Docente
Edmundo José Neves Cordeiro

Edmundo José Neves Cordeiro
edm***@ulusofona.pt
D21F-F221-722B

Resume

Edmundo Cordeiro completed his PhD in Communication Sciences in 2003. He is an Associate Professor and Researcher (Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, CICANT), and teaches at the Departamento de Cinema e Artes dos Média and at the Departamento de Ciências da Comunicação at the same University. He published «Actos de Cinema», by Angelus Novus, Coimbra, 2005, and completed a post-doctoral research at the Université de Montréal (Canada) and at the Universidade Nova de Lisboa, which resulted in the book «Pedro Costa e Pierre Perrault. Intercessão, Força Ficcional, Força Documental», by Creative Space / Amazon, Lisboa, 2013. He directed the film «Todas As Cartas de Rimbaud» (2017).

Graus

  • Pós-doutoramento
    Act of filming: documentary and fiction on Pedro Costa's films
  • Pós-doutoramento
    Act of filming: documentary and fiction on Pedro Costa's films
  • Mestrado
    Mestrado em Comunicação Social
  • Licenciatura
    Comunicação Social
  • Doutoramento
    Ciências da Comunicação
  • Diploma de especialização
    Curso Livre de História de Portugal (Professor Joaquim Veríssimo Serrão)

Publicações

Arte visual

  • Vozes Humanas. Quatro Actrizes, a Voz, o Espaço Vazio (curta-metragem, 32', HD, Cor, PB - com Jorge Cramez, 2014)
  • Ventura: a Personagem Estratigráfica (ensaio de curta-metragem, 16', 2013)
  • Uma Que Só Vem Quando Quer (curta-metragem, 18', HD, Cor, PB, Português, 2018)
  • Todas As Cartas de Rimbaud (filme com Maria Filomena Molder, 59', HD, Cor, PB, Português, Francês, 2017)
  • Que há um som certo para as coisas, há (documentário de curta-metragem com Miguel Martins, HD, 22', Cor, PB, 2014)
  • No Mínimo Genial. Vasco Pimentel, director de som (documentário de curta-metragem, HD, 25', 2015)
  • Isabel Ruth, actriz (filme de entrevista, 53', HD, Cor, PB, 2014)
  • Força cinematográfica: fazer ver (ensaio de curta-metragem, 22', PB, 2012)
  • Ana Moreira, actriz (documentário de curta-metragem, HD, 27', Cor, PB, 2014)

Artigo em conferência

  • 2021-06-24, O conceito de intercessão, VII Congresso Internacional de Investigadores do Audiovisual
  • 2019-07-29, The Elevator Scene in “Horse Money": The Sound-Image, Avanca | Cinema 2019 International Conference
  • 2019-06-10, Sword and Body (João César Monteiro, between Poetry and Cinema), 10th Annual International Conference on Visual and Performing Arts 10-13 June 2019, Athens, Greece
  • 2018-06-11, The elevator Scene in "Horse Money": The Sound-Image, 9 th Annual International Conference on Visual and Performing Arts, 11-14 June 2018, Athens, Greece
  • 2018, "Jaime" ou a origem do cinema português contemporâneo, Avanca I Cinema International Conference 2018

Capítulo de livro

  • 2021, Todas as Cartas de Rimbaud e Rebuçados Venezianos. Entre um filme e outro, Transartes, arte expandida e novas linguagens , CECS
  • 2020, Ganhar forma - uma palavra sobre Simondon, Eu sou tu. Experiências ecocríticas, Universidade do Minho
  • 2011, Deleuze: Comunicação e Palavra de Ordem, Filosofias da Comunicação, LabCom Books, Universidade da Beira Interior
  • 2010, Visões técnicas, Arqueologia da Mediação, Fundação Calouste Gulbenkian
  • 2010, O ecrã nos filmes: Buster Keaton duas vezes, Ecrã, Paisagem e Corpo, Campo Grácio Editor
  • 2000, A Dromologia, A Velocidade de Libertação, Relógio D'Água
  • 1996, Apresentação, O Mistério de Ariana, Edições Vega

Tese / Dissertação

  • 2018, Mestrado, Surto & deslumbramento : um estudo de caso
  • 2018, Mestrado, Surto & deslumbramento : um estudo de caso
  • 2017, Mestrado, ‘No quarto da Vanda’ e ‘Boca de lixo’ cinema, sociedade, conhecimento
  • 2017, Mestrado, ‘No quarto da Vanda’ e ‘Boca de lixo’ cinema, sociedade, conhecimento
  • 2003-12-18, Doutoramento, Actos de Cinema. Deleuze: Cinema Prático
  • 1995, Mestrado, A Figura do Trabalhador. Ensaio Sobre a Técnica na Obra de Ernst Jünger
  • 1990, Licenciatura, Nihilismo e o Livro do Desassossego

Guião

  • 2018, Amor Amor (filme de longa-metragem, Jorge Cramez, 2018)
  • 2015, O Rebocador (filme de curta-metragem, Jorge Cramez, 2015)
  • 2010, Na Escola (filme de curta-metragem, Jorge Cramez, 2010)

Artigo em revista

  • 2017, Ventura : a character’s mental landscape as history
  • 2013, Virtual: a realidade da imagem, ou o que nos impede de ver?
  • 2012, Estética e economia: uma descrição de Walter Benjamin e um filme de Robert Bresson
  • 2007, Deleuze: Comunicação, controlo, palavra de ordem
  • 2007, Deleuze: Comunicação, controlo, palavra de ordem
  • 2007, Deleuze: Comunicação, controlo, palavra de ordem
  • 2007, Acto de filmar: Variações
  • 2007, Acto de filmar: Variações
  • 2007, Acto de filmar: Variações
  • 2005, Sirk e Fassbinder: o que é o melodrama?
  • 2005, Sirk e Fassbinder: o que é o melodrama?
  • 2001, Virtual: a realidade da imagem, ou o que nos impede de ver?

Exposição artística

  • 2013-07, Vozes Humanas (com Jorge Cramez)

Livro

  • 2013, Pedro Costa e Pierre Perrault. Intercessão, Força Documental, Força Ficcional, Cordeiro, Edmundo, Creative Space / Amazon
  • 2007, Géneros Cinematográficos, Cordeiro, Edmundo, Edições Universitárias Lusófonas
  • 2005, Actos de Cinema. Crónica de Um Espectador, Cordeiro, Edmundo, Angelus Novus
  • 2000, A Velocidade de Libertação, Cordeiro, Edmundo, Edições Relógio D'Água
  • 1996, O Mistério de Ariana, Cordeiro, Edmundo, Edições Vega
  • 1992, O que é um autor?, Cordeiro, Edmundo, Edições Vega
  • 1992, O Acto Fotográfico, Cordeiro, Edmundo, Edições Vega

Email


Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR Logo UE Financed Logo PT Livro de reclamaões Elogios