filmeu
coordenador-municipal-de-protecao-civil-header

Pós-Graduação Coordenador Municipal de Proteção Civil

Porto
O Curso de Formação e de Pós-graduação em Coordenador Municipal de Proteção Civil (PGCOM) segue o previsto na Portaria n.º 354/2019, de 7 de outubro, em matéria de formação obrigatória para atuais e futuros COM: período de formação 223 horas divididas em 6... Ler mais

Partilhar

Email

Formato do cursoMisto Horas223h Créditos21 ECTS
  • Apresentação

    Apresentação

    O Curso de Formação e de Pós-graduação em Coordenador Municipal de Proteção Civil (PGCOM) segue o previsto na Portaria n.º 354/2019, de 7 de outubro, em matéria de formação obrigatória para atuais e futuros COM: período de formação 223 horas divididas em 6 módulos. O curso foi estruturado em ECTS de modo a que os seus titulares possam rentabilizá-lo também em sede de formação académica superior. A garantia de um diploma de Pós-graduação por uma Universidade Portuguesa para titulares de habilitação académica superior constitui outra mais-valia. O curso corresponde a uma proposta formativa de alto nível que privilegia áreas fundamentais da atividade da proteção civil municipal, com destaque para a gestão e coordenação no âmbito municipal.
  • Condições de Ingresso

    Condições de Ingresso

    Estar a desempenhar as funções de Coordenador Operacional Municipal. Ser previsível a sua nomeação para o exercício de funções de Coordenador Operacional Municipal. Ser elemento do Serviço Municipal de Proteção Civil e/ou de uma Unidade Local de Proteção Civil.
  • Competências

    Competências

    Garantir a formação obrigatória exigida pela Portaria n.º 354/2019, de 7 de outubro, para os atuais e futuros Coordenadores Municipais de Proteção Civil e os correspondentes conhecimentos e competências, especialmente: 1. Âmbito e competências do SMPC. 2. Sensibilização e Informação pública. 3. Análise de riscos e vulnerabilidades. 4. Planeamento de emergência. 5. Coordenação operacional municipal de proteção civil. 6. Exercícios de coordenação operacional municipal de proteção civil.
  • Objetivos

    Objetivos

    Dar cumprimento ao exigido pela Portaria n.º 354/2019, de 7 de outubro, em matéria de formação obrigatória para os atuais e futuros Coordenadores Municipais de Proteção Civil, servindo ainda aos Técnicos Municipais de Proteção Civil e das Unidades Locais de Proteção Civil e outros agentes. O foco é na formação técnica e científica aplicada e no treino com vista à integração rápida de competências em contexto de trabalho e a uniformização de comportamentos organizacionais e de planeamento ao nível dos SMPC.
  • Razões para frequentar este curso

    Razões para frequentar este curso

    • Adquirir e/ou aprofundar a formação técnica e científica aplicada e no treino com vista à integração rápida de competências em contexto de trabalho e a uniformização de comportamentos organizacionais e de planeamento ao nível dos SMPC.
    • O curso explora a aprendizagem prática através da realização de diferentes exercícios e a relação entre os SMPC e as Unidades Locais de Proteção Civil num contexto de proteção, socorro e assistência de proximidade às pessoas e bens em risco e de primazia para a capacidade de atuação local.
  • Programa

    Programa

    • [Anual]
    • Âmbito e competências do SMPC 2 ects
    • Análise de Riscos e Vulnerabilidades 5 ects
    • Coordenação Operacional Municipal de Proteção Civil 4 ects
    • Exercícios de Coordenação Operacional Municipal de Proteção Civil 3 ects
    • Planeamento de Emergência 5 ects
    • Sensibilização e Informação Pública 2 ects
  • Saídas Profissionais

    Saídas Profissionais

    O curso de Pós-graduação em Coordenador Municipal de Proteção Civil, Garante a formação obrigatória exigida pela Portaria n.º 354/2019, de 7 de outubro, para os atuais e futuros Coordenadores Municipais de Proteção Civil dos Serviços Municipais de Proteção Civil.

Centro Universitário

Porto | Fac.Ciênc.Naturais,Engª e Tecnol.
CANDIDATAR-ME

Fases de candidaturas a decorrer

Consulte abaixo as fases de candidaturas a decorrer para este curso.
Pode consultar todas as outras fases aqui.

Valores

A este ciclo de estudos/programa de formação aplicam-se as tabelas de emolumentos em vigor na Universidade Lusófona.

Direção do Curso

Artur Costa

Secretariado

Carla Silva

Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios