-
Apresentação
Apresentação
A UC propõe a aplicação prática dos conceitos principais no campo da prevenção do crime e da vitimação. Num primeiro momento, esta UC tem como objetivo apresentar conceitos-chave no planeamento e desenho de programas de prevenção, particularmente no que se refere à aplicação da Abordagem de Planeamento do Modelo Lógico. Esta UC dá especial atenção à avaliação dos programas de prevenção e procura ilustrar exemplos de boas práticas a nível nacional e internacional. Num segundo momento, os estudantes devem desenhar um programa de prevenção, consistente com os conteúdos apresentados e com as características e critérios de sucesso definidos anteriormente.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP1960-15332
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1.Principais conceitos sobre prevenção CP2.Programas de prevenção: principais características e critérios de sucesso CP3. Conceptualização do problema e do racional teórico subjacente 3.1 Diagnóstico de necessidades e definição do problema CP4.Planeamento e conceção de programas de prevenção 4.1 Modelo lógico de planeamento de programas de prevenção 4.1.1 Missão 4.1.2 Recursos: recursos humanos, financeiros, organizacionais, da comunidade 4.1.3 Objetivos gerais e específicos 4.1.4 Atividades 4.1.5 Cronograma 4.1.6 Resultados 4.1.7 Indicadores 4.1.8 Medidas 4.1.9 Sustentabilidade 4.1.10 Avaliação CP5. Avaliação de programas de prevenção 5.1. Avaliação do impacto a nível do objetivo geral, eficiência, eficácia das atividades, relevância para o público-alvo, e sustentabilidade CP6. Questões ético-deontológicas no desenvolvimento e avaliação de programas de prevenção.
-
Objetivos
Objetivos
OA1. Integrar os conceitos teóricos subjacentes ao planeamento, conceção e avaliação de programas de prevenção; OA2. Executar um diagnóstico de necessidades e proceder à definição e concetualização teórica do/s problema/s alvo; OA3. Demonstrar competências de planeamento de programas de prevenção tomando como referência o Modelo de Planeamento Lógico e os critérios de sucesso na implementação de programas desta natureza; OA4. Demonstrar competências de avaliação de programas de prevenção; OA5. Refletir criticamente sobre questões ético-deontológicas envolvidas no desenvolvimento e avaliação de programas de intervenção social.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
As metodologias de ensino propostas e descritas integram um conjunto de práticas de inovação pedagógica baseadas na evidência, e ajustadas aos objetivos e conteúdos da unidade curricular (e.g., exposição interativa, questionamento, sala de aula invertida).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Ayodele, J. (2019). Global Perspectives on Victimization Analysis and Prevention. IGI Global: USA. American Psychological Association (2014). Guidelines for Prevention in Psychology. American Psychologist, 69, 285¿296. https://doi.org/10.1037/a0034569 Buunk, A., & Van Vugt, M. (2013). Applying Social Psychology: From Problems to Solutions. London: SAGE Publications Ltd. ¿Daigle, E.(2021). Victimology: The Essentials. SAGE Kaplan, S. A., & Garrett, K. E. (2005). The use of logic models by community-based initiatives. Evaluation and Program Planning, 28, 167-172. https://doi.org/10.1016/j.evalprogplan.2004.09.002 Lab, S. (2023). Crime Prevention: Approaches, Practices, and Evaluations. Routledge Teasdale, B. & Bradley M. (2017). Preventing Crime and Violence. Springer International Publishing Tilley, N. (2024). Better crime prevention (2nd edition). London: Routledge
-
Avaliação
Avaliação
A avaliação da UC é contínua e contempla a elaboração, em contexto de grupo e sala de aula, duma tarefa em sala de aula (10%) e dum programa de prevenção, com entrega parcelar, que envolve dois elementos de avaliação:
-Elaboração de um Programa de Prevenção em grupo (50%);
-Avaliação individual, em dois momentos, da participação/envolvimento no trabalho e discussão/defesa oral individual do mesmo (20% + 20%).
- Os estudantes que não obtenham aprovação em período normal serão admitidos a exame final, que consistirá na entrega de uma análise crítica escrita acerca de um programa de prevenção a definir previamente ao exame pela docente (70%) e respetiva discussão/defesa oral no dia do exame (30%).
Os estudantes que efetuem melhoria de nota, terão que apresentar uma versão melhorada do trabalho escrito apresentado em avaliação contínua e responder oralmente a questões realizadas pela docente no dia do exame.
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim




