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Disciplina Laboratório de Competências em Neuropsicologia Clínica

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular insere-se na área da Neuropsicologia Clínica e pretende dotar os estudantes de conhecimento teórico e prático transversal e basilar a toda a prática profissional enquanto futuros neuropsicólogos clínicos, contemplando aspetos éticos e deontológicos, especificidades do atendimento clínico, aspetos comunicacionais, metacompetências e desenvolvimento profissional, e de autocuidado. Estabelece ponte com outras unidades curriculares como avaliação neuropsicológica I e II e Reabilitação Neuropsicológica I e II, procurando preparar os estudantes para a sua integração no estágio curricular e em atividades profissionais futuras enquanto Neuropsicólogos Clínicos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1) Ética e deontologia em neuropsicologia (NP) (Características e desafios;Tomada de decisão em dilemas éticos) CP2) Especificidades do atendimento clínico na NP(Contextos neuropsicológicos; setting terapêutico; definição e construção da relação terapêutica na AN e RN ; Articulação e integração de estratégias de intervenção psicológica na NP) CP3) Uso intencionalizado das competências de comunicação em NP clínica (Características e técnicas de comunicação clínica; Comunicação em equipa multidisciplinar e com outros profissionais; Com a pessoa em processo de avaliação; Com membros da rede de apoio; Gestão dos vários intervenientes) CP4) Meta-competências no exercício da NP clínica (Importância do processo autorreflexivo; desenvolvimento pessoal e profissional contínuo d@ neuropsicólog@) CP5) A saúde mental e o bem-estar dos neuropsicólogos (Importância da saúde mental e bem-estar dos NP; Stress ocupacional: fatores potenciadores, sinais e consequências e estratégias para evitar / lidar)    
  • Objetivos

    Objetivos

    Analisar desafios e dilemas éticos na neuropsicologia (NP) Desenvolver competências de atendimento clínico Adequar a prática da NP a diferentes contextos e conhecer especificidades do setting terapêutico na NP clínica Refletir criticamente sobre a relação terapêutica no processo de AN e RN Integrar/articular estratégias da intervenção psicológica adequadas a diferentes perfis de funcionamento NP Reconhecer especificidades da comunicação com diferentes populações, adequando-a Conhecer como intencionalizar a comunicação para facilitar recolha de informação e devolução de resultados  Reconhecer especificidades da comunicação no trabalho em equipa multidisciplinar Desenvolver competências metacognitivas que incentivem à autorreflexão d@ NP  Promover o desenvolvimento pessoal e profissional contínuo d@ NP Importância da saúde mental e bem-estar dos NP Identificar fatores potenciadores, sinais e consequências do stress ocupacional nos NP Estratégias para evitar/lidar com o stess ocupacional
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    A exposição oral com apoio de materiais audiovisuais (ME1) fomentará a aquisição de conhecimento teórico e relevante para promover uma postura ativa e baseada em evidência, por parte do estudante. Esta metodologia será conjugada com atividades de discussão de dilemas éticos na prática da neuropsicologia clínica, nomeadamente com diferentes populações (ME2). Ainda, exercícios de role-play para se desenvolverem as competências de comunicação clínica (ME3), dinâmicas individuais de autorreflexão para se desenvolverem as competências metacognitivas (ME4), e atividades de pequeno grupo em sala de aula, para pesquisa bibliográfica acerca da saúde mental e bem-estar dos neuropsicólogos e proposta de estratégias para resolver problemáticas identificadas. Pretende-se dotar os estudantes de competências práticas para lidar com situações que podem ocorrer na sua futura prática profissional no âmbito da neuropsicologia clínica.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Kosmidis, M. H., Lettner, S., Hokkanen, L., Barbosa, F., Persson, B. A., Baker, G., ... & Constantinou, M. (2022). Core competencies in Clinical Neuropsychology as a training model in Europe. Frontiers in Psychology, 1099. Hokkanen, L., Barbosa, F., Ponchel, A., Constantinou, M., Kosmidis, M. H., Varako, N., ... & Hessen, E. (2020). Clinical Neuropsychology as a Specialist Profession in European Health Care: Developing a Benchmark for Training Standards and Competencies Using the Europsy Model?. Frontiers in Psychology, 11, 559134. Cardoso, R.M. (Ed., 2019). Competências clínicas de comunicação. Faculdade de Medicina da Universidade do Porto Postal, K., & Armstrong, K. (2013). Feedback that sticks: the art of communication neuropsychological assessment results. Oxford University Press Rowlands, L., Coetzer, R., & Turnbull, O. (2020). Building the bond: predictors of alliance in neurorehabilitation. Neurorehabilitation, 46, 271–285. https://dx.doi.org/10.3233/NRE-193005
  • Avaliação

    Avaliação

    Pretende-se que a unidade curricular tenha uma modalidade de avaliação contínua, em regime presencial, com a presença obrigatória em 75% das aulas.

    Esta modalidade envolverá as seguintes componentes:

    -          Concretização das tarefas práticas em contexto de sala de aula (20%), nomeadamente participação adequada na discussão de dilemas éticos e exercícios de role-play de comunicação e aliança terapêutica (MA1);

    -          Um trabalho de grupo (30%), apresentando a simulação gravada de comunicação de feedback a um dos intervenientes do processo de avaliação neuropsicológica, previamente definido (indivíduo, equipa, cuidador) (MA2);

    -          Teste escrito individual (50%), de carácter teórico-reflexivo, através do qual será testado o cumprimento dos OA, a capacidade de autoanálise e proposta de projeto de formação contínua (MA3).

     

    A classificação em cada uma das componentes de avaliação não poderá ser inferior a 9.5 valores. Por se considerar uma unidade curricular de carácter maioritariamente prático, cuja frequência é indispensável para o desenvolvimento de competências profissionais basilares, a avaliação final não beneficia de ser apenas por exame final. Neste sentido, prevê-se a avaliação final por exame escrito com a entrega de uma simulação gravada de comunicação de feedback perante um cenário definido pelo docente responsável pela Unidade Curricular.

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