-
Apresentação
Apresentação
Esta UC fornece uma visão geral atual, abrangente e compreensível dos principais tópicos, teorias e controvérsias no âmbito da criminalidade. Considera as diversas perspectivas teóricas, articulando-as com as respostas ao nível da prevenção e da intervenção. Integra a teoria e a investigac¿a¿o, permitindo que os estudantes compreendam melhor como a teoria se relaciona com vários tipos de crime e respostas, de forma empiricamente fundamentada; Integra uma perspectiva comparativa, quando apropriado, e exemplos ou estudos de caso. Trata-se de uma UC essencial e complementar à vitimologia, concorrendo para uma perspectiva holística da vitimologia. Vitimação e crime não podem ser consideradas isoladamente mas conjuntamente, contribuindo a presente UC para esta análise conjunta. Esta UC proprociona conhecimentos essencias para uma melhor compreensão da intervenção psicológica com ofensores, bem como da avaliação foresense com agressores (juvenis e adultos).
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP1960-22651
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1: Abordagem conceptual ao crime e à delinquência 1.1. A mutabilidade do conceito de crime: complexidade na(s) definição (ões) 1.2. Transgressão, comportamento antissocial, comportamento desviante, crime e delinquência juvenil - definição e clarificação de conceitos CP2: Teorias explicativas do crime 2.1. A escola clássica e a escola positivista 2.2. Teorias biológicas 2.3. Teorias sociológicas 2.4. Teorias psicológicas 2.5. Teorias desenvolvimentais 2.6. O modelo biopsicossocial vs. Perspetiva integradora 2.7. Os principais factores de risco resultantes dos modelos teóricos e da investigação CP3: Enquadramento conceptual e caracterização dos principais tipos de crime e ofensores 3.1. Ofensores conjugais (VRI) 3.2. Stalkers 3.3. Ofensores sexuais 3.4. Ofensores violentos e psicopatia 3.5. Ofensores juvenis 3.6. Outros tipos de crime CP4: Questões ético-deontológicas na articulação entre o ofensor e o sistema de justiça e na investigação com ofensores
-
Objetivos
Objetivos
OA1: Compreender e explicar o modo como o crime e a delinquência têm sido concetualizados. OA2: Reconhecer e diferenciar as diferentes teorias explicativas do crime e da delinquência, nomeadamente os seus antecedentes, princípios, implicações e limitações; OA3: Refletir criticamente sobre a capacidade explicativa das diferentes teorias sobre o crime e a delinquência OA4: Reconhecer e refletir criticamente sobre os factores de risco resultantes dos modelos teóricos e da investigação sobre o crime e a delinquência OA5: Reconhecer os principais tipos de crime e compreender a sua prevalência, características dos ofensores, fatores de risco, modelos conceptuais e reincidência. OA6: Aplicar e integrar os conhecimentos teóricos na conceptualização de casos específicos; OA7: Refletir criticamente sobre as questões ético-deontológicas na articulação entre o ofensor e o sistema de justiça e na investigação com ofensores
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
As metodologias de ensino (ME) focam a construção e aplicação prática de conhecimentos, fornecendo simultaneamente bases teóricas sólidas, capacitando os estudantes para resolverem problemas reais próximos da prática profissional. Destacam-se as seguintes ME: - Exposição interativa (ME1) e Diálogo Interativo (ME2) fornecem uma base teórica sólida e promovem a reflexão e questionamento ativos. - Mapas conceituais (ME3) permitem que os estudantes organizem e visualizem os conhecimentos adquiridos, facilitando a sua compreensão e sintetização . - Análise de casos (ME4) permite aplicar teorias a situações reais. - Discussões em grupo (ME5) promovem a troca de perspetivas e aprofundam a reflexão crítica sobre as diferentes teorias e abordagens. - Debates estruturados (ME6) favorecem a capacidade crítica e argumentativa dos estudantes. - Aprendizagem colaborativa/jigsaw (ME7), em que cada estudante contribui para o conhecimento do grupo, construindo e partilhando conhecimentos.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Edwards, B.D., & Travis, L.F. (2024). Introduction to Criminal Justice. London: Routledge. Hagan, F., & Daigle, D. (2023). Introduction to Criminology: Theories, Methods, and Criminal Behavior (edition 11). London: Sage. Howitt, D. (2022). Introduction to Forensic and Criminal Psychology. (7th edition). London: Pearson Roberson, C., & Azaola, E. (2021). Juvenile delinquency: Why do youths commit crime? London: Rowman & Littlefield. Vitale, J. E. (2022). Dangerous Behavior in Clinical and Forensic Psychology - The complexity of psychopathy. Gewerbestrasse: Springer Nature Switzerland.
-
Avaliação
Avaliação
A UC adota Avaliação Contínua. A frequências às aulas é obrigatória para aprovação à UC e, para o seu controlo, será mantido um registo de assiduidade.
A avaliação contínua integra uma componente teórica e uma componente prática, dada a natureza teórico-prática da UC. Especificamente:
- Componente teórica - ponderação de 50% da classificação final; será avaliada através da realização de duas provas escritas (MA1), cada uma delas com uma ponderação de 25% para classificação final. É de indicar que ambos integrarão vários tipos de questões (escolha múltipla, correspondência, abertas e estudos de caso), de modo a assegurar que os estudantes demonstrem compreensão, análise, reflexão crítica e aplicação prática dos conhecimentos, de acordo com os objetivos de aprendizagem.
- Componente prática - ponderação de 50% da classificação final; será avaliada através da realização de um trabalho em grupo escrito (MA2) (20%), na sua apresentação e defesa oral do trabalho (MA3) (30%). O trabalho prático final é feito em articulação com a UC de Vitimologia. Os objetivos e orientações para o trabalho serão, antecipadamente, publicados no Moodle para conhecimento dos/as estudantes. O trabalho envolve uma revisão bibliográfica e a redação de um artigo científico teórico sobre uma tipologia de crime específica (não incluída nos conteúdos programáticos). A nota atribuída a¿ apresentação e a nota atribuída à defesa oral será individual, enquanto a nota atribuída ao artigo científico será atribuída ao grupo.
.O trabalho assenta na técnica jigsaw da aprendizagem colaborativa, em que os estudantes são divididos em pequenos grupos e cada grupo estuda um tipo específico de crime, tornando-se especialista nesse tipo de crime para partilhar e discutir com os colegas os conhecimentos que adquiriram. Esta forma de aprendizagem estimula a apropriação, compreensão e análise crítica dos conteúdos através da cooperação e partilha, como também promove a responsabilidade e a corresponsabilização pelos resultados de aprendizagem do grupo.
As componentes da UC (teórica e prática) são independentes e a classificação final da UC requer a aprovação independente em cada uma destas componentes, que resultará da média ponderada de todos os elementos de avaliação (= ou > 9,5).
Os estudantes que reprovem na avaliação contínua irão à avaliação final que integra uma prova escrita de conhecimentos (ponderação de 100%) e que envolverá as componentes teórica e prática independentes; os elementos de avaliação contínua com classificação positiva a uma das componentes (teórica ou prática) poderão ser congelados e transitar para a ponderação das classificações em exame de recurso.
Para além das especificidades descritas, a avaliação da Unidade Curricular obedecerá ao Regulamento de avaliação da Universidade Lusófona, bem como a quaisquer orientações adicionais que venham a ser emitidas pelos órgãos competentes da universidade.
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




