Resume
É sociólogo, investigador e membro da Comissão Coordenadora da Cátedra UNESCO "Educação, Cidadania e Diversidade Cultural", investigador da Fondacion Marguerite et Aimé Maeght, e professor da Universidade Lusófona , onde leciona unidades curriculares em cursos de licenciatura e nos programas de mestrado e doutoramento do Departamento de Museologia, sendo Diretor do Mestrado em Sociomuseologia desde janeiro de 2023. É Doutor em museologia pela mesma universidade, com pós-doutorado pela Université Côte d'Azur em sociologia da cultura, é doutorando do Programa Interuniversitário em História da Universidade de Lisboa, Universidade Católica Portuguesa, Universidade de Évora e Instituto Universitário de Lisboa; possui mestrado em Ciências Sociais (2014) e em História Social (2012) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pela Universidade de São Paulo; especialização em História da Arte, Museologia e Gestão de Políticas Públicas, respectivamente pela Università degli Studi di Milano (2009), Museu de Arte Contemporânea da USP (2010) e Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (2010); licenciado em Sociologia e Política (FESP-SP), História (UNIFESP), e em Pedagogia (UNIP-SJ). Tem interesse nas áreas de sociologia da cultura, sociomuseologia, museologia e desenvolvimento, teoria do Estado, teoria das elites e do parentesco, políticas públicas para a educação e desenvolvimento social, decolonialidade e pensamento social.
Graus
-
DoutoramentoMuseologia
-
DoutoramentoHistória
-
Magister (2.º ciclo de estudos)Ciências Sociais
-
Magister (2.º ciclo de estudos)História
-
GraduadoHistória
-
GraduadoSociologia e Política
-
GraduadoPedagogia
-
Postgraduate CertificateHistória da Arte
-
Postgraduate CertificateGestão Públicas
-
Postgraduate CertificateMuseologia
Publicações
Artigo em revista
- 2023-12-07, The national campaign for regional museums: research and university between São Paulo and Belo Horizonte, Cadernos de Sociomuseologia
- 2019, Escola Nova and Leontina Busch: School Museums and Historical-Pedagogical Museums in the State of São Paulo between the 1930s and 1970s, Cadernos de Sociomuseologia
- 2018-06-29, Discurso paulista de modernidade e o museu: Yolanda Penteado, dos salões de arte aos museus regionais do nordeste (1903-1968), Revista NEP - Núcleo de Estudos Paranaenses da UFPR
- 2017-09-06, De Estado a Civil: As políticas de relações matrimoniais da casa imperial do Brasil e sua legitimação sucessória (1843-1944), Revista NEP - Núcleo de Estudos Paranaenses da UFPR
Livro
- 2018, As Políticas Monárquicas de Relações Familiares nos Bálcãs: O fracionamento da possessão europeia do Império Otomano, 1, Pausini, Adel, Chiado
Recurso online
- 2020-06, REA-Sociomuseologia-14. Democratização e Aprendizagem Participativa: da Escola Nova aos Museus Escolares no Brasil (Democratization and Participatory Learning: from "Escola Nova" to School Museums in Brazil), https://www.youtube.com/watch?v=E8mtLbq35g4&t=26s