-
Apresentação
Apresentação
Esta UC do 2º ciclo em Treino Desportivo em Futebol, área científica das Ciências do Desporto, tem como objetivo a aquisição de conhecimentos e competências atualizadas, referentes às principais questões da Fisiologia e Traumatologia aplicadas ao Treino do Futebol. Pretende-se que os estudantes conheçam as alterações fisiológicas, funcionais e orgânicas decorrentes da prática dos diversos tipos de treino, e as principais características traumatológicas típicas da modalidade. A aquisição destes conhecimentos - fundamentados na mais recente evidência científica - é determinante para o desempenho competente da prescrição e orientação do treino, da concepção dos programas de treino para a melhoria da performance física e fisiológica, e para a prevenção primária e/ou secundária de patologia inerentes à prática.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 9
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP6223-22701
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Princípios Fundamentais da Fisiologia Desportiva aplicada ao futebol. 2. Adaptações Fisiológicas Agudas e Crónicas à Prática do Futebol nos Sistemas: Musculosquelético; Cardiorrespiratório e Imunológico. 3. Mecanismos Fisiológicos da Fadiga e da Adaptação Sistémica e Local à Prática do Futebol. 4. Meios e Métodos na Prevenção de Lesões no Futebol. 5. Principais Conceitos da Traumatologia no Futebol. 6. Meios e Métodos de Reabilitação e Retorno à Prática.
-
Objetivos
Objetivos
Os objetivos de aprendizagem (OA) são: 1- Compreender os mecanismos fisiológicos fundamentais que modelam as adaptações agudas e crónicas às exigências do futebol. 2- Compreender o impacto que o treino exerce na aptidão física, nas capacidades condicionais, e na saúde do futebolista. 3- Compreender e distinguir os diferentes componentes das exigências físicas do futebol e a forma como estes influenciam o fenómeno da adaptação. 4- Compreender os princípios gerais de fadiga e de prevenção de lesões, no futebol, identificando os níveis de intervenção, e aplicando os principais protocolos de prevenção. 5- Definir o conceito de lesão no futebol. 6- Identificar e descrever as principais causas associadas aos macro e microtraumatismos inerentes à prática do futebol. 7- Descrever as causas, os sintomas e as estruturas anatómicas mais afetadas pelas lesões de sobrecarga e caracterizar fatores de risco associados. 8- Descrever os cuidados pós-lesão e identificar os princípios gerais de intervenção.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Utilização de novas ferramentas para monitorizar o treino e recuperar o atleta.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Gregson, W., & Littlewood, M. (2018). Science in Soccer: Translating Theory into Practice. Bloomsbury Publishing. Musahl, V., Karlsson, J., Krutsch, W., Mandelbaum, B. R., Espregueira-Mendes, J., & d'Hooghe, P. (Eds.). (2018). Return to Play in Football: An Evidence-based Approach. Springer. Meyer, T., Faude, O., & aus der Fu¿nten, K. (2015). Sports Medicine for Football: Insight from Professional Football for All Levels of Play. Meyer & Meyer Verlag
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não