Apresentação do Curso
O Desporto, enquanto fenómeno à escala mundial, é hoje força mobilizadora com indiscutível capacidade de atrair massas significativas de praticantes/consumidores, às organizações e eventos desportivos, competindo estes por quotas de mercado num mundo globalizado, exigente, competitivo e volátil.
Consciente desta realidade, a Faculdade de Educação Física e Desporto promove este curso, que pretende fornecer ferramentas técnicas e científicas que promovam uma prestação profissional de elevada qualificação e especialização. Os alunos tornam-se aptos a exercer funções de liderança e coordenação/implementação de projetos, colmatando assim a lacuna existente no mundo exigente da gestão e marketing de organizações e eventos desportivos.
Para tal, o curso conta com a colaboração de uma equipa docente que alia o conhecimento académico e científico a uma experimentada prestação profissional, em organizações desportivas de referência, integrando conhecimentos em áreas complementares chave num contexto de rápida mudança e forte ambiente concorrencial. Está estruturado de forma a privilegiar a componente prática, complementada por conferências e workshops sobre temas da atualidade do mercado.
ECTS
28 ECTSDireção do Curso
Secretariado
Condições de Ingresso
Os candidatos serão selecionados com base na sua inscrição, curriculum vitae (formação e ligação às organizações desportivas), e se for necessário a realização de uma entrevista. A admissão ao curso será aprovada pela coordenação da pós-graduação.
Requisitos de Graduação
Ter concluído um total de 28 ECTS
Objetivos
Os objetivos da Pós-graduação em Gestão e Marketing do desporto são: proporcionar conhecimentos atuais e especializados sobre a gestão e o marketing do desporto; capacitar a análise crítica da realidade das organizações desportivas e a interpretação e conceção de indicadores de leitura do mercado desportivo; diagnosticar problemas e perspetivar tendências do mercado desportivo; definir planos estratégicos de intervenção nas organizações desportivas e sua implementação; organizar e planear projetos e eventos desportivos; conceber e aplicar projetos/negócios próprios inovadores.
Destinatários
Licenciados ou estudantes em Educação Física e Desporto, Gestão, Economia, Marketing, Ciências da Comunicação, Turismo ou outras áreas afins;
Dirigentes e Técnicos com cargos de coordenação e/ou gestão em organizações desportivas públicas (autarquias, federações, clubes e associações) ou privadas (ginásios, health clubs, academias de futebol, escolas de surf, empresas de organização de eventos desportivos, empresas de animação turística, entre outras);
Profissionais interessados em exercer funções relacionadas com a gestão e o marketing do desporto, nomeadamente aqueles que querem criar projetos/negócios próprios, bem como todos os interessados em adquirirem conhecimentos na área que demonstrem aptidões para integrarem o curso.
Estudos Futuros
Os pós-graduados em Gestão e Marketing do Desporto poderão prosseguir os seus estudos através do 2º ciclo (mestrado) de diversos cursos das áreas das Ciências Empresariais existentes na Universidade Lusófona.
Poderá oportunamente surgir um eventual mestrado em gestão e marketing do desporto que permita a continuação direta dos estudos iniciados, através de equivalências dadas aos créditos realizados (ECTS).
Observações
Próxima edição da Pós-Graduação: Janeiro de 2021
Horário previsto: 6ª feira (das 18:00 às 22:00) e Sábado (das 9:00 às 13:00)