaliar as principais funções cognitivas OA2) Definir protocolos de AN baseados no pedido clínico e na entrevista OA3) Integrar abordagens qualitativas e quantitativas na AN OA4) Reconhecer as complexidades da AN para analisar de forma compreensiva, mas detalhada, os diferentes domínios de avaliação (e.g., personalidade e funcionamento cognitivo) OA5) Distinguir baterias de AN fixas vs flexíveis, e refletir nas suas potencialidades e limitações OA6) Reconhecer as especificidades da AN ao longo do ciclo vital OA7) Identificar adequadamente testes/instrumentos neuropsicológicos para diferentes populações OA8) Administrar e cotar um protocolo de AN OA9) Interpretar os resultados obtidos na AN OA10) Identificar as características-chave na formulação de diagnósticos diferenciais OA11) Escrever um relatório de AN com base no protocolo aplicado
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Articulação das metodologias de ensino teóricas e práticas com incentivo à aprendizagem ativa e autónoma. A exposição oral com apoio de materiais audiovisuais (ME1) pretende dotar de conhecimento teórico que permita adotar uma postura ativa e baseada em evidência. Serão utilizados conjuntamente o diálogo interativo (ME2), fomentando o raciocínio crítico; a discussão de casos clínicos (ME3), através do contacto direto com pedidos, objetivos e definição do protocolo de avaliação neuropsicológica; e atividades de pequeno grupo em sala de aula tais como role-play da administração de testes neuropsicológicos, utilizando os recursos existentes na testoteca da universidade (ME4) e feedback interpares e do professor na cotação e interpretação dos testes neuropsicológicos e redação do relatório de avaliação neuropsicológica (ME5). Estas metodologias de ensino permitirão aos estudantes contactar com a realidade de um neuropsicólogo em contexto de avaliação neuropsicológica.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Vanderploeg, R.D. (2011). Clinician’s guide to neuropsychological assessment (2nd Edition). NY: Routledge Lezak, M.D., Howieson, D.B, Bigler, E. D. & Tranel, D. (2012). Neuropsychological assessment (5th edition). Oxford University Press Strauss, E., Sherman, E. M., & Spreen, O. (2006). A compendium of neuropsychological tests: Administration, norms, and commentary. Oxford University Press, 2006 Donders, J. (Ed.). (2016). Neuropsychological report writing. Guilford Publications. Morgan, J. E., & Sweet, J. J. (Eds.). (2008). Neuropsychology of malingering casebook. Psychology Press.
  • Avaliação

    Avaliação

    Pretende-se que a unidade curricular tenha uma modalidade de avaliação contínua, em regime presencial, com a presença obrigatória em 70% das aulas.

    Esta modalidade envolverá as seguintes componentes

    1. Componente prática - Realização de um trabalho de grupo no qual terão de (1) definir, aplicar, cotar e interpretar um protocolo de avaliação neuropsicológica; (2) redigir um relatório de avaliação neuropsicológica com base nos resultados encontrados, e (3) apresentar e discutir oralmente o trabalho desenvolvido (60% - 12 valores). Esta componente será composta por entregas parcelares do trabalho, garantindo a sua realização contínua ao longo do semestre. A classificação desta componente resulta das seguintes ponderações:
      Elemento 1 - 15% (1,8 valores);
      Elemento 2 - 35% (4,2 valores);
      Elemento 3 - 50% (6 valores). Destes 6 valores, 25% da classificação é individual (1,5 valores), resultante da participação no momento de discussão oral do trabalho de grupo e da declaração de contributos entregue assinada por todos os elementos do grupo. 
    2. Componente teórica - Realização de um teste escrito, através do qual será testado o cumprimento dos OA (40% - 8 valores). 

    A classificação em cada uma das componentes de avaliação não poderá ser inferior a 9.5 valores. Os estudantes com uma nota inferior a 9.5 valores terão acesso a avaliação por exame final escrito (ponderação de 100% à componente aplicável). 

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios