filmeu
Imagem notícias defeito 1

Over & Out | O Resumo do Ano 2021

A apresentação dos melhores trabalhos desenvolvidos no Departamento de Cinema e Arte dos Media.

21.07.21 - 00h00

Consultar o resumo de um dia específico:
Dia 1 Dia 2 Dia 3 Dia 4



A Universidade Lusófona de Lisboa apresentou mais uma vez o evento anual Over & Out. De 12 de julho a 15 de julho foram apresentados e premiados os melhores trabalhos desenvolvidos pelos estudantes finalistas das Licenciaturas e Mestrados do Departamento de Cinema e Arte dos Media.

O evento arrancou no Palácio do Vimioso do Instituto Politécnico da Lusofonia (IPLUSO) com a exposição dos melhores trabalhos nas áreas da arte, desenho, fotografia e pintura, passando também pela Sala de Cinema Fernando Lopes da Universidade Lusófona, exibindo os melhores trabalhos em uma tela de cinema para todos os convidados, alunos e professores.

O último dia do Over & Out 2021 passou ainda pelo Cinema São Jorge que, embora com as restrições da pandemia, encheu uma vez mais. A cerimónia de encerramento começou com a apresentação das curtas metragens vencedoras e prolongou-se com a apresentação do filme vencedor KinoEyes - "Como domar um elefante selvagem" e com destaque dos filmes elaborados pelos alunos de cinema e arte dos média "Um terço" e "Quando a terra sangra".

O evento ultrapassou todas as expectativas dos coordenadores e participantes, dada a grande afluência de público no decorrer dos quatro dias de evento.



Dia 1 - Over & Out 2021 abre com exposição artística



No dia 12 de julho ocorreu o primeiro dia do evento Over & Out da Universidade Lusófona de Lisboa. A inauguração contou com a apresentação dos melhores trabalhos dos estudantes das licenciaturas de artes, fotografia, design e ciências de som que decorreu no palácio do Vimioso do Instituto Politécnico da Lusofonia (IPLUSO).

No evento, que teve início às 18 horas, foram apresentados trabalhos fotográficos dos alunos do primeiro, segundo e terceiro ano das diferentes áreas ligadas à arte. Foi possível ver retratos de professores, alunos, animais e, também, abstratos. Para além de fotografia, a exposição contou ainda com trabalhos dos estudantes de artes-plásticas, bem como trabalhos relacionados com som, vídeo e desenho.

O Palácio Vimioso do IPLUSO, foi o local escolhido para dar início à exposição dadas as suas características técnicas, permitindo fazer com que os trabalhos fossem espalhados pelas salas e espaços, assim como: casas de banho, lareiras, cozinhas e todos os espaços dinâmicos e distintos possíveis. Os convidados puderam, ainda, interagir com alguns dos projetos interativos através de computadores, mecanismos de som e outras tecnologias.

Durante o evento foi, ainda, apresentado o livro artístico ¿Playing Drawing Thinking¿ produzido por docentes e alunos das licenciaturas de artes, bem como a entrega de prémios àqueles que tiveram os seus trabalhos destacados.



Dia 2 - Cinema Fernando Lopes dá lugar ao 2.º dia do Over & Out 2021



No dia 13 de julho de 2021, ocorreu o segundo dia do evento Over & Out da Universidade Lusófona de Lisboa, na Sala de Cinema Fernando Lopes. O evento procurou apresentar os melhores trabalhos dos estudantes das licenciaturas de animação, videojogos e de artes de animação.

A sessão foi aberta ao público e teve a coordenação dos professores das licenciaturas que apresentaram os projetos de cada área. Foram ainda destacados os desafios colocados pela covid-19 aos estudantes, durante o seu trabalho intensivo, tendo estes sido parabenizados pelos projetos e vídeos conseguidos nestas circunstâncias adversas. Curtas metragens e vídeos animados, foram alguns dos projetos apresentados que passaram mensagens importantes desde o enfrentar de problemas, questões ambientais, até à saúde mental.

Os alunos viram os seus projetos de vídeo partilhados numa tela de cinema que a Universidade Lusófona oferece, garantindo uma elevada qualidade de transmissão.



Dia 3 - Os trabalhos dos estudantes de Cinema, Vídeo, Multimédia



No dia 14 de julho de 2021 ocorreu o 3.º dia do evento Over & Out da Universidade Lusófona de Lisboa. A sessão que decorreu na sala de cinema Fernando Lopes apresentou os melhores trabalhos dos estudantes das Licenciaturas em cinema, vídeo, multimédia, bem como do Mestrado em Estudos Cinematográficos.

A ULHT apresentou na tela de cinema os melhores trabalhos desenvolvidos pelos estudantes ao longo deste ano letivo. As mini séries do segundo ano destacaram-se pelas suas músicas e temas atuais, tendo abordado desde comédia até problemas sociais nos mais jovens. O documentário "A arte do Sexo", destacou-se como um dos melhores documentários pelo tema abordado e suas questões técnicas, nomeadamente, a forma de execução e as perspetivas da realização de um filme pornográfico.

O evento apresentou, ainda, filmes publicitários desenvolvidos na licenciatura de cinema, vídeo e comunicação multimédia. Todos eles parabenizados pelos professores dos respetivos cursos.



Dia 4 - Cinema São Jorge dá lugar ao Over & Out 2021



Ocorreu no dia 15 de julho o último dia do evento Over & Out 2021 da Universidade Lusófona de Lisboa. O evento, que decorreu no cinema S. Jorge, encheu a plateia para assistir à exibição dos melhores trabalhos desenvolvidos pelos alunos.

Depois de um ano conturbado, foi possível a realização do evento presencialmente sem deixar de lado todas as medidas de segurança: desde a higienização das mãos, ao espaço entre cadeiras. Desta forma, os melhores trabalhos tiveram a possibilidade de serem exibidos numa tela de cinema em Lisboa, para todos. Na sessão foi ainda possível observar uma montra com algumas das publicações produzidas pelos estudantes da Licenciatura em Design de Comunicação.

Os estudantes do Mestrado Internacional KinoEyes fizeram ainda a apresentação dos seus melhores projetos, tendo sido anunciado o filme vencedor. Foram, ainda, apresentadas as curtas metragens finais dos estudantes do 3.º ano da Licenciatura em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia e da Licenciatura em Animação Digital. Com destaque para a apresentação do prémio "20 anos a fazer filmes" comemorativos dos 20 anos da Licenciatura de Cinema.

O evento que terminou por volta das 22h30, finalizou com a entrega de prémios aos alunos do Departamento de Cinema e Artes dos Media da Universidade Lusófona.

Partilhar

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios