Nós e Eles? Olhares sobre Cultura Cigana e Interculturalidade
Seminário promoveu diálogo sobre género, estereótipos e mediação cultural na comunidade cigana
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
O seminário “Nós e Eles? Olhares sobre a Cultura Cigana, Género e Interculturalidade” realizou-se no dia 10 de fevereiro de 2026, entre as 09h00 e as 12h30, no Auditório Agostinho da Silva, na Universidade Lusófona – Centro Universitário de Lisboa, em formato híbrido, com participação presencial e transmissão online, mediante inscrição prévia.
A iniciativa, organizada pela ULusófona e pelo CeiED, criou um espaço de reflexão e diálogo assente na partilha de experiências e no encontro de diferentes perspetivas. O programa integrou a mesa-redonda “Entre Tradição, Invisibilidade e Mudança”, centrada na análise de perceções, estereótipos e atitudes, bem como no papel das políticas educativas e sociais na promoção da participação das mulheres ciganas.
Seguiu-se um workshop de caráter experiencial e interativo, orientado para o contacto com práticas de mediação cultural e a partilha de vivências em contextos educativos e comunitários. A partir de situações reais, promoveu-se o diálogo intercultural e a reflexão sobre identidades, valores, organização social e papéis de género, reforçando a importância da inclusão e da participação.
Texto
Fernão Simões
Cobertura
Fernão e Beatriz
Cursos Relacionados
Outras Notícias
- Investigadora da ULusófona participa na 3.ª Conferência Internacional da WAAR
- Estudantes da ULusófona destacam-se em Festivais Internacionais de Cinema
- Animação “Things That I Was Gathering” reforça percurso nos Festivais Europeus
- Estudantes de Engenharia do Ambiente participam em formação da LIS-Water
- Cartão de Estudante ULusófona 26/27





