filmeu

Disciplina Planeamento, Avaliação e Implementação de Programas de Prevenção

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC propõe a aplicação prática dos conceitos principais no campo da prevenção do crime e da vitimação. Num primeiro momento, esta UC tem como objetivo apresentar conceitos-chave no planeamento e desenho de programas de prevenção, particularmente no que se refere à aplicação da Abordagem de Planeamento do Modelo Lógico. Esta UC dá especial atenção à avaliação dos programas de prevenção e procura ilustrar exemplos de boas práticas a nível nacional e internacional. Num segundo momento, os estudantes devem desenhar um programa de prevenção, consistente com os conteúdos apresentados e com as características e critérios de sucesso definidos anteriormente.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1.Principais conceitos sobre prevenção CP2.Programas de prevenção: principais características e critérios de sucesso CP3. Conceptualização do problema e do racional teórico subjacente 3.1 Diagnóstico de necessidades e definição do problema CP4.Planeamento e conceção de programas de prevenção 4.1 Modelo lógico de planeamento de programas de prevenção 4.1.1 Missão 4.1.2 Recursos: recursos humanos, financeiros, organizacionais, da comunidade 4.1.3 Objetivos gerais e específicos 4.1.4 Atividades 4.1.5 Cronograma 4.1.6 Resultados 4.1.7 Indicadores 4.1.8 Medidas 4.1.9 Sustentabilidade 4.1.10 Avaliação CP5. Avaliação de programas de prevenção 5.1. Avaliação do impacto a nível do objetivo geral, eficiência, eficácia das atividades, relevância para o público-alvo, e sustentabilidade CP6. Questões ético-deontológicas no desenvolvimento e avaliação de programas de prevenção.   
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1. Integrar os conceitos teóricos subjacentes ao planeamento, conceção e avaliação de programas de prevenção;  OA2. Executar um diagnóstico de necessidades e proceder à definição e concetualização teórica do/s problema/s alvo;   OA3. Demonstrar competências de planeamento de programas de prevenção tomando como referência o Modelo de Planeamento Lógico e os critérios de sucesso na implementação de programas desta natureza;  OA4. Demonstrar competências de avaliação de programas de prevenção;  OA5. Refletir criticamente sobre questões ético-deontológicas envolvidas no desenvolvimento e avaliação de programas de intervenção social. 
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    As metodologias de ensino propostas e descritas integram um conjunto de práticas de inovação pedagógica baseadas na evidência, e ajustadas aos objetivos e conteúdos da unidade curricular (e.g., exposição interativa, questionamento, sala de aula invertida).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Ayodele, J. (2019). Global Perspectives on Victimization Analysis and Prevention. IGI Global: USA. American Psychological Association (2014). Guidelines for Prevention in Psychology. American Psychologist, 69, 285¿296. https://doi.org/10.1037/a0034569 Buunk, A., & Van Vugt, M. (2013). Applying Social Psychology: From Problems to Solutions. London: SAGE Publications Ltd.  ¿Daigle, E.(2021). Victimology: The Essentials. SAGE  Kaplan, S. A., & Garrett, K. E. (2005). The use of logic models by community-based initiatives. Evaluation and Program Planning, 28, 167-172. https://doi.org/10.1016/j.evalprogplan.2004.09.002 Lab, S. (2023). Crime Prevention: Approaches, Practices, and Evaluations. Routledge Teasdale, B. & Bradley M. (2017). Preventing Crime and Violence. Springer International Publishing Tilley, N. (2024). Better crime prevention (2nd edition). London: Routledge 
  • Avaliação

    Avaliação

    A avaliação da UC é contínua e contempla a elaboração, em contexto de grupo e sala de aula, duma tarefa em sala de aula (10%) e dum programa de prevenção, com entrega parcelar, que envolve dois elementos de avaliação: 

    -Elaboração de um Programa de Prevenção em grupo (50%); 

    -Avaliação individual, em dois momentos, da participação/envolvimento no trabalho e discussão/defesa oral individual do mesmo (20% + 20%).

    - Os estudantes que não obtenham aprovação em período normal serão admitidos a exame final, que consistirá na entrega de uma análise crítica escrita acerca de um programa de prevenção a definir previamente ao exame pela docente (70%) e respetiva discussão/defesa oral no dia do exame (30%).

    Os estudantes que efetuem melhoria de nota, terão que apresentar uma versão melhorada do trabalho escrito apresentado em avaliação contínua e responder oralmente a questões realizadas pela docente no dia do exame.

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios