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Disciplina Estágio em Neuropsicologia Clínica

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular Estágio em Neuropsicologia Clínica decorre em contexto clínico e pretende aproximar os estudantes do contexto profissional em Neuropsicologia Clínica, atraveés de um modelo de ensino-aprendizagem baseado na experiência prática. Prevê-se que os estudantes sejam envolvidos em atividades diretamente relacionadas com a prática profissional de Neuropsicologia Clínica, nomeadamente avaliação, estimulação e reabilitação neuropsicológica em diferentes contextos, populações, e especificidades clínicas. Esta unidade curricular reagrupa todas as competências adquiridas durante o 1º ano do Mestrado em Neuropsicologia Clínica, procurando promover o desenvolvimento de competências clínicas em Neuropsicologia, com progressiva autonomia, e estabelecer a ponte entre a academia e o ínicio do exercício profissional enquanto Neuropsicólogo/a Clínico/a.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. Apresentação do regulamento do estágio CP2. Definição das funções do estagiário, ética e deontologia CP3. Integração na instituição de estágio CP4. Caracterização das etapas do estagio: Observação, observação participante e prática supervisionada CP5. Elaboração do plano de estágio CP6. Elaboração dos planeamentos de atividades e formulações de caso CP7. Apresentação de atividades e casos clínicos e articulação com conhecimentos teóricos e estado da arte CP8. Reflexão sobre aplicação, limitações e potencialidades da avaliação e intervenção, em articulação com os conteúdos abordados.
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1 Demonstrar competências de observação direcionadas para as especificidades dos contextos, avaliação das necessidades e reflexão em torno das competências para a prática da neuropsicologia clínica OA2 Demonstrar competências de comunicação e estabelecimento da relação inerentes à intervenção e ao trabalho em equipa multidisciplinar OA3 Articular conhecimentos teóricos e competências práticas OA4 Reconhecer relevância da investigação e literatura para o aperfeiçoamento da prática OA5 Demonstrar competências de compreensão de objetivos de avaliação e integração da informação para planeamento da intervenção OA6 Aplicar métodos e instrumentos de avaliação e estratégias de intervenção, ajustadas às problemáticas identificadas e baseadas na evidência OA7 Promover a reflexão ética e análise crítica da prática e eficácia da intervenção OA8 Demonstrar competências de reflexão critica sobre desenvolvimento pessoal e profissional.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    As metodologias de ensino assentam em três componentes: prática supervisionada com orientação do psicólogo da instituição de acolhimento (350h); reuniões de discussão e reflexão em formato de grupo com colegas de estágio e docente supervisor da ULP, em função das áreas especificas de intervenção (30h); seminários de estágio para discussão participada de casos clínicos (30h).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Macniven, J. (Ed., 2016) Neuropsychological formulation: a clinical casebook. London: Springer Morgan, J., & Ricker, J. (Eds.; 2017). Textbook of clinical neuropsychology (2nd edition). New York: Routledge, Taylor and Francis Group. Rajeswaran, J. (2012). Neuropsychological rehabilitation: principles and applications. London: Elsevier Inc. Wilson, B., Gracey, F., Evans, J., & Bateman, A. (2009). Neuropsychological rehabilitation: Theory, Models, Therapy and Outcome. New York: Cambridge University Press. Wilson, B., Winegardner, J., van Heughten, C., & Ownsworth, T, (2017). Neuropsychological rehabilitation: the international handbook. London and New York: Routledge, Taylor and Francis group. Winson, R., Wilson, B., & Bateman, A. (2017) The Brain Injury rehabilitation workbook. New York: The Guilford Press Macniven, J. (Ed., 2016) Neuropsychological formulation: a clinical casebook. London: Springer
  • Avaliação

    Avaliação

    A classificação é multinível e multi-informantes resulta das seguintes componentes:

    1) prática, atribuída pelo supervisor de estágio, considerando a avaliação fundamentada do orientador no local de estágio (de acordo com grelha fornecida pela ULP) (40%);

    2) atividades de supervisão atribuídas pelo supervisor, com base nas propostas e na análise crítica das atividades de estágio e na formulação de caso (30%); 

    3) portefólio de estágio (escrita e apresentação/discussão) (30%).

    A data de apresentação da formulação de caso e discussão de caso em contexto de seminário de estágio será definida no primeiro seminário. Os 4 relatórios que compõe o portefólio de estágio serão entregues, de forma faseada, ao longo do semestre, com as datas a serem apresentadas no primeiro seminário de estágio.

     

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