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Disciplina Planeamento, Avaliação e Implementação de Programas de Prevenção

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC propõe a aplicação prática dos conceitos principais no campo da prevenção do crime e da vitimação. Num primeiro momento, esta UC tem como objetivo apresentar conceitos-chave no planeamento e desenho de programas de prevenção, particularmente no que se refere à aplicação da Abordagem de Planeamento do Modelo Lógico. Esta UC dá especial atenção à avaliação dos programas de prevenção e procura ilustrar exemplos de boas práticas a nível nacional e internacional. Num segundo momento, os estudantes devem desenhar um programa de prevenção, consistente com os conteúdos apresentados e com as características e critérios de sucesso definidos anteriormente.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1.Principais conceitos sobre prevenção CP2.Programas de prevenção: principais características e critérios de sucesso CP3. Conceptualização do problema e do racional teórico subjacente 3.1 Diagnóstico de necessidades e definição do problema CP4.Planeamento e conceção de programas de prevenção 4.1 Modelo lógico de planeamento de programas de prevenção 4.1.1 Missão 4.1.2 Recursos: recursos humanos, financeiros, organizacionais, da comunidade 4.1.3 Objetivos gerais e específicos 4.1.4 Atividades 4.1.5 Cronograma 4.1.6 Resultados 4.1.7 Indicadores 4.1.8 Medidas 4.1.9 Sustentabilidade 4.1.10 Avaliação CP5. Avaliação de programas de prevenção 5.1. Avaliação do impacto a nível do objetivo geral, eficiência, eficácia das atividades, relevância para o público-alvo, e sustentabilidade CP6. Questões ético-deontológicas no desenvolvimento e avaliação de programas de prevenção.   
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1. Integrar os conceitos teóricos subjacentes ao planeamento, conceção e avaliação de programas de prevenção;  OA2. Executar um diagnóstico de necessidades e proceder à definição e concetualização teórica do/s problema/s alvo;   OA3. Demonstrar competências de planeamento de programas de prevenção tomando como referência o Modelo de Planeamento Lógico e os critérios de sucesso na implementação de programas desta natureza;  OA4. Demonstrar competências de avaliação de programas de prevenção;  OA5. Refletir criticamente sobre questões ético-deontológicas envolvidas no desenvolvimento e avaliação de programas de intervenção social. 
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias de ensino propostas e descritas integram um conjunto de práticas de inovação pedagógica baseadas na evidência, e ajustadas aos objetivos e conteúdos da unidade curricular (e.g., exposição interativa, questionamento, sala de aula invertida).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Ayodele, J. (2019). Global Perspectives on Victimization Analysis and Prevention. IGI Global: USA. American Psychological Association (2014). Guidelines for Prevention in Psychology. American Psychologist, 69, 285¿296. https://doi.org/10.1037/a0034569 Buunk, A., & Van Vugt, M. (2013). Applying Social Psychology: From Problems to Solutions. London: SAGE Publications Ltd.  ¿Daigle, E.(2021). Victimology: The Essentials. SAGE  Kaplan, S. A., & Garrett, K. E. (2005). The use of logic models by community-based initiatives. Evaluation and Program Planning, 28, 167-172. https://doi.org/10.1016/j.evalprogplan.2004.09.002 Lab, S. (2023). Crime Prevention: Approaches, Practices, and Evaluations. Routledge Teasdale, B. & Bradley M. (2017). Preventing Crime and Violence. Springer International Publishing Tilley, N. (2024). Better crime prevention (2nd edition). London: Routledge 
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