-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular tem por objetivo o treino prático de conhecimentos sobre procedimentos de investigação, nomeadamente ao nível do planeamento, fundamentação e estruturação de um estudo empírico. Os conteúdos programáticos apresentados foram selecionados e organizados por forma a promover uma aprendizagem sustentada, mas também por serem importantes para os estudantes prosseguirem os seus estudos e poderem, posteriormente, desenvolver uma dissertação de mestrado. Os mesmos serão lecionados através do recurso a uma diversidade de metodologias, com vista a promover o aprofundamento de conhecimento teórico, mas essencialmente o seu treino aplicado.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 3
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP1960-22656
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1: Linhas de investigação em curso no Mestrado em Psicologia da Justiça: Vítimas de Crime da ULP - Integração na investigação da equipa e discussão dos projetos desenvolvidos/em desenvolvimento CP2: Pesquisas em bases de dados CP3: Metodologias orientadas para a revisão de literatura CP4: Planos e procedimentos de investigação CP5: Técnicas de recolha e análise de dados CP6: Elaboração e escrita de projetos de investigação
-
Objetivos
Objetivos
A UC visa o desenvolvimento de conhecimentos sobre procedimentos de investigação e a promoção de competências de planeamento, fundamentação e estruturação de um projeto de investigação (PI). Especificamente: OA1: Definir um tema/questão de investigação original em Psicologia da Justiça OA2: Conduzir pesquisas bibliográficas sobre o tema OA3: Realizar leituras críticas de textos científicos relativos ao tema e proceder à sua síntese e integração. OA4: Desenhar um PI orientado e coerente com as questões de investigação e/ou hipóteses avançadas, cientificamente fundamentado e eticamente justificável
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
As metodologias de ensino incluem a Aprendizagem Baseada em Projetos (ME1), onde os estudantes desenvolvem projetos de investigação efetivos, aplicando conhecimentos e competências. Recorre-se também à aprendizagem baseada em equipas (Team-based learnin TBL) (ME2) integrando os estudantes em grupos de investigação, onde podem partilhar conhecimentos e aprender diretamente com investigadores experientes. Recorre-se à aprendizagem experiencial (ME3), permitindo que adquiram conhecimentos e competências através da participação em reuniões e desenvolvimento de projetos. A mentoria estruturada (ME4) é outra metodologia central, em que estudantes são integrados nas equipas de investigação sob a supervisão direta dos mentores, que acompanham o desenvolvimento de competências específicas e a progressão dos projetos. No seminário recorre-se à exposição interactiva (ME5) que combina a transmissão de conhecimentos sólidos com o enriquecimento proporcionado pelo diálogo e pela prática.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
American Psychological Association (2020). Publication manual of the American Psychological Association (7th ed). Washington: APA. Cooper, H., Coutanche, M., McMullen, L., Panter, A., Rindskopf, D., & Sher, K. (2023). APA handbook of research methods in psychology: Foundations, planning, measures, and psychometrics, Vol. 1. APA. Cooper, H. Coutanche, M. McMullen, L., Panter, A., Rindskopf, D., & Sher, K. (2023). APA handbook of research methods in psychology: Research designs: Quantitative, qualitative, neuropsychological, and biological, Vol. 2. APA Cooper, H., Coutanche, M., McMullen, L., Panter, A., Rindskopf, D., & Sher, K. (2023). APA handbook of research methods in psychology: Data analysis and research publication, Vol. 3. APA. Denzin, N.K., Lincon, Y.S., Giardina, M.D., & Cannella, G.S. (2024). The Sage Handbook of Qualitative Research (6th ed). London: Sage .
-
Avaliação
Avaliação
A avaliação integra três elementos:
(1) Projeto de dissertação, com uma ponderação de 40% (MA1) - O documento escrito será avaliado por um docente avaliador externo, indicado pela direção de curso.
(2) Trabalho de orientação, com uma ponderação de 30% (MA2) - Classificação atribuída pelo docente orientador
(3) tarefa de seminário/ o Pitch do projeto, com uma ponderação de 30% (MA3) - Classificação atribuída pelo docente responsável pelo seminário.
Estão estabelecidos critérios operacionalizados de avaliação para cada um destes elementos, publicado no moodle.
Os estudantes que não obtenham aprovação na avaliação contínua poderão ir a avaliação final na época de recurso, implicando a entrega de um novo projeto de investigação (ponderação de 100%).
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




