filmeu

Disciplina Vitimologia

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC visa o desenvolvimento de conhecimentos acerca da Vitimologia enquanto área de saber, explorando a sua evolução histórica, conceptual e epistemológica e o papel da vítima como objeto de estudo. Pretende abordar tipos particulares de vitimação, proporcionando conhecimentos acerca da sua epidemiologia, das dinâmicas abusivas e do seu impacto na vítima. É, ainda, objetivo abordar (novos) tipos de vitimação, procedendo a uma breve contextualização teórica e empírica. No final da UC, os estudantes devem ser capazes de compreender a emergência e evolução paradigmática da Vitimologia; compreender e refletir sobre o papel da vítima no crime, a sua experiência, o impacto associado e a sua posição nos sistemas formal e informal; compreender os principais tipos de vitimação e as suas dinâmicas específicas; reconhecer outros tipos de vitimação que recentemente integraram os espaços de discussão e investigação neste domínio.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. Abordagem histórica, teórica e epistemológica da Vitimologia  1.1. Emergência e evolução da Vitimologia enquanto área de conhecimento 1.2. Desenvolvimento histórico da Vitimologia, transformações ideológicas e políticas 1.3. Teorias explicativas da vitimação  CP2. Enquadramento conceptual e caracterização dos principais tipos de vitimação  2.1. Vitimação na idade adulta  2.1.1. Violência nas relações de intimidade  2.1.2. Violência sexual  2.1.3. Stalking  2.1.4. Violência sobre pessoas idosas  2.2. Vitimação na infância/adolescência  2.2.1. Abuso e negligência  2.2.2. Abuso sexual  2.2.3. Bullying/Cyberbullying CP3. Enquadramento conceptual de ‘novos’ fenómenos de vitimação CP4. Questões ético-deontológicas na articulação entre a vítima e o sistema de justiça e na investigação com vítimas
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1: Reconhecimento da Vitimologia enquanto área de conhecimento autónoma e explicação do seu desenvolvimento; OA2: Reconhecimento e diferenciação das principais teorias explicativas da vitimação; OA3: Compreensão dos principais tipos de vitimação na infância, adolescência e idade adulta e explicação da sua epidemiologia, dinâmicas abusivas, modelos explicativos e impacto psicossocial; OA4: Aplicação e integração dos conhecimentos teóricos na conceptualização de casos específicos; OA5: Explicação de outros tipos de vitimação que recentemente integraram a investigação neste domínio; OA6: Reflexão crítica sobre questões ético-deontológicas no trabalho com vítimas.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    As metodologias de ensino-aprendizagem desta UC, alinhadas com os objetivos e a evidência científica, incluem: exposição oral com apoio audiovisual (ME1); diálogo interativo em pequeno e grande grupo (ME2); exercícios de aplicação e treino (ME3); metodologia de Jigsaw (ME4); e feedback, por pares e docente (ME5 e ME6). A exposição oral (ME1), aplicada de forma transversal, assegura bases teóricas sólidas em Vitimologia, conforme o modelo pedagógico do CE. O diálogo interativo e o feedback (ME2, ME5, ME6) promovem pensamento crítico e reflexivo, essenciais ao desenvolvimento profissional. A aprendizagem baseada em competências é reforçada por exercícios práticos (ME3), centrados na análise e conceptualização de casos, preparando os/as estudantes para a resolução de problemas reais e para a prática em psicologia da justiça, sobretudo no trabalho com vítimas. Já a metodologia de  Jigsaw (ME4) promove envolvimento ativo, exploração autónoma e aprendizagem colaborativa.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Clevenger, S., Navarro, J., Marcum, C., & Higgins, G. (2024). Understanding Victimology: An Active-learning Approach. Routledge. Daigle, L. (2018). Victimology (2sd Ed.). Sage Publications. Kirchengast, T. (2016). Victims and the criminal trial. Palgrave Macmillan. Korbin, J. E., Krugman, R. (Eds.) (2022). Handbook of Child Maltreatment. Springer. Machado, C. (2010). Novas formas de vitimac¿a¿o criminal. Psiquilibrios Edic¿o¿es
  • Avaliação

    Avaliação

    A UC adota Avaliação Contínua (AC). A frequências às aulas é obrigatória para aprovação à UC (mínimo de 70%) e, para o seu controlo, será mantido um registo de assiduidade. A avaliação integra uma componente teórica e uma componente prática, dada a natureza teórico-prática da UC. Especificamente:

    Componente teórica (MA1):  2 provas escritas que incluem questões de escola múltipla, questões de interpretação e/ou análise de casos (50%; cada uma com uma ponderação de 25%).

    Componente prática (MA2): 1 trabalho prático final em articulação com a UC de Crime e delinquência, realizado em grupo e com ponderação de 50% na nota final (20% relativos ao artigo científico final e 30% relativos a¿ apresentação e defesa oral).

     

    Os objetivos e orientações para o trabalho serão, antecipadamente, publicadas no Moodle para conhecimento dos/as estudantes. O trabalho envolve uma revisão bibliográfica e a redação de um artigo científico teórico sobre um fenómeno de vitimação específico (não incluído nos conteúdos programáticos); e a apresentação e discussão deste fenómeno de vitimação em contexto de sala de aula. A nota atribuída a¿ apresentação/defesa oral será individual, a nota atribuída ao artigo científico será atribuída ao grupo. As componentes da UC (teórica e prática) são independentes e a classificação final da UC requer a aprovação independente em cada uma destas componentes, que resultará da média ponderada de todos os elementos de avaliação (= ou > 9,5). Estudantes sem aprovação podem submeter-se a exame final que integra uma prova escrita de conhecimentos (ponderação de 100%) e que envolverá as componentes teórica e prática independentes; os elementos de avaliação contínua com classificação positiva a uma das componentes (teórica ou prática) poderão ser congelados e transitar para a ponderação das classificações em exame de recurso.  

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios